Publicidade

Correio Braziliense PELO MUNDO

Embarque nessa viagem: conheça os 10 maiores aeroportos do mundo

São verdadeiras cidades com estrutura de transporte, hospedagem, alimentação e serviços, por onde circulam "moradores" de todos os continentes


postado em 30/12/2017 10:00 / atualizado em 29/12/2017 09:18

Quando se trata de viajar, um dos pontos mais importantes, além do destino, é o meio de transporte escolhido. Uma vez que a decisão de viajar de avião foi tomada, você passará um tempo considerável dentro de aeroportos. Pensando nisso, preparamos uma lista com os maiores aeroportos do mundo. Eles são tecnológicos, confortáveis e abrigam tantas lojas que se assemelham a pequenos shoppings centers.

 

Segundo o professor da Universidade de Brasília e especialista em transporte aéreo Adyr da Silva, os maiores aeroportos do mundo estão concentrados nos grandes centros mundiais. Para ele, três fatores são responsáveis por incluir terminais nesta lista: a capacidade de funcionar como uma área de conexão, o chamado hub; a capacidade de atrair passageiros e facilitar sua locomoção dentro do aeroporto; e, por último, a capacidade de fornecer conforto. Tanto para que o passageiro não ande mais de 400 metros quanto para que tenha uma aterrissagem rápida. O professor revela ainda uma curiosidade: os Estados Unidos são o país com o maior número de aeroportos do mundo, além de ter quatro deles integrando esta lista.

(foto: Phi Lu/CB/D.A Press)
(foto: Phi Lu/CB/D.A Press)

Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, Atlanta
Nos Estados Unidos, recebe cerca de 104 milhões de passageiros por ano. É considerado o aeroporto mais movimentado do mundo desde 1998. De lá,  partem voos para 150 destinos dentro dos Estados Unidos, e para outros 50 países. Hub da companhia Delta Airlines, o Hartsfield-Jackson tem o maior número de pousos e decolagens desde 2005. Tem cinco pistas — a maior chega a 3.624 metros de extensão. Em um dia comum, mais de 250 mil passageiros circulam pelo local. Segundo o estudante Luiz Eduardo Costa, 22 anos, de tão grande que é, a empresa responsávelconstruiu uma espécie de metrô interno para transportar passageiros de um terminal para outro. “Tudo é automatizado. O viajante faz seu check-in nos totens, despacha a mala  e embarca praticamente sem contato com pessoal do aeroporto. A mala sai do despacho direto para o avião, também sem manuseio.”

 

(foto: Dani Oliver/CB/D.A Press)
(foto: Dani Oliver/CB/D.A Press)

Aeroporto Internacional de Pequim

É o mais movimentado da China, recebe 80 milhões de passageiros anualmente. Em 2008, passou por uma expansão para receber os Jogos Olímpicos e se transformou no maior da Ásia. Além de trens conectando um terminal ao outro, o aeroporto possui um trem expresso direto para o centro de Pequim.

 

(foto: Espelho/CB/D.A Press)
(foto: Espelho/CB/D.A Press)

Aeroporto Internacional de Tóquio, Japão
Também conhecido como Haneda, recebe, anualmente cerca de 67 milhões de passageiros, operando quase todos os voos internos do país.

 

(foto: Nicola Delfino/CB/D.A Press )
(foto: Nicola Delfino/CB/D.A Press )

Aeroporto Internacional O’Hare, Chicago
Fica nos Estados Unidos, o Aeroporto Internacional O’Hare. Recebe cerca de 67 milhões de passageiros por ano. Foi considerado, durante 1997 e 2007, o melhor aeroporto norte-americano.

 

(foto: Curt Smith/CB/D.A Press)
(foto: Curt Smith/CB/D.A Press)

Aeroporto de Heathrow, Londres
Localizado em Londres, Inglaterra, o Heathrow é o aeroporto mais movimentado da Europa. Com cerca de 70 milhões de passageiros por ano, os principais destinos de quem parte de lá são Nova York, Emirados Árabes Unidos e Irlanda.

 

(foto: Joe Nazarlan/CB/D.A Press)
(foto: Joe Nazarlan/CB/D.A Press)

Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth

Também localizado nos Estados Unidos, tem movimentação de cerca de 51 milhões de passageiros por ano, em voos nacionais 
e internacionais. Dallas possui sete pistas com dimensões semelhantes a quatro cidades americanas.

 

(foto: Matheus Christo/CB/D.A Press)
(foto: Matheus Christo/CB/D.A Press)
 

Aeroporto de Frankfurt , Alemanha

Tem uma média de 56 milhões de passageiros por ano. A maioria dos voos é para o exterior, são mais de 270 cidades em 111 países.

 

(foto: Itd Zuhri/CB/D.A Press)
(foto: Itd Zuhri/CB/D.A Press)

Soekarno Hatta International Airport, Indonésia

Principal aeroporto da Indonésia, o Soekarno-Hatta fica na capital do país, Jacarta. Em pousos 
e decolagens, ele contabiliza 369.740 movimentações de aeronaves.

 

(foto: Eric Mueller/CB/D.A Press)
(foto: Eric Mueller/CB/D.A Press)

Aeroporto Internacional de Los Angeles, EUA
Popularmente conhecido como LAX, tem uma média de 63 milhões de passageiros anuais, a maioria em voos nacionais. Luiz Eduardo Costa visitou o aeroporto quando na adolescência. “Foi um baque. Devia ter uns 16 anos e fiquei impressionado com o número de aviões, é monumental. Achei a locomoção um pouco difícil por conta do número de terminais. Às vezes, a gente pousa num lado e pega conexão noutro. O incrível é que tudo funciona perfeitamente, desde a saída do avião até a esteira de bagagens” afirma.

 

(foto: Claudio Montes/CB/D.A Press)
(foto: Claudio Montes/CB/D.A Press)

Aeroporto de Tocumen, cidade do Panamá

Um dos maiores hubs da América Latina, favorecido por sua localização, abriga 15 milhões de passageiros por ano. O terminal tem mais de 40 portões de embarque, operando voos para mais de 90 cidades da América e da Europa. Além disso, é um polo de compras, sendo conhecido pelo seu conjunto de lojas.

 

 

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade