Turismo

Roteiro art déco no cerrado: Goiânia é a capital do movimento artístico

De carro, van, ônibus, bicicleta ou a pé, conheça prédios e monumentos com o estilo da época da inauguração de Goiânia, em Goiás, primeira cidade moderna do Brasil

Renato Alves
postado em 11/04/2017 10:00

De carro, van, ônibus, bicicleta ou a pé, conheça prédios e monumentos com o estilo da época da inauguração de Goiânia, em Goiás, primeira cidade moderna do Brasil

Assim como Brasília, Goiânia é uma cidade planejada e símbolo de modernidade. Mas a capital goiana surgiu três décadas antes da nova capital do Brasil. E, para deixar uma marca, os construtores da cidade distante 210km do Distrito Federal escolherem o art déco para definir a fisionomia dos primeiros prédios daquela que viria a ser a primeira metrópole do Centro-Oeste, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes.

[SAIBAMAIS]No entanto, essa riqueza é desconhecida da maioria dos brasileiros, inclusive dos goianienses. Para resgatá-la, o artista plástico e guia de turismo Gutto Lemes criou um roteiro dos principais prédios e monumentos com traços do estilo da época da inauguração de Goiânia. Ele acompanha grupos, com direito a aula de história e arquitetura dos anos 1930. O passeio pode ser feito de carro, van, ônibus, bicicleta e até a pé.

Lemes ressalta que, do ponto de vista arquitetônico, Goiânia foi a primeira cidade moderna do Brasil. ;A cidade tem uma importância muito grande para o estilo art déco, maior até que Miami, já que a cidade dos Estados Unidos não foi construída, como aqui, durante o período do art déco;, garante. Ele não está exagerando, apesar de Miami ter o maior acervo art déco do mundo, que é um roteiro turístico, atraindo visitantes o ano todo.

O trampolim, no parque das Rosas, é uma das construções visitadas durante o tour

Nascido das artes decorativas, o art déco ficou conhecido em 1925, na feira mundial realizada em Paris, a Arts Décoratifs et Industriels. Na década de 1930, o estilo começou a ganhar um aspecto mais suave, se aproximando da morfologia modernista. Para o déco, o que se desejava de efeito visual não necessariamente haveria de almejar o emprego de racionalidade, o que justificava o emprego de ordens ornamentais e até a limpeza visual, a exemplo dos edifícios do Roquefeller Center, nos EUA, onde o déco fez grande sucesso.

Portanto, não havia melhor estilo para os construtores de Goiânia escolherem para definir a fisionomia dos primeiros prédios da cidade planejada para substituir Goiás, ou Goiás Velho, a primeira capital do estado. Afinal, o art déco representava o que de mais moderno havia na arquitetura da época. A capital goiana ainda abriga uma importante herança art déco em suas ruas, avenidas, praças e até em parques. É o mais representativo acervo art déco do Brasil.

Construções preservadas

O Teatro Goiânia foi palco da solenidade que marcou a transferência da capital

Goiânia tem 22 edificações em art decó tombadas pelo Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). A Praça Cívica, onde fica a administração do estado, concentra a maioria dos prédios do mesmo estilo na cidade. São 11, incluindo o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual. Perto dali ficam o Lyceu de Goiânia e a Estação Ferroviária.

Gutto Lemes dedica-se à divulgação desse patrimônio desde 2004, quando montou a sua primeira exposição de desenhos dos prédios ícones dessa arte na cidade ; obras de sua autoria. ;Eu já pintava e desenhava, mas decidi estudar turismo. Ao fim do curso, uni tudo, criando o city tour;, conta ele, que há cerca de um ano realiza passeios guiados que duram, em média, três horas e meia, com parada em três museus no estilo art decó.

Para conscientizar o goianiense da importância de se preservar o conjunto urbano da cidade, Lemes, que nasceu em Morrinhos (GO), mas mudou-se para a capital do estado com um ano, ainda ajudou a criar a Sociedade Art Déco de Goiânia. Ela é formada por um grupo de arquitetos, artistas, empresários e pessoas ligadas ao turismo. A iniciativa mais recente do grupo foi a participação, em 2016, no III Concurso de Fotografia AdbA ; sigla de uma associação argentina que promove a arquitetura art déco no país vizinho. A próxima será um evento em Brasília, sábado, na Banca da Conceição (308 Sul).

De carro, van, ônibus, bicicleta ou a pé, conheça prédios e monumentos com o estilo da época da inauguração de Goiânia, em Goiás, primeira cidade moderna do Brasil

Homenagem à Revolução de 30


Goiânia foi planejada e construída para ser a capital de Goiás por iniciativa do político Pedro Ludovico Teixeira, em consonância com a Marcha para o Oeste ; estratégia desenvolvida, no fim dos anos 1930, pelo governo de Getúlio Vargas, para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste.

Em 24 de outubro de 1933, Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental de Goiânia. A data homenageava os três anos do início da Revolução de 1930. O município passou a ter atividades em novembro de 1935. No mês seguinte, Ludovico enviou o decreto que estabeleceu a transferência da Casa Militar, da Secretaria-Geral e da Secretaria do Governo da cidade de Goiás para Goiânia.

Em 23 de março de 1937, o decreto de número 1.816 oficializou a transferência da capital da cidade de Goiás para Goiânia. Mas o evento oficial que sacramentou a transferência da capital só ocorreu em 5 de julho de 1942, no Cine Teatro Goiânia, um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos da construção da nova capital.

Reconhecimento
Desde 2003, os traçados urbanos originais do centro de Goiânia e do núcleo pioneiro do bairro de Campinas, além de 22 prédios e monumentos públicos art déco, foram tombados pelo Iphan.

Não perca
Palestra do guia de turismo e artista plástico Gutto Lemes e exibição de fotos e de documentário (Patrimônio Adormecido) sobre a art decó de Goiânia. Banca da Conceição (308 Sul), 8 de abril (sábado), a partir das 15h.


Programe-se
City tour em Goiânia

O passeio guiado pode ser feito de carro, van, ônibus, de bicicleta e até a pé. O modelo de transporte e o preço depende do tamanho e do interesse do grupo. Ele tem que ser agendado direto com o guia e artista plástico Gutto Lemes: (62) 99943 3338 / (62) 99823 1164 / guttolemes@hotmail.com

Siga o trajeto

Confira as principais construções art déco de Goiânia e seus endereços:

Na Avenida Goiás

; Grande Hotel
; Torre do Relógio

Na Praça Cívica
; Coreto
; Agência de Cultura
; Delegacia de Administração
; Museu Zoroastro Artiaga
; Palácio das Esmeraldas
; Procuradoria-Geral do Estado
; Tribunal Regional Eleitoral

No restante do Centro
; Estação Ferroviária, Praça do Trabalhador
; Fórum e Tribunal de Justiça, Avenida Anhanguera
; Instituto Federal de Goiás (antigo Cefet), Rua 66
; Lyceu de Goiânia, Rua 21
; Museu Casa Pedro Ludovico, Rua 26
; Teatro Goiânia, Avenida Tocantins

No bairro Campinas e Setor Oeste
; Subprefeitura, Praça Joaquim Lúcio
; Palace Hotel, Avenida 24 de Outubro

; Trampolim e mureta do Lago das Rosas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação