Turismo

Faltam 365 dias: programe-se para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia

De hoje a exatamente um ano, o país abre as portas para a maior competição de futebol do planeta. Organize-se para torcer pela Seleção Brasileira

Geison Guedes - Especial para o Correio
postado em 14/06/2017 17:00

De hoje a exatamente um ano, o país abre as portas para a maior competição de futebol do planeta. Organize-se para torcer pela Seleção Brasileira

Moscou, URSS, 1980. No planeta dividido pela Guerra Fria, a capital soviética recebia os 22; Jogos Olímpicos de Verão. Mesmo com o boicote por parte dos Estados Unidos, uma das cenas mais marcantes de toda a história das Olímpiadas ocorreu no estádio Luzhniki: o mascote da competição, o ursinho Misha se despede da competição derramando lágrimas em meio à multidão, emocionando o mundo. Lá se vão 37 anos desde a performance e, daqui há exatos 365 dias, os olhos de todos estarão voltados para o mesmo lugar. Dessa vez, para acompanhar a abertura da primeira Copa do Mundo de Futebol a ser disputada no Leste Europeu.

[SAIBAMAIS]Em 14 de junho de 2018, a Rússia sediará a 21; edição da Copa. O país, praticamente do outro lado do mundo, fica a 11.282 quilômetros do Brasil, que sediou a última competição. A Seleção Brasileira está classificada para o Mundial ; além da Rússia,país-sede do evento, e do Irã, que garantiu vaga nesta semana. Dessa forma, já é possível planejar a viagem para acompanhar a Seleção em busca do tão sonhado hexacampeonato. Serão 31 dias de jogos, que começam e terminam em Moscou, a capital russa, mais precisamente no estádio Luzhniki, sede da abertura e da partida final.

O estádio Luzhniki será palco das cerimônias de abertura e encerramento

Ainda não é possível cravar qual será o caminho do Brasil até o último dia em Moscou. O sorteio que define os grupos só será feito no dia 1; de dezembro. Como o Brasil lidera o ranking da Fifa e a lista serve como base para decidir os cabeças de chave (a Rússia encabeçará o grupo A e as sete melhores seleções serão divididas entre os grupos B e H), é certo que a Canarinho será um dos cabeças. Assim, o primeiro jogo não contará com a presença do time verde e amarelo, mas esperamos ; e torcemos muito ; para que ele seja um dos dois a entrar em campo no famoso estádio no dia 15 de julho de 2018.

Entre uma data e outra, o torcedor poderá desfrutar das belezas do maior país do mundo. A competição contará com as habituais 32 seleções. Os jogos ocorrerão em 12 sedes distribuídas em 11 centros (a capital conta com dois estádios). De leste a oeste e de norte a sul, será possível vivenciar o dia a dia russo. Para otimizar as distâncias, afinal a Rússia tem uma área de mais de 17 milhões de quilômetros quadrados, todas as cidades ficam do lado europeu, com exceção de Ecaterimburgo, que fica a 1,784km de Moscou, os demais percursos não passam dos 1,6 mil quilômetros. A maior distãncia entre uma sede e outra fica entre Kaliningrado e Rostov do Don (2.324km). A menor é entre Samara e Cazã, com 357km.

Também em Moscou, a arena Spartak receberá jogos do campeonato

Nesta série especial, que começa hoje, o Turismo mostra as sedes e o que você deve ficar atento sobre o maior país do mundo. Começamos com Moscou e as cidades mais distantes da capital, Ecaterimburgo e Kaliningrado. Na próxima semana, conheceremos São Petersburgo, Níjni Novgorod, Cazã e Saransk.

Saudades

De hoje a exatamente um ano, o país abre as portas para a maior competição de futebol do planeta. Organize-se para torcer pela Seleção Brasileira

Como todo grande evento, a Copa do Mundo Fifa também tem um mascote. Em 2018, a Rússia repete Moscou 1980 e terá um animal como amuleto. Depois do urso Misha, é a vez do lobo Zabivaka, que significa "aquele que marca; em russo. Como no Brasil em 2014, o nome foi escolhido por votação popular. resta saber se ele fará o mesmo sucesso de Misha, que ficou na lembrança dos apaixonados pelos jogos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação