Segundo dados de um estudo elaborado para a Associação das Rotas do Vinho de Portugal, as unidades de enoturismo receberam 2,2 milhões de visitantes em 2016, número que representa cerca de 10% do total de turistas registrados no ano passado em Portugal. Na região de Lisboa, as vindimas estão sempre associadas às festas do vinho, o que impacta positivamente a restauração e a hotelaria da cidade.
Atualmente, segundo Vasco d;Alvillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR), ;há uma sinergia grande entre os vinhos e o turismo. Temos a percepção clara de que a interação é tão intensa que, nessa fase, o turismo impulsiona os vinhos, e os vinhos atraem turistas.;
Quem quiser explorar a infinidade de vinhos produzidos na região de Lisboa tem que visitar a Península de Setúbal, composta por Montijo, Palmela e Setuúbal. A viticultura na região vem evoluindo de forma considerável nos últimos anos, proporcionando aos viticultores a obtenção de uvas de melhor qualidade, com produções economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis e que permitem a obtenção de vinhos com singular relação qualidade/preço.
Seguindo na rota dos vinhos, há um legado vitivinícola que não pode ser esquecido. Colares, reclinada sobre duas colinas da Serra de Sintra, é demarcada desde 1908. Ali, é produzido o famoso Vinho de Colares, de sabor aveludado e tom rubi. As vinhas de Colares têm características muito próprias, devido à proximidade do mar e de ventos marítimos muito fortes.
Tradição
O Vinho de Carcavelos, de renome internacional e tradição secular, detém qualidades reconhecidas e confirmadas durante o reinado de dom José I. E sob forte influência do primeiro conde de Oeiras e marquês de Pombal, o vinho viveu o seu maior apogeu.
É conhecido como um vinho bem marcado pelas características naturais da região: terrenos calcários de declives voltados para o Sul, com temperaturas amenas e ventos de Norte que diminuem a umidade marítima.
Para saber mais
O coração dos vinhos
Criada em 1997, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) é uma entidade privada sem fins lucrativos com mais de 800 associados, que se dedicam, no todo ou parcialmente, à economia do turismo da região, com a missão de promover Lisboa como destino turístico de excelência. Mais informações: www.visitlisboa.com.