Turismo

Deixe-se envolver pelos ritmos do Ceará e de Pernambuco neste São-joão

Fortaleza foi procurada por 10% dos brasilienses que pretendem viajar em julho, aponta pesquisa. Recife foi a preferida de 8%. Confira a programação das capitais e do interior

Rafaella Panceri - Especial para o Correio
postado em 15/06/2017 10:00

Na Avenida I, em Maracanaú, um gigantesco espaço cenográfico reúne diversas manifestações culturais
A Região Nordeste concentra a maioria das cidades favoritas dos moradores de Brasília que pretendem viajar em junho. Um levantamento do site Viajala aponta Fortaleza como vice-campeã em procura, com 10% de todas as buscas no site. A capital do Ceará tem festas de grande porte, como a da Praia de Iracema, que acontece entre 23 e 25 de junho. Entre as 21 atrações confirmadas, Israel Novaes e Matheus e Kauan representam a música sertaneja.

A 24km de Fortaleza, outra festa dá fama ao estado ; o São João de Maracanaú. O evento atrai mais de um milhão de espectadores todos os anos, segundo o MTur. Em 2017, a festa toma conta da Cidade Junina, na Avenida I, entre 1; e 17 de junho. O espaço cenográfico é destinado a manifestações artísticas e culturais.

O público poderá ver e participar do casamento matuto, assistir a apresentações de violeiros e repentistas, shows de humor, dançar forró pé de serra e ritmos folclóricos, apreciar a literatura de cordel e apresentações teatrais. As paróquias do município se uniram para celebrar um casamento comunitário para 60 casais durante o festejo. Além disso, haverá festivais de quadrilhas juninas no Quadrilhódromo. A previsão é de que 100 grupos disputem prêmios municipais e estaduais até 17 de junho.

Quer ir?
Voos de ida e volta, saindo de Brasília para Fortaleza no período entre 23 e 26 de julho, custam cerca de R$ 1 mil*.

O São-joão de Caruaru é o mais forte rival dos festejos de Campina Grande, que ostenta o título de campeão

Pernambuco, terra de frevo e de forró

Recife foi procurada por 8% dos brasilienses que gostariam de viajar neste mês, conforme o levantamento do Viajala. A programação dos eventos da capital ainda não foi divulgada, mas o público pode esperar atrações nos lugares de sempre: Sítio da Trindade, localizado no bairro de Casa Amarela, e no Pátio de São Pedro (região central).

O São João de Petrolina é outro evento de grande porte que vale a pena conhecer. A distância entre o município e Recife é de cerca de 700 km. Uma alternativa mais confortável do que fazer o trajeto de carro e que ajuda a poupar tempo é pegar um voo direto para Petrolina. A passagem de ida e volta para ambas as cidades custa, em média, R$ 1 mil*.

[SAIBAMAIS]Em Petrolina, a programação acontece entre 16 e 24 de junho e promete reunir 71 artistas ; entre eles, Alceu Valença ; no pátio Ana das Carrancas. Além da carne de bode e dos vinhos de qualidade produzidos no município, as carrancas (rostos assustadores colocados na proa das embarcações) são símbolos da cultura local.

A programação junina de Pernambuco também tem um ;Maior São-joão do Mundo; para chamar de seu em Caruaru, município que carrega o título de Capital do Forró. Mais próxima do Recife (são 130 km), a cidade recebe milhões de visitantes de todas as regiões do país no mês de junho, de acordo com a prefeitura. Neste ano, entre os dias 3 e 29/6, baião, xote e xaxado não vão faltar no Parque de Eventos (centro da cidade).

Estão confirmadas 400 apresentações em 17 pontos diferentes, inclusive na zona rural. Não deixe de ver as apresentações de bandas de pífano e desfiles de bacamarteiros. São duas mostras do que há de mais tradicional no São-joão caruaruense.

* Preços consultados em 09/6 no site www.google.com.br/flights

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação