Publicidade

Correio Braziliense BAHIA

Cidade histórica: as belezas e encantos da primeira capital do Brasil

Do Pelourinho ao Elevador Lacerda, passando pelo Mercado Modelo e a Baía de Todos os Santos, Salvador é cheias de charme e magnetismo


postado em 12/01/2018 09:00

Elevador Lacerda, ligação entre a Cidade Baixa e a Alta, serve de transporte para turistas e moradores(foto: Cyro Soares/Divulgação)
Elevador Lacerda, ligação entre a Cidade Baixa e a Alta, serve de transporte para turistas e moradores (foto: Cyro Soares/Divulgação)
 

Salvador, “a terra do branco mulato/a terra do preto doutor”, é também a terra do Pelourinho e do Mercado Modelo. O bairro, situado no Centro Histórico, se destaca pelo casario em estilo colonial barroco português e faz parte do patrimônio histórico da ONU. O nome remonta ao período da escravidão, pois, nessa época, usava-se o pelourinho, uma coluna de pedra localizada no centro de uma praça, para castigar os escravos. Já o Mercado Modelo é uma ótima opção para saborear iguarias típicas, como acarajé, e comprar artesanato local. Na parte de trás do prédio, é possível ver um dos principais cartões-postais soteropolitanos, o Elevador Lacerda, que serve como meio de transporte para a população, como interligação entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta. De frente para a Baía de Todos os Santos, o elevador é dono de uma vista única.

 

Templos memoráveis

Na praça principal, a Igreja São Francisco de Assis, frequentada por pescadores, fica praticamente na areia e é linda por dentro(foto: Luana Bastros/TM/Divulgação)
Na praça principal, a Igreja São Francisco de Assis, frequentada por pescadores, fica praticamente na areia e é linda por dentro (foto: Luana Bastros/TM/Divulgação)
 

Outra parada quase obrigatória para quem visita Salvador são suas 372 igrejas. Talvez seja a cidade no Brasil com o maior número de templos católicos. Entre as mais visitadas, estão a de Nosso Senhor do Bonfim, famosa pelas fitinhas amarradas no pulso depois de três desejos feitos. A basílica foi erguida entre 1745 e 1754. A Igreja e Convento de São Francisco, na Praça Anchieta, ganhou fama mundial, já que é conhecida como a “Igreja do Ouro”, por causa da grande quantidade de material adornando paredes, colunas, teto e altares. É considerada o mais belo exemplar da arte barroca das Américas. A Catedral Basílica Primacial São Salvador é a igreja-mãe de todas na circunscrição eclesiástica do local. É nesse templo que o arcebispo primaz preside os principais atos litúrgicos da Sé.

 

Para se hospedar com conforto

Em bairro nobre da capital baiana, hotel oferece momentos de prazer e tranquilidade ao hóspede(foto: Reprodução/Internet)
Em bairro nobre da capital baiana, hotel oferece momentos de prazer e tranquilidade ao hóspede (foto: Reprodução/Internet)
 

Os orixás transformados em obras de arte logo na entrada são um indício de que você está na Bahia. Ogum, Oxóssi e Oxalá dão as boas-vindas aos hóspedes do Vila Galé Salvador, localizado em Ondina, bairro nobre da capital baiana. O hotel, com vista para o mar, acaba de ter o lobby, o restaurante, a recepção e as acomodações remodelados. A piscina também ganhou um deck panorâmico. Outra novidade é o show cooking durante as refeições. “O Vila Galé Salvador deve ser o primeiro de nossos hotéis no Brasil a receber o restaurante Massa Fina, especializado em pizzas artesanais, massas e risotos. Ele já existe no Vila Galé Estoril e é um sucesso”, avisa o português Jorge Rebelo de Almeida, presidente da rede de resorts.


Uma das ideias é, aliás, abrir o Massa Fina para o público em geral, assim como ocorre com o restaurante principal. “Hotel não é só para hóspede. Os moradores também podem aproveitar o bar e o restaurante. Temos happy hour e feijoada aos sábados, com ótima procura”, acrescenta o executivo. A unidade de Salvador não foi a única a passar por repaginação na Bahia. O Vila Galé Marés, resort all inclusive localizado na Praia de Guarajuba, a 60km da capital, foi ampliado em 60 unidades habitacionais, totalizando 507, entre apartamentos e chalés. O hotel também receberá o sunset lounge sobre a Baía de Guarajuba, além de acomodar o restaurante Massa Fina.

 

Um novo acesso à praia também foi construído para atender melhor os hóspedes. O Marés, dono da maior piscina de resorts de todo o Nordeste, tem, entre suas atrações, quatro restaurantes, três bares, o spa Satsanga com piscina interior, sauna, jacuzzi, banho turco e inúmeras salas para massagens e tratamentos estéticos, além de academia e quadras de tênis e de futebol social. Um dos focos da rede é o público infantil. Tanto é que crianças de até 12 anos não pagam. Todos os resorts têm um espaço para os pequenos, o Clube Nep, dedicado a hóspedes de 4 a 12 anos, onde um animador brinca, pinta, cozinha, canta, dança e joga com os mais novos. No Vila Galé Marés, há também uma parte reservada à garotada no restaurante Tenda dos Milagres, com cardápio exclusivo.

A origem
O Vila Galé é o segundo maior grupo hoteleiro português. Com quase três décadas de existência, conta com 27 unidades, 20 em Portugal e as restantes no Brasil. Jorge Rebelo de Almeida, que era advogado no ramo turístico, decidiu investir na criação do grupo em 1988, quando ocorreu a abertura do primeiro empreendimento, o Hotel Apartamento Vila Galé (agora Vila Galé Atlântico), na Praia de Galé, em Albufeira (Algarve).

 

Confira centros culturais para conhecer na capital baiana

 

Cine Teatro Solar Boa Vista

(foto: Paulo Neves/Flickr)
(foto: Paulo Neves/Flickr)
 

 

Trata-se de um dos 18 espaços culturais mantidos pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult/Ba). Inaugurado em julho de 1984 com o propósito de ser uma opção de lazer e entretenimento para a comunidade, o teatro está localizado no bairro de Brotas, no Parque Solar Boa Vista, local que já abrigou a fazenda onde Castro Alves morou e recebeu a sede da Prefeitura Municipal de Salvador. Atualmente, o teatro, cujo formato remete a um avião, oferece programação cultural variada.
Endereço: Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas
Informações: blogdosolar.wordpress.com

Fundação Casa de Jorge Amado

 

É uma organização não governamental com o objetivo de preservar, pesquisar e divulgar os acervos bibliográficos e artísticos de Jorge Amado, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor e sobre a arte e a literatura baianas. O local conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, apropriações populares, adaptações e objetos relacionados ao escritor.
Endereço: Largo do Pelourinho, 51, Pelourinho
Informações: jorgeamado.org.br

Museu Afro-Brasileiro (Mafro)

 

O Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é um dos poucos no país a tratar exclusivamente das culturas africanas e a presença delas na formação da cultura brasileira. O espaço reúne importantes elementos materiais, representativos, históricos, artísticos e etnográficos de povos do continente.
Endereço: Largo do Terreiro de Jesus, s/ nº, Pelourinho
Informações: cartadeservicos.ufba.br/
museu-afro-brasileiro-mafro

Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

(foto: Thiago Bicas/Flickr)
(foto: Thiago Bicas/Flickr)
 

 

O museu, também da UFBA, fica num sítio arqueológico colonial, que representa os mais completos vestígios arquitetônicos do Colégio dos Jesuítas construído a partir de meados do século 16. O centro guarda valioso patrimônio em busca de preservar e reconstituir a memória e a identidade do povo brasileiro nos períodos pré-colonial, colonial e contemporâneo.
Endereço: Terreiro de Jesus, s/ nº, Pelourinho
Informações: www.mae.ufba.br

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

 

O Solar do Unhão é uma construção do século 16 banhada pela Baía de Todos os Santos e uma das vistas mais incríveis do pôr do sol em Salvador. Criado em 1960 no foyer do Teatro Castro Alves, foi apenas em 1963 que o Museu de Arte Moderna da Bahia passou a ter o solar como sua sede definitiva.
Endereço: Avenida Contorno, s/ nº, Solar do Unhão
Informações: www.jamnomam.com.br

Museu de Street Art de Salvador (Musas)

 

É um movimento independente que ocupa a Comunidade do Solar do Unhão, reunindo pessoas para interagirem com arte e promovendo iniciativas culturais que possam movimentar a comunidade. Os artistas integrantes produzem grafite e trabalhos ligados a ilustração, cenografia, live paint e muito mais.
Endereço: Avenida Contorno, s/ nº, Solar do Unhão
Informações: www.ilovemusas.com

Teatro Castro Alves (TCA)

 

Um dos mais importantes exemplares da arquitetura moderna na Bahia, o TCA é atualmente o principal equipamento cultural do estado da Bahia, constituindo-se como complexo produtor de cultura, indo além de ser um mero receptor de espetáculos.
Endereço: Praça Dois de Julho, s/ nº, Campo Grande
Informações: www.tca.ba.gov.br

Teatro Vila Velha

 

Criado há mais de 50 anos, o teatro está conectado com as questões da cidade e do mundo e se dedica a, por meio da arte, defender os direitos da população, propor mudanças, reagir ao que está errado, combater o racismo e a violência, defender a diversidade. O palco, chamado por Gilberto Gil de “pia batismal dos artistas baianos”, é lembrado com carinho por quem passou por aqui e costuma emocionar os que pisam nele pela primeira vez.


Endereço: Avenida Sete de Setembro, s/ nº,
Campo Grande
Informações: teatrovilavelha.com.br

 

Dica
O que é que a baiana tem?

Lembrancinhas não são de graça (foto: Frederico Bottrel/EM/D.A Press)
Lembrancinhas não são de graça (foto: Frederico Bottrel/EM/D.A Press)
 

 

Não se espante. Praticamente em todos os pontos turísticos de Salvador, você se deparará com baianas a caráter querendo tirar fotos com os turistas (elas cobram por isso), benzedeiras (que também pedem uma contribuição), e, claro, ambulantes com lembrancinhas: fitinhas, berimbaus, guias (colares) da umbanda, entre outros suvenires típicos. Fique de olho, pois tudo tem preço.

 

SAIBA MAIS

 

Vila Galé Marés
» Endereço: Rua Praia de Guarajuba, s/nº, Distrito de Guarajuba (BA)
» Telefone: (71) 3674-8300    » Regime All inclusive
» Informações: www.vilagale.com.br

Vila Galé Salvador
» Endereço: Rua Morro Escravo Miguel, 320, Ondina, Salvador (BA)
» Telefone: (71) 3263-8888
» Informações: www.vilagale.com.br

 

* A jornalista viajou a convite do Grupo Vila Galé

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade