Publicidade

Correio Braziliense COSTA RICA

O caminho do ecoturismo: desfrute do paraíso costa-riquenho

Com destaque para o ecoturismo, o país recebe mais de dois milhões de visitantes por ano


postado em 28/04/2018 10:00 / atualizado em 25/04/2018 17:28

Vulcões, rios, cachoeiras e praias podem ser encontradas por toda a Rússia, tornando o local um paraíso para praticantes de esportes como trilhas, caminhadas, mergulho, surf, snorkel, tirolesa, cavalgada, rafting, escalada, canoagem e ciclismo. A natureza é exuberante.

 

Parque Nacional Vulcão Tenório

(foto: Mike Baird/Flickr )
(foto: Mike Baird/Flickr )

Instalado na cordilheira vulcânica de Guanacaste e cercado por florestas está o Vulcão Tenório, com 6.289 pés acima do nível do mar. Dentro do parque fica o Rio Celeste, uma das paisagens locais mais encantadoras. Diz a lenda que foi ali onde Deus lavou seus pincéis após pintar o céu, dando à água uma coloração única. O parque funciona todos os dias com entrada das 8h às 14h, e saída até às 16h.

Parque Nacional Vulcão do Arenal
(foto: Wikipedia/domínio público )
(foto: Wikipedia/domínio público )

Uma das principais atrações do país, o Vulcão Arenal fica no distrito de La Fortuna em Alajuela. Com mais de 1.600 metros de altura, o vulcão é ativo e consideravelmente jovem. Dentro do parque também existem águas termais e cachoeiras, vale a pena conferir. O parque funciona todos os dias das 8h às 16h.

Irazú Volcano National Park
(foto: american_rugbier/Flickr )
(foto: american_rugbier/Flickr )

Área protegida próxima a Cartago, o Irazú que significa montanha do trovão, ergue-se a 3.432 metros acima do nível do mar. Maior vulcão ativo da Costa Rica, o Irazú já teve ataques de fúria violentos em 1963, hoje uma de suas crateras estampa cartões-postais de todo o país. Uma das paisagens mais bonitas, a cratera principal tem no fundo um lago verde-esmeralda. Existem também outras quatro crateras que permitem visitação. O parque funciona todos os dias das 8h às 15:30h.

Ilha dos Cocos Parque Nacional
(foto: T2inSF/Flickr )
(foto: T2inSF/Flickr )

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco por sua beleza e biodiversidade, o parque é literalmente uma ilha. Nomeada por causa dos coqueiros que enfeitam as praias, a água azul-turquesa é extremamente clara, o que facilita a observação da vida marinha, além de proporcionar um cenário incrível. O parque também tem várias cachoeiras e cavernas.

 

Ballena National Park Marinho

(foto: Aerial Media Costa Rica/Flickr )
(foto: Aerial Media Costa Rica/Flickr )

Esse é o local favorito das baleias jubarte e de várias espécies de golfinhos. Em certas épocas do ano, o parque se torna um palco natural para o show desse animais quando saem da água. Aproveite para desfrutar também as praias e as atividades dentro da mata. O parque funciona de segunda a domingo, das 7h às 16h.

Parque Nacional da Barra Honda

(foto: Mario Wong/Flickr)
(foto: Mario Wong/Flickr)

A noroeste de Nicoya está o Parque Nacional da Barra Honda, que protege um importante recurso geológico, um sistema de cavernas com formações de estalactites e estalagmites. O Pico da Barra Honda é formado por antigos recifes de corais que foram empurrados por falhas tectônicas. A caverna do Terciopelo é aberta ao público, proporcionando um visual incrível e inusitado. O Parque é aberto das 8h às 16h, as visitas às cavernas são das 8h às 14h todos os dias do ano.

 

Ilha Quiribi

(foto: Rodrigo Arangua/AFP )
(foto: Rodrigo Arangua/AFP )

A poucos quilômetros de Puerto Limón está a Ilha Quiribi, que pode ser alcançada através da costa. Paisagens exuberantes próprias da floresta tropical aguardam turistas.

 

Puerto Viejo

(foto: Wikimedia commons/domínio público )
(foto: Wikimedia commons/domínio público )

Pedacinho jamaicano dentro da Costa Rica, Puerto Viejo vai te proporcionar todas as sensações de seu lema, “pura vida”. Localizado a extremo sul do país, em Limón, o local carrega a cultura rastafari, tendo a melodia do reggae e os rastas como principal característica. Não existem grandes construções e o vilarejo é relativamente simples. O que chama atenção dos visitantes são as praias paradisíacas, como a Playa Negra, famosa pelo areal negro, e também bastante procurada pelos surfistas. Playa Cocles e Punta Uva, com mar esmeralda e transparente também são bastante requisitadas.

 

Na torcida

  • Brasil x Costa Rica — 22 de junho — em São Petersburgo.
  • Mais informações sobre turismo na Costa Rica: www.visitcostarica.com

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade