Turismo

No campo adversário, brasileiros que vivem em Belgrado

Morar fora do Brasil é o sonho de muita gente. brasileiros moradores da capital da Sérvia, aprenderam a gostar do país, mas na disputa pelo futebol, o coração é verde e amarelo

Victória Fernandes*
postado em 17/05/2018 10:00

Morar fora do Brasil é o sonho de muita gente. brasileiros moradores da capital da Sérvia, aprenderam a gostar do país, mas na disputa pelo futebol, o coração é verde e amarelo

Thiago Ferreira, 26, e Roger Vagliano, 29, deixaram o Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente, para se mudar para a Sérvia. Com pensamentos parecidos, os jovens se conheceram no país, quando se identificaram não apenas pelo amor à Sérvia, mas como pela paixão que sentiam por duas moças do país europeu, motivo inicial pelo qual se mudaram. Hoje, os amigos administram a agência turística Talas Travel, e as redes sociais do Bem Vindo à Sérvia, onde compartilham informações sobre o país, no que chamam de turismo receptivo.

Roger, que era servidor público e graduando em direito no Brasil, decidiu largar tudo e mudar de vida. Envolvido com organizações de intercâmbio desde 2010, ele disponibilizava um cômodo de sua casa, em Minas Gerais, para intercambistas. ;Entre as pessoas que hospedei, estavam três meninas sérvias. Nos tornamos amigos e os relatos delas sobre o país atiçaram minha curiosidade sobre a Sérvia.; Movido pela curiosidade e pela paixonite por uma dessas meninas, Roger decidiu conhecer o país. ;Fui para lá em 2013 pela primeira vez e mais uma vez após isso. Na terceira vez, decidi largar tudo e mudar de vez.; Hoje após três anos morando no país, Roger relata estar muito feliz. ;A Sérvia me surpreendeu muito, não apenas pela estrutura como também pelo povo, que é extremamente aberto e caloroso. Estou muito feliz e não me arrependi.;

Thiago e Roger têm histórias semelhantes: se apaixonaram por jovens sérvias e pelo país


Já Thiago viajou para o país pela primeira em 2010. ;Conheci uma moça sérvia através do meu canal no Youtube, e após quase dois anos, resolvi viajar para conhecê-la.; Chegando na Sérvia, Thiago se apaixonou tanto pela moça, quanto pelo país. Um ano depois, percebendo a falta de informações sobre o país, iniciou o blog Bem Vindo à Sérvia, onde escrevia sobre sua experiência. Em 2012, Tiago resolveu mudar-se para Belgrado. ;No fim do mesmo ano comecei a organizar grupos de brasileiros para viajar dentro da Sérvia, com o intuito de conhecer o país. Mais tarde, em 2014, abrimos oficialmente a Talas Travel, para que brasileiros e pessoas do mundo inteiro possam conhecer a Sérvia e se apaixonar como nós nos apaixonamos; conta.

Segundo eles, a viagem é autêntica e cheia de surpresas. ;Ninguém sabe exatamente o que esperar da Sérvia.; conta Tiago, que enxerga a Sérvia como um país em expansão. ;A economia ainda está se recuperando do período de guerras nos anos 90, mas que está num caminho rumo à prosperidade. É um país que vem chamando a atenção no mapa dos destinos turísticos mundiais por sua autenticidade e por ser um destino seguro e novo.; Para ele, a Sérvia não é igual aos países clichês que todos estão acostumados a ver na Europa. ;É um país legal para se visitar agora, porque daqui a alguns anos já vai estar dominado pelo turismo de massa; conta.

Descoberta de sabores

Parte do processo de fabricação da rakija


A gastronomia sérvia é uma experiência que o turista não pode deixar de ter. Apesar de nomes impronunciáveis, os ingredientes lembram alguns quitutes da cozinha brasileira e mundial.

Quando se trata da culinária sérvia, alguns itens são lembrados, como a pljeskavica, uma espécie de hambúrguer. O burek, uma massa recheada. A palacinka, que se parece com uma panqueca doce e o ajvar, que é uma pasta apimentada. Mas, o que existe de mais tradicional é a rakija, um tipo de conhaque, que é a bebida oficial da península balcânica.

A palavra rakija vem de do árabe ;al-rak;, que significa transpiração. Levada para a Sérvia pelos turcos, inicialmente essa bebida era consumida para fins terapêuticos, mas quando o país enfrentou um problema com a produção de vinho, ela passou a ser utilizada para outros fins.

A rakija é uma bebida tradicional sérvia, feita com frutas e geralmente destilada em casa


A bebida é produzida a partir de diversas frutas, principalmente ameixa, e costuma ser destilada em casa, contendo 40% de teor alcoólico. Comum nas residências sérvias, ela pode conter variações de acordo com a família que o fabrica, podendo ser batizada com canela ou outras especiarias, detalhes que a torna única.


Torcida organizada
Em decorrência da Copa do Mundo, o número de viagens para a Rússia cresce, sendo o destino no exterior mais reservado por brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo buscado de viagens Brooking, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre as nacionalidades que visitarão o país de junho a julho.



Serviço

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação