Publicidade

Correio Braziliense EXPERIÊNCIAS

Espetáculos históricos e arquitetônicos, conheça os teatros brasileiros

Explore os principais palcos do país e experimente a cultura apresentada por dentro e por fora dos tablados


postado em 18/02/2018 10:00 / atualizado em 16/02/2018 16:22

(foto: Teatro Municipal de São Paulo/Divulgação)
(foto: Teatro Municipal de São Paulo/Divulgação)

A arte, cultura e dramaticidade moram em um só lugar, nos teatros. Eles surgiram na Grécia seis séculos antes de Cristo e guardam energia e peculiaridade. Assistir a uma peça teatral tem seus encantos e é uma ótima opção para quem deseja ver a magia ao vivo. No Brasil, de norte a sul, vários teatros recebem espetáculos e contam histórias não só dos seus personagens, mas também da construção dos antigos prédios, que retratam épocas de ouro da cultura brasileira.

Segundo o registro do Centro Técnico de Artes Cênicas do Brasil, CTAC, hoje, existem 71 teatros em funcionamento no país. Na prática, isso resulta em mais de 122 mil poltronas para viver tragédias, comédias, musicais, dança e shows. São várias manifestações que contribuem para a formação da identidade cultural do Brasil e para a construção da arte brasileira.

Nunca pensou em incluir teatros no seu roteiro de viagem? O Turismo separou alguns dos importantes teatros do país para você conhecer de pertinho. Confira um pouco mais da história desses espaços.

Theatro Municipal de São Paulo
(foto: Teatro Municipal de São Paulo/Divulgação)
(foto: Teatro Municipal de São Paulo/Divulgação)
  
Palco de um dos movimentos artísticos mais importantes do país, a Semana de Arte Moderna, em 1922, o Theatro Municipal de São Paulo é um marco tanto para a Literatura quanto para as artes e história do Brasil. Com mais de 100 anos de existência, ele encanta por sua beleza e magnitude. Quem visita o espaço, encontra um show de arquitetura e os 1,4 mil espectadores que o teatro comporta sempre têm muitas opções de espetáculos. Ele, por sua vez, contempla seus frequentadores com conforto e muitas opções de espaços. Quem o visita pode aproveitar para conhecer a Praça das Artes, um complexo cultural dedicado à música, dança, teatro e exposições.

SERVIÇO
Visita guiada: quarta a sexta: 11h, 14h e 15h.
Agenda e mais informações: www.theatromunicipal.org.br
 
Theatro Municipal do Rio de Janeiro 
(foto: Theatro Municipal do Rio de Janeiro/Divulgação)
(foto: Theatro Municipal do Rio de Janeiro/Divulgação)
Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um dos mais importantes da América do Sul. Com capacidade para 2,2 mil pessoas, ele já recebeu grandes nomes nacionais e internacionais. Com o intuito de participar da formação cultural dos cidadãos, no teatro quem quiser pode participar da escola de dança e academia de ópera que existe por lá. Depois de aprender, o próximo grande passo é estrelar nos palcos do Theatro para o grande público.

SERVIÇO
Visita guiada: terça a sábado 12h, 14h 
(inglês e espanhol), 14h30, 16h
Agenda e mais informações: 

Teatro Amazonas
(foto: Rodrigo Craveiro/CB/D.A Press)
(foto: Rodrigo Craveiro/CB/D.A Press)
 
Quem visita Manaus não pode deixar de conhecer um dos principais cartões-postais da cidade. Parada obrigatoria, ele foi inaugurado durante o ciclo da borracha e a riqueza da época refletiu na sua arquitetura e decoração. Imponente e muito magnífico, o teatro chama a atenção de quem o visita. Devido a sua importância, ele se tornou patrimônio cultural e também um museu. O espectador pode escolher entre óperas, musicais, peças de teatro, festivais para prestigiar o espaço.

SERVIÇO
Visita guiada: terça a sábado 9h às 17h; 
domingo e segunda 9h às 14h
Agenda e mais informações: 

Theatro da Paz
(foto: Cristiano Martins/Reprodução)
(foto: Cristiano Martins/Reprodução)
 
Em Belém, também durante o ciclo da borracha, outro grande e  importante teatro brasileiro foi erguido, em 1878. Inspirado em um teatro italiano, tinha como objetivo satisfazer os desejos da alta sociedade da época por apresentações líricas. A primeira casa de espetáculos construída na Amazônia tem capacidade para 1,1 mil pessoas e abriga grandes obras de arte e elementos revestidos de ouro.

SERVIÇO
Visita guiada: terça a sexta 9h às 17h; Sábado 9h às 12h e Domingo 9h às 11h
Agenda e mais informações: www.theatrodapaz.com.br

Theatro José de Alencar
(foto: Pinterest/Reprodução)
(foto: Pinterest/Reprodução)
 
Na capital cearense, Fortaleza, está um dos grandes nomes teatrais do Nordeste. Ele, que também é chamado de teatro-monumento, tem um charme especial. Inspirado no neoclassicismo, ele possui fachada de ferro, ainda do lado de fora, um esplêndido jardim projetado por Burle Max. Além disso,  diferentes manifestações culturais e artísticas, nacionais ou regionais, são só mais alguns dos encantos do José de Alencar.

SERVIÇO
Visita guiada: terça a sexta 9h às 17h; sábado 
e domingo 13h às 17h
Agenda e mais informações:www.secult.ce.gov.br/

Curiosidades
» No começo, apenas homens podiam atuar nos teatros, para representar as mulheres usavam máscaras, chamadas de personas.

» Dizer “merda” no meio teatral significa sorte e sucesso
» João Caetano dos Santos foi o primeiro grande ator brasileiro e nasceu em 27 de janeiro de 1808, em Itaboraí, Rio de Janeiro. 
 
 
* Estagiária sob supervisão de Taís Braga 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade