Carlos Altman
postado em 07/05/2018 10:00
Quando se pensa em viajar para Monte Carlo, quatro palavras traduzem o jeito de viver da charmosa cidade do Principado de Mônaco: glamour, luxo, arte e Mediterrâneo. Não por acaso a primeira dessas palavras sempre esteve associada ao país localizado na Cote d;Azur. Reduto dos milionários e da realeza, o segundo menor país do mundo, atrás apenas do Vaticano, é puro charme. Sem deixar de lado o status de requinte conquistado desde a época do casamento da atriz Grace Kelly com o príncipe Rainer III, Mônaco decidiu investir em uma nova vertente do glamour ; a da sustentabilidade.
[SAIBAMAIS]
A meta daqui para frente é adotar uma filosofia responsável e atitude positiva no mundo. Com isso, a inclusão de práticas que respeitam o meio ambiente passam a ser um chamariz para atrair mais turistas. O país que quer se tornar referência em destino verde não somente para a Europa tem apenas dois quilômetros quadrados e 38 mil habitantes, mas recebe a mesma quantidade de turistas que o Brasil .
A diretora de comunicação do escritório de turismo de Mônaco, Corinne Kiabski, explicou o novo ;mantra; de turismo verde do Principado. ;A preocupação com a sustentabilidade não é de agora. Desde a década de 1980, o príncipe Alberto II está envolvido com essa causa e com o turismo responsável. Estamos de olho na ;geração millenium;, formada por jovens preocupados com meio ambiente. Esta é uma oportunidade de saber conversar com esses cidadãos preocupados com o futuro do planeta e atraí-los para cá;, afirma a diretora.
F-1 elétrica
Monte Carlo é muito mais que o cassino luxuoso, a corrida da F-1 e o reduto dos bilionários. De acordo com Corinne, a realeza quer ;vender; uma nova imagem do país. ;O futuro do luxo é a sustentabilidade. Tanto que esse slogan, na verdade, é a mensagem que estamos divulgando: Green is a new glam (Verde é o novo glamour) Queremos ser exemplo não apenas na Europa. Hoje, a cidade investe em veículos públicos e de aluguéis elétricos. A energia limpa também pode ser encontrada em bicicletas compartilhadas e, também, em barcos que fazem passeios pela região. O investimento em energia solar cresce a cada ano ; tanto que vários prédios públicos e particulares utilizam placas receptoras solares tanto para geração de energia quanto para aquecimento dos edifícios.
O piloto brasileiro Ayrton Senna era conhecido como Rei de Mônaco por conta dos vários títulos conquistados no circuito urbano do Principado. A famosa competição esportiva, que há anos faz parte do calendário turístico do local, ganhou no ano passado uma versão com carros elétricos. ;A cada dois anos teremos essa competição verde, sempre, duas semanas antes da corrida tradicional;, informa Corine.
Gastronomia orgânica
A gastronomia utilizando produtos orgânicos ganha força nos restaurantes e entre os moradores. Além do toque da escola francesa, os benefícios da alimentação saudável. ;O assunto ganhou até reconhecimento do príncipe Albert II. Há quatro anos, a empreendedora Jessica Sbaraglia criou a startup Terre de Monaco. Ela teve a ideia de criar oásis verdes nos tetos, sacadas e terraços dos imóveis do Principado. A empreendedora cuida e mantém hortas específicas para áreas pequenas de acordo com a necessidade dos clientes. O serviço é oferecido tanto para pessoas físicas quanto hotéis, restaurantes e outras organizações;, observa Corinne. E acrescenta: ;Queremos incentivar essa gastronomia e atrair amantes da alimentação sem uso de agrotóxicos ou conservantes. A horta orgânica, no próprio restaurante, é garantia de o cliente consumir um alimento saudável;, destaca.