Turismo

Arraial d'Ajuda, no litoral Sul da Bahia, é aldeia de praias paradisíacas

Caminhadas tranquilas à beira-mar são um bom programa. As águas mornas e calmas se unem à areia branca e macia que deixam qualquer pessoa com vontade de não sair mais. Há parques aquáticos para as famílias se divertirem

Jacqueline Saraiva
postado em 12/05/2017 09:00
A Igreja de Nossa senhora da Ajuda , no centro do município, é considarada o primeiro templo religioso do país
As cores do mar no litoral do Nordeste hipnotizam. E em Arraial d;Ajuda não seria diferente. Os tons esverdeados se misturam aos azuis e vão mudando ao longo do dia ao comando do Sol, um presente aos visitantes. O distrito, que fica a aproximadamente 4km de Porto Seguro, soube preservar com simplicidade e descontração as belezas naturais.
[FOTO938141]

[SAIBAMAIS]A diversão é garantida desde o início do passeio, para quem preferir chegar até lá fazendo a travessia de balsa pelo rio Buranhém. O trajeto dura cerca de cinco minutos, mas possibilita uma vista maravilhosa. Até o centro de Arraial, de ônibus ou em vans, a viagem dura aproximadamente 10 minutos. Lá está a Igreja de Nossa Senhora d;Ajuda, construção do século 16, que é considerada o primeiro templo religioso do Brasil. No entorno, há diversas opções de restaurantes e lojas de artesanatos. Em alguns passos até a parte de trás da igreja, o turista se depara com um mirante e tem uma vista privilegiada do mar.

Caminhadas tranquilas à beira-mar são um bom programa. As águas mornas e calmas se unem à areia branca e macia que deixam qualquer pessoa com vontade de não sair mais. Com maré baixa é possível passear entre os recifes de corais. Uma das praias mais acessíveis é a do Mucugê, que conta com boa infraestrutura, é limpa e tem uma faixa larga de areia. O caminho até lá é feito pela Rua do Mucugê, que abriga boas lojas de artesanato e roupas, além de bares, cafés, restaurantes e agitada vida noturna, com música ao vivo.

Outra opção bastante procurada pelas famílias é o Arraial d;Ajuda Eco Parque. O parque aquático, totalmente integrado à natureza, oferece brinquedos aquáticos e piscinas para pessoas de todas as idades e passeios para o tempo que o turista definir. A estrutura também possui lojas de souvenires, restaurantes e lanchonetes.
Para as famílias, principalmente crianças, há um parque aquático em meio à natureza

; Escolha sua praia

As praias de Arraial d;Ajuda são acessíveis e há opções desde os locais mais movimentados até os mais tranquilos. Vejas algumas opções:

Praia de Mucugê

Praia de Mucugê

Repleta de barracas de praia, Mucugê fica na área central de Arraial.
As piscinas naturais são boas para banhos e a prática de esportes náuticos. A maré baixa deixa à mostra os bancos de areia, o que possibilita um bom passeio mar adentro.

Praia dos pescadores

A região é popular entre os moradores de Arraial. O trecho é protegido, com mar calmo, repleto de barquinhos de pescadores. É a praia mais próxima do centro histórico da cidade. Com poucas barracas de praia na areia, ela é ótima para caminhadas.

Ponta do Apaga Fogo

Oferece boas condições para banho em qualquer período das marés. A praia forma piscinas naturais, o que possibilita mergulho livre. É a saída e entrada na foz do Rio Buranhém para a travessia da balsa que liga a Porto Seguro.

Praia de Araçaípe

Lá se formam deliciosas piscinas naturais durante a baixa da maré e o mar calmo convida o turista a admirar a vista ou até mesmo encontrar um bom lugar para descansar. Uma característica da praia é a grande ocorrência de conchas na faixa de areia.
Praia de Pitinga

Praia de Pitinga

A água morna e transparente, com ondas fortes quebrando nos recifes próximos a orla, essa praia encanta por falésias por todos os lados. A areia fofa também é uma boa característica para quem quiser aproveitar o tempo caminhando.


; Onde ficar


Saint Tropez Praia Hotel

Telefone: (73) 3288-7700
www.saint-tropez.com.br/

Arraial d;Ajuda Eco Resort

Telefone: (73) 3575-8500
www.arraialresort.com/

Pousada Coqueiros

Telefone: (73) 3575-1229
www.pousadacoqueiros.com.br/

Aquarela Praia Hotel

Telefone: (73) 3575-1288
www.aquarelahotel.com.br/

A jornalista viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro e do Convention & Visitors Bureau

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação