O ano de 2017 está repleto de feriados. No mês de abril e no início de maio, os feriados de Páscoa, Tiradentes e o Dia do Trabalhador caíram perto do sábado e do domingo, para a alegria de quem aproveita qualquer brecha no calendário para viajar.
O site Airbnb fez um levantamento sobre o aluguel por temporada nesses períodos. Mesmo com a crise, os anfitriões ganharam mais. Na Páscoa, a renda média dos proprietários dos imóveis, que gira em torno dos R$ 5,5 mil, aumentou 136% em relação a 2016.
[SAIBAMAIS]Além disso, a renda extra obtida pelos anfitriões durante o feriado do Dia do Trabalho ficou em torno de R$ 15 milhões. As cinco cidades com maior número de chegadas de hóspedes durante o Tiradentes foram Rio de Janeiro, São Paulo, São Sebastião, Florianópolis e Cabo Frio.
Segundo o Airbnb, a expansão da plataforma no Brasil e os três feriados prolongados consecutivos influenciaram no aumento de viagens domésticas nessa época. Os anfitriões se beneficiam com a renda extra obtida com o aluguel de espaços ou imóveis inteiros disponíveis e, por outro lado, as famílias que buscam maneiras mais baratas de viajar saem ganhando também.
Os próximos feriados do ano são:
- Corpus Christi (15 de junho)
- Independência do Brasil (7 de setembro)
- Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)
- Dia do Servidor Público (28 de outubro)
- Finados (2 de novembro)
- Proclamação da República (15 de novembro)
- Natal (25 de dezembro)