Turismo

Pacotes de viagem são sucesso em sites de compra coletiva com ótimos preços

Ter cautela é a chave para uma boa compra. Leia o regulamento, pergunte - sempre - e conheça seus direitos

Rafaella Panceri - Especial para o Correio
postado em 13/02/2017 09:00

Carmille Leal consultou diretamente a agência antes de confirmar a compra no site

Há hotéis que ficam desertos na baixa temporada, mas precisam abrir o ano inteiro. Mesmo quando os hóspedes são escassos, os custos com água, luz e mão de obra continuam existindo. Uma opção vantajosa para o proprietário é baixar os preços ; oferecer diárias por um valor 70% mais baixo, por exemplo. Anunciar em sites de compra coletiva é uma saída para os empresários e uma facilidade para os consumidores, que têm acesso a uma vitrine de serviços em um único endereço na internet.

[SAIBAMAIS]

Dá para comprar de tudo: aula de dança, refeições, massagens, ingressos para cinema e teatro. Os pacotes de viagem fazem cada vez mais sucesso. ;A categoria de viagens vem crescendo constantemente e corresponde a 15% do total de vendas do site;, conta o vice-presidente da empresa Peixe Urbano, Ilson Bressan. ;Em 2016, registramos um recorde de vendas e, se compararmos com 2015, houve aumento de 97% em receita;. O site oferece diárias em hotéis brasileiros e pacotes no exterior ; incluindo aéreo, hospedagem, traslados e passeios até 40% mais em conta.

Buenos Aires, na Argentina, foi o destino escolhido por Carmille Leal, 24 anos, para viajar com a mãe, em 2014. Elas foram cautelosas para fechar o negócio. ;Como a viagem custava cerca de R$ 1.500 por pessoa, antes de apertar o botão ;comprar; nós pesquisamos sobre a empresa e ligamos para lá para perguntar como funcionava;, lembra. Ao confirmar a compra, a agência de viagens já tinha conhecimento de toda a programação. ;Acertamos todos os detalhes por telefone;. Com tudo combinado, mãe e filha partiram rumo à capital argentina ; o pacote incluía passagem e hospedagem. ;Não tive nenhum problema. Muito pelo contrário. Fiquei em um hotel com uma localização maravilhosa e as pessoas eram super solícitas no hotel;, acrescentou.

Prós e contras

Especialista em finanças Alexandre Prado avalia prós e contras de comprar viagem em site de compra coletiva

Com planejamento e bom senso, a viagem dos sonhos fica mais palpável. Tanto para quem procura preços mais favoráveis quanto para quem adora promoções, a experiência pode ser vantajosa. ;Vale a pena optar por esse tipo de compra;, avalia o especialista em economia e finanças Alexandre Prado. É válido analisar as regras de cada venda. ;Isso vale para pacotes de viagens. O cliente deve estar atento à disponibilidade na data prevista para utilizar o que foi comprado;. Outra dica é evitar compras por impulso, geradas pelos preços.

Além disso, veja se o pacote oferecido inclui transporte aéreo e cobre as taxas aeroportuárias. Se o destino for internacional, verifique os documentos. ;O site não se responsabilizará nem devolverá o dinheiro na hipótese de o cliente não ter conseguido o passaporte ou o visto;, adverte Prado.

; Mais vendidos

Em 2016, os destinos nacionais mais vendidos no site Peixe Urbano foram Serra Gaúcha, o parque Beto Carrero, Porto de Galinhas, Bonito e Fortaleza. Entre os internacionais, Orlando, Buenos Aires, Cartagena, Punta Cana e Caribe foram os mais requisitados.

; Para saber mais

A relação entre consumidor, site de compras coletivas e vendedor de produto ou serviço é regida pelo Código de Defesa do Consumidor. Fique atento aos seus direitos e deveres previstos na legislação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação