Publicidade

Correio Braziliense FESTEJOS

Conheça as cidades que se transforam na época do natal

A data do nascimento do menino Jesus é comemorada em todo o mundo de diferentes formas. Não importa o credo ou as tradições, o clima do Natal vem acompanhado de muita esperança, cor e brilho


postado em 17/12/2017 10:00 / atualizado em 18/12/2017 16:32

O Natal não é apenas uma data. Ele começa com os preparativos, mobiliza adultos e crianças — principalmente — e dá uma nova motivação às cidades e aos seus moradores. A tradição de enfeitar as cidades é repetida em vários países, respeitando as crenças e

costumes. Uma coisa é certa: há muita luz. O Turismo elaborou um ranking com 10 cidades no Brasil e no mundo que mostram com orgulho a decoração nessa época do ano.


Santo Domingo - República Dominicana
(foto: Youtube/Reprodução)
(foto: Youtube/Reprodução)

O natal na República Dominicana é muito aguardado. Os preparativos começam no fim de outubro e ao longo de novembro é possível ver a decoração natalina nas cidades. Marcada por numerosas festas e celebrações religiosas, a agenda do fim de ano é repleta de atividades para celebrar o nascimento de Jesus. A cidade de Santo Domingo é a principal referência do país quando o assunto é Natal. Todos os anos a prefeitura promove o Parque da Luz, com capacidade para 4 milhões de pessoas e diversas atrações. Quem visitar a exposição poderá conferir uma árvore gigante, a estação de trem, as casa do papai-noel e do chocolate, e a floresta encantada, entre apresentações natalinas.


Tokyo - Japão
(foto: T-mizo/Flickr)
(foto: T-mizo/Flickr)

Nos últimos anos o Natal em Tokyo tem se destacado em todo o mundo. Muitas luzes envolvem a cidade e se torna um espetáculo à parte. Principalmente em Caretta Shiodome, próximo ao Mercado de Tsukiji. No Tokyo Midtown, no famoso espetáculo Starlight Garden, mais de 180 mil luzes de LED azul encantam quem visita o local. Em várias outras partes da cidade é possível encontrar decoração de Natal, como árvores, decorações em shoppings, avenidas, praças e nas casas.


Gramado - Brasil

(foto: Brocker Turismo/Flickr)
(foto: Brocker Turismo/Flickr)

O principal destino brasileiro para celebrar o Natal está no Rio Grande do Sul, em Gramado.  A cidade, que é muito visitada durante todo o ano no Brasil por ser colonial e muito parecida com regiões da Europa, ganha um charme ainda maior na época natalina. Muitas luzes são espalhadas pelo local, que promove todos os anos o Natal Luz. Quem for para lá até o dia 18 de janeiro poderá conferir todas as atrações oferecidas na programação, como o Grande Desfile de Natal, Natal pelo Mundo, Reencontros de Natal entre outros. Como a programação é extensa, confira no site oficial do evento quais atrações deseja ir e faça um roteiro. Confira no site www.natalluzde gramado.com.br. 


Lapônia - Finlândia
(foto: VisitFiland/Flickr)
(foto: VisitFiland/Flickr)

Considerada a terra do papai-noel, a região norte da Finlândia, ao norte do Círculo Polar Ártico, atrai visitantes do mundo todo que desejam conhecer o lugar onde mora o velhinho. Na cidade de Rovaniemi, é possível onhecer o local em que se preparam os biscoitos natalinos, ter aula de como ser um bom ajudante de elfo e deixar pedidos de presentes embaixo da grande árvore de Natal. Além disso,  conhecer o escritório oficial do Papai e Mamãe noéis.


Quebec - Canadá

(foto: Pinterest/Reprodução)
(foto: Pinterest/Reprodução)

A neve é o espetáculo que complementa as ruas enfeitadas de Quebec. Quem visita o local pode conhecer um dos destinos mais encantadores da América do Norte nesse período. Belas decorações, luzes e uma árvore natalina feita de material reciclado completam as belezas da cidade. Na região conhecida como Old Quebec, os visitantes encontram ruelas decoradas. As casas, prédios, restaurantes e hotéis também entram no clima natalino.


Terra Santa - Israel

(foto: Zeevveez/Flickr)
(foto: Zeevveez/Flickr)

Para entrar totalmente no clima do Natal, nada melhor do que viver esta data no lugar onde tudo aconteceu. Visitar as cidades de Nazaré, Jerusalém e Belém é estar o mais próximo possível e relembrar o nascimento de Jesus. As atrações turísticas são imperdíveis e mágicas para comemorar a data. Por lá, existem presépios em tamanho real que são feitos em madeira e reproduzem o menino Jesus na manjedoura. Em Nazaré, o roteiro é conhecer o local onde Maria recebeu o aviso do anjo Gabriel sobre a chegada do Salvador. Já em Belém,  é importante participar da Missa do Galo no dia 25 na Basílica da Natividade, onde existe uma estrela que indica o local exato do nascimento de Jesus.


Nova York - Estados Unidos
(foto: Anthony Quintano/Flickr)
(foto: Anthony Quintano/Flickr)

O natal nova-iorquino, que já foi muito explorado pelos filmes hollywoodianos, é mais um dos maiores espetáculos do mundo. As casas são decoradas com luzes de diferentes cores e árvores de Natal gigantescas se espalham pela cidade. As lojas dão um show à parte, pois decoram as vitrines com adornos natalinos e acabam virando uma atração, como é o caso da loja de departamento Macy’s. No Rockefeller Center está a principal e tradicional árvore da cidade e é ali que está a popular pista de patinação. O Central Park fica coberto de neve e faz de Nova York um destino ideal para celebrara data. Os restaurantes oferecem banquetes para quem deseja ceiar com conforto e fartura, mas é importante reservar com muita antecedência, porque nessa época o movimento é muito grande.


Disney - Estados Unidos
(foto: Tnero13/Flickr)
(foto: Tnero13/Flickr)

Falar de Disney na época do Natal é falar de um mundo paralelo. Os parques entram no clima e encantam a todos com shows de magia, luzes e muita beleza. Visitar algum dos quatro parques da empresa em Orlando viver em um verdadeiro sonho de Natal. Tudo é diferente por lá, a decoração, a música e o ambiente. Cada detalhe é muito bem planejado para que combine com a época do Natal. As opções de atrações são inúmeras e oferecidas para todas as idades. Os desfiles noturnos são imperdíveis  e uma das principais opções para quem visita os parques.


Paris - França
(foto: Sophie Highland/Flickr)
(foto: Sophie Highland/Flickr)

A cidade Luz não fica de fora da rota de destinos natalinos. As ruas parisienses chamam a atenção dos turistas que visitam a cidade. A mais famosa avenida de Paris, Champs-Elysee, ganha luzes minúsculas que a deixam ainda mais bonita. A Torre Eiffel também recebe uma iluminação especial, além da Galerie Lafayette, que sempre prepara uma decoração especial para comemorar a data. As crianças têm opções de se divertir no carrossel e nos trenzinhos de papai-noel que estão na cidade. Para celebrar o dia 24, restaurantes oferecem ceia de Natal especial para as famílias que estão na capital francesa e no dia 25, a missa na Catedral Notre Dame celebra o nascimento do menino Jesus.


Dyker Heights - Estados Unidos
(foto: Geral McGee/Flickr)
(foto: Geral McGee/Flickr)

A aproximadamente 20km do centro de Nova Iorque está um bairro residencial que merece sua visita na época do natal. Dyker Heights, no Brooklyn, tem suas casas todas enfeitadas de muitas luzes e decorações natalinas. O ambiente se torna incrível para passear, pois os moradores transformam seus lares em verdadeiros pontos turísticos. Quem visita a cidade pode conferir dos mais variados estilos de luzes e enfeites, já que aqui, cada casa tem sua própria decoração.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade