Turismo

Cenários de cartão-postal, São Gonçalo do Rio das Pedras

Quem gosta de degustar a boa cozinha mineira pode unir dois prazeres em São Gonçalo do Rio das Pedras. Aproveite o festival de tira-gostos, e conheça as belezas da cidade e dos arredores, como a histórica Diamantina

Elizabeth Colares/Estado de Minas
postado em 18/05/2018 10:00

São Gonçalo é cercada pela Serra do Espinhaço. Clima de montanha abre o apetite para as delícias mineiras

No próximo mês, o Festival de Tira-gostos toma conta das ruas e bares de São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro (MG). Serão oferecidas delícias variadas, tira-gostos especiais e a tradicional cachaça serrana, ao som da boa música. Então, que tal aproveitar a data e se programar para visitar a cidade num desses fins de semana de junho? A 760 quilômetros de Brasília pela BR 0-40, a cidade de menos de 2 mil moradores recebe o turista de braços abertos e encanta pela simplicidade de seu povo.


Situado no Alto do Jequitinhonha, São Gonçalo do Rio das Pedras faz parte da rota da Estrada Real e oferece como principais atrações a Igreja Matriz de São Gonçalo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e algumas cachoeiras, com destaque para a do Comércio. Caso queira, o viajante pode se hospedar em Diamantina, a 35 quilômetros de distância. Aliás, ótima opção para curtir uma cidade a mais. Cortado pelo Rio das Pedras e cercado pela Serra do Espinhaço, tem natureza exuberante, formando o cenário perfeito com as casas coloniais. Para quem gosta de sentir um pouco a vida no interior mineiro e ainda descansar a alma, não há nada melhor.

O povoado data do século 18 e faz parte da mesma história de Diamantina e Serro, locais que eram populares pela exploração de pedras preciosas. Diferentemente das vizinhas, São Gonçalo do Rio das Pedras se mantém até hoje como um pequeno povoado, com vacas andando em meio às ruas, moradores sentados na porta das casas e o maravilhoso cheiro de comida caseira saindo pelas janelas, além do delicioso cafezinho.


Festival

São Gonçalo já é conhecida pelo Festival De-tira-em-tira, atração que incrementa o turismo com iguarias típicas, que vão desde a linguiça caseira com tiras de banana, passando pelos rolinhos de taioba ao molho de jabuticaba, ao cupim recheado, o delicioso frango com mandioca e alecrim e outras surpresas de sabores que encantam quem participa. ;Trabalhamos com a cozinha da terra, utilizando produtos típicos do cerrado;, conta Cleide Greco, organizadora do evento, que chega à sua 9; edição e já virou parte do calendário de festas típicas mineiras.

No festival há apresentações culturais com grupos folclóricos


Este ano, cinco estabelecimentos vão participar da festa, que será de 9 a 16 de junho, e movimenta toda a cidade. Bar do Pescoço, Bar do Ademil, Bar Desembarque Real, Restaurante Trapiche e Restaurante da Jovelina. Eles desenvolvem tira-gostos especialmente para o festival, utilizando ingredientes da culinária regional e local. Sem a sofisticação de chefs e com a criatividade dos cozinheiros locais, conhecedores da mais tradicional cozinha mineira ; dos sabores das ervas ao uso de elementos do cerrado ;, os tira-gostos surgem com sabores inusitados. E, para acompanhar, uma deliciosa cachacinha da região e aquela cervejinha gelada.


Fé e águas límpidas

Quem gosta de degustar a boa cozinha mineira pode unir dois prazeres em São Gonçalo do Rio das Pedras. Aproveite o festival de tira-gostos, e conheça as belezas da cidade e dos arredores, como a histórica Diamantina


Água límpida e cristalina é o que não falta na região, onde nasce o Rio Jequitinhonha. O próprio Rio das Pedras forma uma cachoeira no Centro da cidade, a Cachoeira do Comércio, que fica no fim da Rua da Cachoeira. A descida até o poço é curta e muito íngreme e a vista é encoberta pela mata galeria. É muito procurada por amantes dos esportes radicais para a prática do rapel. Já a Cachoeira da Rapadura revela uma visão única, já que diversas quedas d;água brotam da Pedra da Rapadura, formando vários poços. A cidade conta ainda com as cachoeiras da Grota Seca, do Retiro, do Pacu e do Cadete, e outas belezas naturais como a Serra e Pico do Raio e cachoeiras subterrâneas.

Matriz de São Gonçalo fascina os visitantes por conservar o estilo das construções barrocas do século 18 e estar rodeada de frondosas árvores


Ao visitar São Gonçalo, os turistas não podem deixar de apreciar o trabalho desenvolvido pelos artesãos, além dos saborosos doces caseiros da região. Outro importante atrativo do local são as festas religiosas, que reúnem população e turistas em excelentes comemorações. Um dos destaques é a Matriz de São Gonçalo, que fascina os visitantes por conservar o estilo das construções barrocas do século 18. A edificação se encontra no topo de uma colina com adro gramado, tendo à frente do monumento um cruzeiro em madeira. Foi construída em 1787, ampliada em 1864 e reconstruída em 1934, segundo placa informativa no local. No forro da capela-mor encontra-se uma bela pintura com a representação de São Gonçalo, em estilo que marca a transição entre o barroco e o rococó. Já a Igreja do Rosário é mais nova, mas traz traços do período colonial também.

Quem gosta de degustar a boa cozinha mineira pode unir dois prazeres em São Gonçalo do Rio das Pedras. Aproveite o festival de tira-gostos, e conheça as belezas da cidade e dos arredores, como a histórica Diamantina

Tradicionais pontos de encontros dos moradores, a Praça do Comércio, na esquina das ruas do Comércio e da Cachoeira, e o Largo da Praça Antônio Félix, que abriga a matriz, têm vários bancos de madeira em meio a frondosas árvores. Ótimos lugares para uma parada para descansar debaixo das sombras e conversar um pouco com os nativos.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Cachoeira do Comércio ficam no centro da cidade


Onde ficar

Pousadas parceiras do Festival de Tira-gostos

Pousada do Pequi
(38) 3541-6100

Pousada Refúgio 5 Amigos
(38) 3541-6037

Pousada Fundo de Quintal
(38) 3541-6076

Pousada Recanto das Pedras
(38) 3541-6023

Pousada Mirante do Vale
(38) 3541-6165

Há também a opção de alugar uma das várias casas disponíveis para temporada

Serviço

Mais informações

(38) 98813-7140, (31) 99338-9573 (WhatsApp)
cleide.greco@gmail.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação