Jornal Correio Braziliense

Turismo

O caminho do ecoturismo: desfrute do paraíso costa-riquenho

Com destaque para o ecoturismo, o país recebe mais de dois milhões de visitantes por ano

Vulcões, rios, cachoeiras e praias podem ser encontradas por toda a Rússia, tornando o local um paraíso para praticantes de esportes como trilhas, caminhadas, mergulho, surf, snorkel, tirolesa, cavalgada, rafting, escalada, canoagem e ciclismo. A natureza é exuberante.

[SAIBAMAIS]

Parque Nacional Vulcão Tenório


Instalado na cordilheira vulcânica de Guanacaste e cercado por florestas está o Vulcão Tenório, com 6.289 pés acima do nível do mar. Dentro do parque fica o Rio Celeste, uma das paisagens locais mais encantadoras. Diz a lenda que foi ali onde Deus lavou seus pincéis após pintar o céu, dando à água uma coloração única. O parque funciona todos os dias com entrada das 8h às 14h, e saída até às 16h.

Parque Nacional Vulcão do Arenal

Uma das principais atrações do país, o Vulcão Arenal fica no distrito de La Fortuna em Alajuela. Com mais de 1.600 metros de altura, o vulcão é ativo e consideravelmente jovem. Dentro do parque também existem águas termais e cachoeiras, vale a pena conferir. O parque funciona todos os dias das 8h às 16h.

Irazú Volcano National Park

Área protegida próxima a Cartago, o Irazú que significa montanha do trovão, ergue-se a 3.432 metros acima do nível do mar. Maior vulcão ativo da Costa Rica, o Irazú já teve ataques de fúria violentos em 1963, hoje uma de suas crateras estampa cartões-postais de todo o país. Uma das paisagens mais bonitas, a cratera principal tem no fundo um lago verde-esmeralda. Existem também outras quatro crateras que permitem visitação. O parque funciona todos os dias das 8h às 15:30h.

Ilha dos Cocos Parque Nacional

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco por sua beleza e biodiversidade, o parque é literalmente uma ilha. Nomeada por causa dos coqueiros que enfeitam as praias, a água azul-turquesa é extremamente clara, o que facilita a observação da vida marinha, além de proporcionar um cenário incrível. O parque também tem várias cachoeiras e cavernas.

Ballena National Park Marinho

Esse é o local favorito das baleias jubarte e de várias espécies de golfinhos. Em certas épocas do ano, o parque se torna um palco natural para o show desse animais quando saem da água. Aproveite para desfrutar também as praias e as atividades dentro da mata. O parque funciona de segunda a domingo, das 7h às 16h.

Parque Nacional da Barra Honda


A noroeste de Nicoya está o Parque Nacional da Barra Honda, que protege um importante recurso geológico, um sistema de cavernas com formações de estalactites e estalagmites. O Pico da Barra Honda é formado por antigos recifes de corais que foram empurrados por falhas tectônicas. A caverna do Terciopelo é aberta ao público, proporcionando um visual incrível e inusitado. O Parque é aberto das 8h às 16h, as visitas às cavernas são das 8h às 14h todos os dias do ano.

Ilha Quiribi

A poucos quilômetros de Puerto Limón está a Ilha Quiribi, que pode ser alcançada através da costa. Paisagens exuberantes próprias da floresta tropical aguardam turistas.

Puerto Viejo

Pedacinho jamaicano dentro da Costa Rica, Puerto Viejo vai te proporcionar todas as sensações de seu lema, ;pura vida;. Localizado a extremo sul do país, em Limón, o local carrega a cultura rastafari, tendo a melodia do reggae e os rastas como principal característica. Não existem grandes construções e o vilarejo é relativamente simples. O que chama atenção dos visitantes são as praias paradisíacas, como a Playa Negra, famosa pelo areal negro, e também bastante procurada pelos surfistas. Playa Cocles e Punta Uva, com mar esmeralda e transparente também são bastante requisitadas.

Na torcida

  • Brasil x Costa Rica ; 22 de junho ; em São Petersburgo.
  • Mais informações sobre turismo na Costa Rica: www.visitcostarica.com

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga