Turismo

Dicas valiosas para quem vai curtir férias em Trancoso, no sul da Bahia

Para quem gosta de lugares charmosos, com belas praias e gente bonita, a cidade baiana é ideal. Mas dá para descansar!

postado em 17/04/2017 10:00

Para quem gosta de lugares charmosos, com belas praias e gente bonita, a cidade baiana é ideal. Mas dá para descansar

Trancoso é um simples vilarejo ; com pouco mais de 11 mil habitantes ; muito charmoso, com belas praias e frequentado por público jovem e muitos famosos. Sua atividade mais forte e lucrativa é o turismo, que arrasta pessoas de todo o mundo, ao longo do ano. Talvez esse seja o compêndio ideal para descrever rapidamente o pequeno distrito do município de Porto Seguro, na Bahia, que também traz consigo uma história de mais de 500 anos.

Um recanto que fica no sul da Bahia que, a partir de Porto Seguro, pode ser acessado de carro ou por meio de balsa. Para aqueles que pretendem curtir um feriado ou até mesmo um fim de semana, o ideal é deixar o carro em casa e pegar um dos voos diários e diretos para Porto Seguro. Saindo do aeroporto de destino, há a possibilidade de alugar um carro ou utilizar o transporte público para chegar até Trancoso. O trajeto mais em conta é a compra de uma passagem de ônibus e da balsa, com cerca de 1 hora de duração, e custa em torno de R$ 15.

Praça com suas casas coloridas, popularmente conhecida como Quadrado, é a área mais famosa

Chegando ao vilarejo, não há dúvidas de onde ir primeiro: a praça São João Batista, popularmente conhecida como Quadrado, é a parte mais famosa da cidade. Ali, se encontram as pousadas mais caras, o comércio e também alguns pontos turísticos. Enquanto há sol, a praça é tranquila e ligeiramente movimentada. Porém, ao entardecer, os bares e o fluxo de turistas e habitantes dão nova vida ao espaço.

Os bares, inclusive, são um dos maiores atrativos noturnos da cidade. É comum encontrar figuras públicas famosas bebendo, cantando e interagindo com outros clientes. A cantora e atriz brasileira Elba Ramalho é uma das que têm um imóvel em Trancoso, no qual recebe amigos, a maioria músicos, há anos. O local é querido e sempre muito frequentado pela cantora, que costuma passar seus dias de folga na cidade.

A igreja de São João, erguida em 1656, conquista os turistas com seu charme

As belezas das marés

No Quadrado encontra-se a bela Igreja de São João, erguida em 1656. Pequena e de uma simplicidade perceptível, o templo reserva seu charme pelo lado de fora, pois ao fundo está o Mirante de Trancoso, ponto alto com uma linda vista para o mar. É comum encontrar pessoas no mirante logo cedo, assistindo ao nascer do sol. Vale lembrar também que o Quadrado é famoso pelas várias barraquinhas de tapioca e acarajé, comidas típicas da culinária do estado, que costumam encantar turistas de toda parte.

As praias de Trancoso merecem grande destaque. Além de serem o ponto preferido dos turistas, algumas abrigam pousadas e hotéis, a preços elevados. A primeira delas, e talvez a mais importante, é a Praia dos Nativos. Localizada a 10 minutos (a pé) do Quadrado, a praia é a mais próxima da vila e costuma ser o passeio preferido dos hóspedes.

[SAIBAMAIS]Mas as opções não param por aí. Na Praia dos Coqueiros, famosa pela plantação que cria um cordão verde na areia, os bares estão sempre lotados de visitantes que buscam o melhor peixe e as delícias dos frutos do mar. A praia de Itapororoca, mais reservada e que fica a uma hora de caminhada a partir da praia dos Coqueiros, surpreende com belas piscinas naturais que se formam quando a maré está seca. Local ideal para aqueles que têm medo ou não gostam das ondas.

Por fim, a Praia do Espelho é um passeio que se pode chamar de imperdível. É um dos destinos mais procurados do litoral sul baiano e fica mais afastada da agitação de Trancoso. Mas o turista deve sempre estar atento à maré. O ideal para uma visita é esperar a maré baixar, quando é possível avistar os belos corais na água transparente. Com a maré alta, o espaço da praia fica reduzido, além de esconder os arrecifes.

O centro da cidade é pouco frequentado e fica a cerca de dois quilômetros da Praia dos Nativos. O vilarejo é simples, com poucos prédios históricos, museus, igrejas ou praças. O turismo é inteiramente voltado para as praias e o movimento no Quadrado, além de peças artesanais produzidas pelos artistas locais e também os que deixaram a vida em cidades grandes para desfrutar da calmaria e da beleza do lugar.

Um dos belos passeios da região é visitar Caraíva. Para chegar à vila, é preciso alugar um barquinho

Visite

Não existem segredos sobre o que fazer em Trancoso, mas também há opção para aquele que quer fugir do óbvio. A Vila de Caraíva tem cerca de 800 habitantes e está a 1h30min de carro. É impossível ingressar diretamente na cidade, seja de carro, moto ou a pé.

Na ;Porta de Caraíva; ficam barquinhos que atravessam o rio levando os turistas pelo preço de R$ 5. A vila tem poucos restaurantes e alguns bares na beira da praia. Falando em praia, é importante destacar que no local ocorre o encontro do rio com o mar, misturando as águas, dando uma tonalidade diferente e uma bela visão para os turistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação