Turismo

Paraíso sofisticado: Trancoso tem tranquilidade e badalação requintada

Trancoso reúne gente de todo o mundo, preservou o ar pacato, de cidade do interior, mas ganhou o requinte de grandes chefs e visitantes ilustres

Jacqueline Saraiva
postado em 13/05/2017 09:00
O Quadrado de Trancoso, praça central do município, preserva duas características: simplicidade e sofisticação
A primeira impressão que se tem ao chegar a Trancoso, a 26km de Porto Seguro, é de uma vila charmosa onde reina o alto-astral e a paz. Repleto de pequenas casas coloridas, palmeiras, praias com mata de restinga bem preservada e falésias, esse pedaço de paraíso tem se tornado cada vez mais sofisticado e badalado. O Quadrado de Trancoso, praça central do município, preserva duas características: simplicidade e sofisticação. Por lá, o turista faz um bom passeio pela área verde ao centro (que não é bem um quadrado) e vislumbra a vista da Igreja São João Batista dos Índios. Historiadores e antigos moradores contam que o templo católico tem origens entre os séculos 17 e 18 e remonta o trabalho evangelizador dos padres jesuítas na região na época do descobrimento do Brasil.

Igreja no Quadrado de Trancoso: ar pacato e religiosidade

[SAIBAMAIS]A igreja ;divide; Trancoso em dois cenários maravilhosos. À frente, o povoado do Quadrado abriga nas pequenas casas as mais variadas opções de pousadas sofisticadas, lojas de grife e restaurantes, onde vez em quando você pode até esbarrar com algum famoso. Na parte de trás, um mirante descortina a vista do mar azul esverdeado com praias e mata de restinga a perder de vista. A noite em Trancoso faz tudo voltar a ser simples, mas com a mesma elegância. Sem iluminação pública no Quadrado, os comércios espalham mesas e cadeiras abaixo das árvores frondosas e as velas dão um toque aconchegante e rústico para quem busca desfrutar de boa gastronomia, beber e conversar com os amigos.

Para quem quer mesmo pisar na areia e tomar um bom banho de mar, Trancoso também abre os braços,e opções de praias não faltam. Do Rio da Barra à Praia dos Coqueiros, a calmaria das águas mornas, protegidas pelas imponentes e coloridas falésias são um encanto difícil de resistir. Mas há lugar para quem quer mesmo é diversão. Clubes de praia, bares e restaurantes, principalmente na alta temporada, são espaços para grandes festas.

Praia do Espelho

; Praia do Espelho

Um dos cenários mais surpreendentes ocorre na chegada dos primeiros raios de sol na Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil. O passeio exige paciência, disposição e uma ajudinha do tempo. Partindo de Porto Seguro são 42km até o Condomínio Outeiro das Brisas, que dá acesso ao local. Se tiver chuva, não há como chegar, já que alguns trechos do caminho ficam inacessíveis com a lama. Mas a viagem vale a pena: a maré baixa monta uma paisagem paradisíaca, quando a água do mar tranquila reflete o céu azul sem nuvens e as inúmeras falésias brancas ao redor. O ideal é reservar ao menos dois dias para vivenciar o clima de paz na baixa temporada. Na alta temporada, excursões lotam o local e o movimento é intenso.

Onde ficar


Recanto do Espelho

Telefone: (73) 3668-5091
www.recantodoespelho.
com.br/home/

Pousada Le Refuge

Telefone: (73) 3668-1150
www.pousadalerefuge.com.br/

Pousada Tutabel

Telefone: (73) 3668-2800
www.tutabel.com.br/

Soleluna Casas e Pousada

Telefone: (73) 3668-1568
www.solelunacasa
pousada.com/

UXUA Casa Hotel & Spa

Telefone: (73) 3668-2277
http://uxua.com/pt/

Pousada Raízes do Brasil

Telefone: (73) 3668-1343
www.pousadaraizesdo
brasil.com.br/
[FOTO938141]
A jornalista viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro e do Convention & Visitors Bureau

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação