Turismo

Roteiros de fé: conheça os importantes monumentos religiosos da Itália

Capital italiana divide com o Vaticano as atenções do turismo religioso com basílicas e monumentos cristãos. Visitantes cristãos ou não são atraídos pelas obras de arte grandiosas que forram as igrejas

Alice de Souza/Diário de Pernambuco
postado em 04/08/2017 10:00

Dedicada à Maria, mãe de Jesus, tem o teto feito em ouro e abriga a


Um olhar desatento pode incorrer no erro de conferir igualdade visual a todo templo religioso, mas essa é uma das maiores ;heresias turísticas; que se pode cometer. As igrejas, catedrais, basílicas e afins resgatam a história da religião, mas também são peças do quebra-cabeça que reconta a vida e a produção cultural de uma época. Não à toa, por ano, o turismo religioso movimenta 600 milhões de viagens e 330 milhões de pessoas no mundo. Boa parte desse público tem como destino a Itália, com mais precisão, Roma e o Vaticano. Visitar a sede do cristianismo católico é a melhor forma de compreender a singularidade das construções edificadas na fé.

[SAIBAMAIS]Quarenta milhões de pessoas vão à Itália todos os anos para praticar turismo religioso. Os peregrinos modernos remetem a uma tradição iniciada em meados do século 2 depois de Cristo, mas que só ganhou força com a oficialização do cristianismo no Império Romano, pelo então imperador Constantino. Ao longo dos séculos, visitar locais santos tornou-se um nicho de turismo em constante crescimento que atrai não só aqueles que buscam a renovação da fé. Há 30 anos, o Conselho da Europa reconheceu a importância dos caminhos religiosos como veículos culturais primordiais.

Na praça de São Pedro está uma das maiores basílicas papais. A fila é longa, mas vale a pena a visita
Arte e fé

A Itália, com suas 30 mil basílicas e igrejas, segue fazendo jus de ser o berço desse costume. Parte dessa ;culpa; está no Vaticano. A Santa Sé atrai todos os anos quase 6 milhões de visitantes. Basta colocar os pés nos corredores do Museu do Vaticano, cheios de obras de arte dos mais renomados pintores e escultores, para compreender. A riqueza financeira e cultural agregada ao complexo, do qual fazem parte a praça de São Pedro, a Capela Sistina, a necrópoles e a Basílica de São Pedro, é incalculável. A dica é apenas chegar cedo e tentar antecipar a compra dos ingressos (necessários para visitar o museu) pela internet. Furar fila desse jeito não é pecado.

As relíquias sagradas e endereços religiosos estão pulverizados para além das cercanias do Vaticano. Só de basílicas maiores papais, aquelas nas quais existem portas santas e tronos do papa, são quatro. É visitando todas, por exemplo, que se descobre que São Pedro não é a basílica oficial do Santo Padre e que não existe só uma Capela Sistina.

Uma viagem religiosa por Roma não se atém somente aos templos maiores. São 900 igrejas para percorrer, ;escondendo; obras de Michelangelo, Rafael, Bernini entre outros. Vale destacar os jardins e corredores das Catacumbas de Calixto, com 15 hectares e uma rede de galerias subterrâneas de 20km, onde foram sepultadas 500 mil pessoas, sendo 16 papas. E ainda a Basílica de Santa Maria dos Anjos e Mártires, com sua impressionante fachada em pedras, da qual parte dos tijolos tem quase dois mil anos.

Para encontrar os sagrados tesouros perdidos atrás das impressionantes construções romanas, é preciso ter disposição e vontade de vencer os medos, como o de entrar em lugares claustrofóbicos.

As quatro maiores basílicas papais

Capital italiana divide com o Vaticano as atenções do turismo religioso com basílicas e monumentos cristãos. Visitantes cristãos ou não são atraídos pelas obras de arte grandiosas que forram as igrejas
Basílica de São Pedro

A mais famosa entre as quatro basílicas papais maiores está localizada dentro do Vaticano, no terreno onde Simão Pedro, um dos doze apóstolos de Cristo, foi crucificado. A primeira edificação da basílica foi derrubada no século 16, dando espaço ao atual prédio, do qual participaram da construção Rafael e Michelangelo Buonarroti. A entrada é gratuita, mas é preciso ir preparado para enfrentar a multidão.

Cúpula
Com altura equivalente a 44 andares, foi projetada por Michelangelo. É possível subir ao topo dela, pagando 6 euros. São 551 degraus, mas a visão compensa o esforço.

Túmulo do papa João Paulo 2;

Está na Capela de São Sebastião, a segunda à direita, dentro da basílica. No local também repousam outros dois papas e duas rainhas.

Túmulo de São Pedro
O local onde está o corpo do homem que negou a Cristo três vezes faz parte do complexo da necrópole subterrânea. É preciso uma reserva com antecedência.

Obras de Arte
Destaque para a Pietà, de Michelangelo, retrato do luto da Virgem Maria. A escultura está na primeira capela à direita, envolvida por uma peça de vidro desde um ataque, em 1972.

Capital italiana divide com o Vaticano as atenções do turismo religioso com basílicas e monumentos cristãos. Visitantes cristãos ou não são atraídos pelas obras de arte grandiosas que forram as igrejas
Basílica de Sta. Maria Maior

É a maior das igrejas dedicadas a Maria, construída em 432, e tem o teto todo adornado em ouro. Dentro dessa basílica também está a ;outra; Capela Sistina. Esse é um dos templos mais fáceis de encontrar em Roma, já que está localizado entre a estação de trem Termini e a região do Coliseu, caminho comum a muitos turistas. Lenda diz que surgiu de um milagre.

Relíquia de Cristo

Embaixo do baldaquino, a basílica guarda um pedaço da manjedoura onde Cristo nasceu. A relíquia é fechada numa espécie de caixa prateada, cercada por vidro. Fica na parte central do templo.

Porta santa de São Pedro
É aberta pelo papa para marcar o início dos Anos Santos e fechada ao término desse período, com tijolos e argamassa. Quem passa recebe uma indulgência plenária.

Teto em ouro
A cobertura da basílica é completamente em ouro. Um presente doado por monarcas espanhóis, a partir das explorações da América, ao então papa Alessandro VI.

Túmulo de Bernini
O escultor, arquiteto e pintor Gian Lorenzo Bernini ; responsável pela colunata da Praça de São Pedro, no Vaticano, e também pela fonte central da Praça Navona, entre outras ; está sepultado na basílica.

Capital italiana divide com o Vaticano as atenções do turismo religioso com basílicas e monumentos cristãos. Visitantes cristãos ou não são atraídos pelas obras de arte grandiosas que forram as igrejas
Arquibasílica S. João de Latrão

Apesar de estar fora das cercanias do Vaticano, é a catedral oficial de Roma e do papa. É para essa basílica que o santo Padre vai logo após a eleição na Capela Sistina, fazendo dela mais importante até que a Basílica de São Pedro, e também onde ele dá bênçãos nas Quintas-Feiras Santas. É a mais antiga entre as basílicas maiores e a mais antiga igreja católica do ocidente. Foi fundada na época do imperador Constantino.

Altar papal
É lá onde se posiciona a cadeira onde o novo escolhido para assumir o papado senta, após deixar a Capela Sistina. Ao redor dela, estão dois corredores de bancos para os cardeais.

Estátua de Constantino
Uma estátua do imperador Constantino, lembrado por oficializar o cristianismo no Império Romano, está na entrada da igreja.

Mosaico
O teto dourado chama primeiro a atenção. Acima do altar central, na abside (meia cúpula), está o mosaico restaurado, em meados da década de 1290, por dois frades.

Resquícios do passado
Uma porta de bronze que costumava ficar na sala do senado, no Fórum Romano. Uma lousa usada por São Pedro para celebrar a eucaristia. Algumas das relíquias encontradas no local.

Capital italiana divide com o Vaticano as atenções do turismo religioso com basílicas e monumentos cristãos. Visitantes cristãos ou não são atraídos pelas obras de arte grandiosas que forram as igrejas
São Paulo Fora dos Muros

Única, dentre as basílicas papais maiores, que está localizada fora dos muros aurelianos que serviam de proteção a Roma, impressiona à primeira vista pela beleza exterior. Está erguida no local onde se acredita ter sido sepultado São Paulo e é tombada patrimônio da humanidade pela Unesco. São Paulo Fora dos Muros é a segunda basílica papal maior em tamanho.

Mosaico dos papas
Ao redor de toda a basílica, existe um mosaico com o rosto de todos os papas. A tradição começou durante o papado de Leon Magno, no século 5. Apenas o medalhão do papa atual permanece aceso.

Quadripórtico
Com os jardins da parte externa, sobressai logo aos olhos o quadripórtico formado por 150 colunas, construído em 1928. No complexo de entrada, há uma estátua colossal de São Paulo.

Correntes de São Paulo
Dentro da basílica estão nove elos das correntes que teriam sido usadas para prender São Paulo antes da decapitação, ordenada pelo então imperador Nero. Estão em um relicário de bronze.

Escavações e obras

Dentro da basílica está o Candelabro Pascal de Nicola D;angelo e Pietro Vassalletto. Já perto da saída, há um museu com peças encontradas durante as escavações já feitas no terreno.

A repórter viajou a convite da Obra de Maria

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação