Publicidade

Correio Braziliense PÁSCOA

O feriado da paixão, confira locais de comemorações religiosas

A Semana Santa vem aí e com ela a oportunidade de arrumar as malas e partir para uma viagem. Veja belos destinos para aproveitar os dias de folga


postado em 18/03/2018 10:00

(foto: Cesar Manso/AFP - 18/4/14 )
(foto: Cesar Manso/AFP - 18/4/14 )


Período de reflexão, pausa para viagem, oportunidade para descansar ou conhecer um lugar. Não importa a razão, o certo é que o feriado da Páscoa está próximo e ainda há tempo para organizar uma viagem. Seja para seguir a tradição católica e acompanhar as encenações religiosas, seja para aproveitar a folga, há  muitas opções dentro e fora do país.

De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 3 milhões de viagens estão previstas para o feriado e 230 mil turistas internacionais estarão no país durante a data. Para ajudar os viajantes, o órgão produziu um Calendário Nacional de Eventos (www.turismo.gov.br/agenda-eventos/views/calendario.php), que reúne as festividades em municípios do Brasil ao longo do ano. Para a Semana Santa, 75 eventos estão confirmados, mas estima-se que mais comemorações sejam acrescentadas até o fim do mês.

Quarenta dias após o carnaval, os cristãos relembram a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo. Os católicos mais fervorosos guardam jejum, privam-se em respeito ao sofrimento do filho de Deus e comemoram o renascimento. A simbologia do período está no ovo da Páscoa, que representa o novo,  o recomeço. É um doce momento para se estar com a família, amigos e aproveitar os dias juntos.

Por todo o mundo as comemorações ocorrem de formas diferentes. O Turismo destaca algumas festas no Brasil e em outros países.

 


» Jerusalém - Israel

(foto: Valdinei Arcanjo/Flickr)
(foto: Valdinei Arcanjo/Flickr)

 

Nada mais natural, na Semana Santa, que lembrar o local que foi palco das histórias de Jesus Cristo durante os 33 anos em que viveu na Terra, segundo a Bíblia. As cerimônias realizadas em Jerusalém para celebrar a data são intensas, emocionantes, inesquecíveis. Milhares de fiéis refazem o trajeto da via-sacra, seguindo o caminho do sofrimento de Cristo. Na cidade há vários locais de visita onde o filho de Deus é homenageado.


» Roma - Itália

(foto: Franco Origlia/Reprodução)
(foto: Franco Origlia/Reprodução)
 

 

No berço do catolicismo do mundo ocidental, está uma das maiores celebrações de páscoa de toda a humanidade. Na praça central de São Pedro, há diversas solenidades e homenagens durante o tríduo pascal. Milhares de peregrinos acompanham o Papa, que reúne milhares de fiéis no Vaticano todos os anos. O momento mais esperado é, sem dúvidas, a bênção anual Urbi et Orbi.


» Sevilha - Espanha

 

Em Sevilha, a Semana Santa é uma das festas mais aguardadas. Os fiéis lotam as ruas da cidade espanhola para celebrar a fé e o amor. A tradição é se reunir e sair como confrarias ou em bandas. A prática é famosa desde o século 16 e as procissões e peregrinações são importantes para a formação cultural e histórica da cidade.


» Diamantina - Minas Gerais

(foto: Prefeitura Municipal de Diamantina/Divulgação)
(foto: Prefeitura Municipal de Diamantina/Divulgação)
 

 

Minas Gerais é marcado por ser um estado muito religioso. Em várias cidades como Ouro Preto, Tiradentes, Congonhas, Mariana e Diamantina,  há encenações da Paixão de Cristo . Além disso, os moradores se mobilizam durante a noite para a confecção do enorme tapete de flores e serragem que fica nas ruas do Centro Histórico e serve de passarela para a procissão no domingo de Páscoa. Durante os três dias, várias missas e solenidades ocorrem nas igrejas da cidade mineira.


» Paraty - Rio de Janeiro

(foto: Pinterest/Reprodução)
(foto: Pinterest/Reprodução)

Uma das mais tradicionais, a Semana Santa de Paraty se destaca no Rio de Janeiro. Muitas missões, procissões e homenagens são feitas durante o período para relembrar a ressurreição de Cristo. Além disso, os fiéis têm a chance de conhecer peças sacras com mais de três séculos de existência, que ficam guardadas, durante o ano, sob tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)


» Aparecida - São Paulo

(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
 


Berço da fé em São Paulo, a cidade de Aparecida fica lotada de romeiros durante as comemorações da páscoa. A programação é extensa e milhares de fiéis participam das centenas de missas e procissões pela cidade. O ápice das celebrações é na sexta-feira da paixão com a via-sacra, uma tradicional caminhada ao Morro do Cruzeiro.

 


* Estagiária sob supervisão de Taís Braga 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade