Dois líderes: um foi peça-chave em um momento histórico da política brasileira e outro lutou contra a escravidão. Os alagoanos heróis da pátria inspiram bravura. Na Bahia, a pioneira da enfermagem começou a carreira como voluntária, na Guerra do Paraguai. Além dela, os quatro heróis da Conjuração Baiana e Domingos Martins fecham a lista de baianos no olimpo dos heróis da nação. Saiba mais sobre eles e suas cidades de origem.
Alagoas
; Marechal Deodoro
Terra natal do primeiro presidente do Brasil, a cidade é a antiga capital do estado e está a 33km da atual, Maceió. Sua atração mais famosa é a Praia do Francês, mas o município tem mais a oferecer, a começar pelo vasto acervo arquitetônico: igrejas, sobrados e casas ; tudo no estilo colonial. A casa onde o proclamador da república nasceu em 1827 foi restaurada pelo Iphan e hoje é museu. O casarão típico do século 17 tem apenas a fachada original. O interior foi dividido de maneira a abrigar uma exposição de peças, quadros e mobília da época em que foi proclamada a República.
; União dos Palmares
A principal atração turística do município é a Serra da Barriga, onde viveu Zumbi dos Palmares. O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, inaugurado em 2007, recria o cenário do maior e mais duradouro acampamento das Américas, com construções de pau a pique e elementos da cultura yorubá. Os visitantes são guiados por áudio, com música e textos que narram o cotidiano do quilombo. O parque tem mirantes com vista para a Serra da Barriga, um restaurante e um palco para apresentações artísticas.
; Informações e visita virtual: www.serradabarriga.palmares.gov.br
Bahia
; Cachoeira
Em 1864, Anna Nery pediu ao presidente da província da Bahia para ir com os filhos e o marido à Guerra do Paraguai. A enfermeira foi voluntária em hospitais do Rio Grande do Sul durante o conflito e, ao voltar para a Bahia, recebeu várias homenagens. A casa onde nasceu, em Cachoeira (BA), é a sede da Fundação Hansen Bahia ; museu dedicado a xilogravuras. O sobrado já hospedou d. Pedro II em 1858 e a princesa Isabel e o conde d;Eu em 1885. A cidade colonial fica no recôncavo baiano e teve seu conjunto arquitetônico restaurado recentemente.
; Informações: www.hansenbahia.com.br
; Salvador
A Revolta dos Búzios aconteceu na Capitania da Bahia, no final do século 18. As principais reivindicações do movimento eram a independência, o fim da escravidão, um governo republicano, o livre comércio e a abertura dos portos. Quatro revoltosos foram condenados à pena de morte: Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus. Os quatro ganharam bustos de bronze na Praça da Piedade, centro de Salvador.
Ceará
; Fortaleza
Herói da Guerra da Tríplice Aliança, Antonio de Sampaio participou de muitas guerras como militar ; batalhas do Período Regencial e Imperial, Cabanagem, Balaiada, Guerra dos Farrapos, Revolta Praieira e da Guerra contra Oribe e Rosas. Ele nasceu na cidade de Tamboril, na fazenda Vitor, a 30km do centro. Na Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, dentro de um prédio histórico tombado, há um museu cujo acervo tem a espada usada pelo brigadeiro na Guerra do Paraguai, além de armamentos e medalhas.
Os Soldados da Borracha também foram recrutados na capital cearense, entre 1943 e 1945. Eles foram extrair látex na Amazônia para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Havia uma promessa de retorno a Fortaleza após a guerra, mas a maioria morreu na selva ou por doenças como a malária. Não há monumentos em homenagem a eles, mas o Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do estado de Rondônia propôs a construção do Memorial Soldado da Borracha à Secretaria de Meio Ambiente do estado. As negociações estão em andamento.
Pernambuco
; Recife
A Insurreição Pernambucana aconteceu durante as invasões holandesas no Nordeste do país, por volta de 1648. André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Henrique Dias e Filipe Camarão Ceará Mirim lideraram o movimento e são considerados heróis da pátria. O Morro dos Guararapes, na região metropolitana de Recife, foi palco das batalhas mais importantes do período. Hoje há, no local, o Parque Histórico Nacional dos Guararapes, tombado pelo Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN).
[SAIBAMAIS]Recife também é berço de Joaquim Nabuco, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, um dos maiores diplomatas brasileiros da época do Império, além de historiador, político, jurista, poeta e jornalista. Sua obra mais renomada é O Abolicionismo, Minha Formação, que demonstra o paradoxo de ser educado por uma família escravocrata e ser contra a escravidão. Ele passou a infância no Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho (PE), hoje aberto à visitação turística.
Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca, conhecido como Frei Caneca, nasceu na capital de Pernambuco. Além de religioso, era político, jornalista e foi um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817. Depois da derrota, ele foi condenado à forca, mas ninguém teve coragem de executá-lo. Por fim, o frei morreu fuzilado. O herói da pátria foi enterrado no Convento do Carmo. Ao lado de uma basílica, o conjunto arquitetônico é da Ordem das Carmelitas e foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Visite:
Museu Brigadeiro Sampaio; Aberto de segunda a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados e domingos das 9h às 13h
; Entrada gratuita
; Agende uma visita: www.visitas.10rm.eb.mil.br/views/internet/internet_reserva_lista.php
Parque Histórico Nacional dos Guararapes
; Endereço: Ladeira Monte dos Guararapes, Jardim Jordão, Jaboatão dos Guararapes ; PE
; Aberto de quinta-feira a sábado, das 7h às 16h
Engenho Massangana
; Endereço: PE-60 km 10, Cabo de Santo Agostinho
; Aberto de terça a sábado, das 9h às 16h30
; Entrada gratuita
; Informações: www.fundaj.gov.br
Convento e Basílica de Nossa Senhora do Carmo
; Endereço: Avenida Dantas Barreto s/n, Santo Antônio, Recife
; Aberto das 6h30 às 18h30
; Entrada gratuita
; Informações: (81) 3224-3174