Quando falamos de semanas de moda, as imagens que vêm à mente são desfiles e mais desfiles e os grandes profissionais do mercado vendo as últimas novidades e elegendo os melhores da temporada, certo? Pois agora imagine uma semana de moda voltada para o mercado de turismo de luxo: essa é a Virtuoso Travel Week, que encerrou a sua 29; edição na última sexta-feira, em Las Vegas, contando com o conhecimento acumulado em todos esses anos de 16 mil consultores e 800 agências especializadas de 45 países. Missão: eleger os melhores hotéis do mundo.
Esse é o poder de alcance da Virtuoso, que no Brasil credencia apenas 31 agências ; seus clientes têm acesso a experiências únicas e serviços exclusivos entre cerca de 1.700 dos melhores hotéis e resorts, companhias de cruzeiros, linhas aéreas, operadoras e destinos do planeta. E o que acontece nessa ;semana de turismo de luxo; é a antecipação de tendências, a pesquisa e a troca de informações por consultores e empresas que conhecem a fundo o mercado de viagens.
No caso do Brasil, especificamente, a pesquisa feita pela Virtuoso revelou que, embora 74% dos entrevistados confirmem que a crise política e econômica continue impactando o mercado, outros 21% disseram que suas agências venderam até 10% a mais do que em 2016, sendo que 15% afirmam ter mantido o patamar de vendas. A pesquisa entre os consultores de viagem de luxo brasileiros também revelou os destinos que devem ser mais procurados para as viagens de fim de ano.
Entre os nacionais, Trancoso e Fernando de Noronha lideram, seguidos por Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Jericoacoara. Já no exterior, Estados Unidos, Itália, Japão, Maldivas, França, Portugal, Peru, África do Sul, Tailândia, Austrália e St. Barth figuram entre os mais procurados. Como tendências, eles apontam que as viagens em família e de aventura, cruzeiros e viagens de celebração permanecem como desejo forte, assim como também o aluguel de vilas. E as cidades mais procuradas pelos brasileiros nos EUA são Nova York, Miami, Orlando, Los Angeles e Aspen. Altamente aguardada é a premiação dos melhores de cada categoria.
Conheça os vencedores do Virtuoso Best of the Best (;os melhores entre os melhores;) de 2017:
Hotel do Ano: Palazzo Seneca: Relais & Châteaux, Nórcia, Itália
Melhor Design: Six Senses Douro Valley Lamego, Portugal
Melhor Bar: Bar Hemingway ; Ritz Paris, Paris, França Itália
Melhor programa para a família: The Ritz-Carlton, Naples Naples, Flórida, EUA
Melhor programa de Bem Estar: Canyon Ranch Tucson, Arizona, EUA
Melhor experiência Virtuoso: Andaz Mayakoba Resort Riviera Maya, Playa del Carmen, México
Melhor novidade Virtuoso: Four Seasons Hotel New York Downtown Nova York
Liderança em Turismo Sustentável: Cavallo Point The Lodge at Golden Gate, Sausalito, Califórnia
Melhor Embaixador Virtuoso: Kees Hogetoorn Grand Hotel Amsterdam, Sofitel
Legend Hotelier do Ano: Susanne Hatje Mandarin Oriental, New York, Nova York