Publicidade

Correio Braziliense PORTUGAL

Todos os anos cresce o número de brasileiros no centro lusitano

Rica em história, com gastronomia única e belos monumentos, também atrai desportistas


postado em 25/05/2018 10:00

(foto: Wikimedia-Commons/Divulgação)
(foto: Wikimedia-Commons/Divulgação)


No ano passado, Portugal foi eleito o melhor destino turístico do mundo no World Travel Awards, o “Oscar do turismo” mundial. O prêmio reafirmou os esforços do país lusitano com investimentos pesados na divulgação de seus destinos e na melhoria das opções de hospedagens em suas charmosas cidades. Nos últimos anos, foi possível acompanhar um crescimento exponencial do turismo de norte a sul do país do poeta Fernando Pessoa, principalmente na região central, onde ficam as cidades de Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantas outras. E a prova disso está nos números.

Segundo dados preliminares divulgados em 2017 pelo Instituto Nacional de Estatística de Portugal, os hotéis e pousadas da região receberam mais de três milhões de hóspedes, que geraram 5,6 milhões de pernoites, o que corresponde a um aumento de 13,2% e 14,2%, respectivamente, face ao ano anterior.

O histórico Forte de Nazaré, na praia dos surfistas: altas ondas
O histórico Forte de Nazaré, na praia dos surfistas: altas ondas


Fátima: o Santuário dedicado a Nossa Senhora atrai peregrinos(foto: Francisco Conde/Santuário de Fátima/Divulgação)
Fátima: o Santuário dedicado a Nossa Senhora atrai peregrinos (foto: Francisco Conde/Santuário de Fátima/Divulgação)


“A diversidade do centro de Portugal é o ponto forte da região. Sua faixa litorânea diferenciada, cidades que carregam um enorme patrimônio histórico e uma gastronomia única são alguns dos fatores que atraem cada vez mais os turistas para nossas cidades”, explica Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal.

O mercado estrangeiro continua a ser o grande impulsionador do crescimento turístico do país lusitano, e os turistas brasileiros foram os que mais visitaram as cidades da região central de Portugal, representando crescimento de 43,2% em relação ao ano anterior. Já o aumento de pernoites foi de 40% em 2017, em comparação à mesma análise feita em 2016. “É notável o crescimento nos pernoites e no número de visitantes e tal fato reflete-se, naturalmente, de forma muito positiva nas receitas, além de mostrar nossa vocação nata ao turismo”, completa Pedro Machado.

Óbidos: cidade medieval cercada por muralhas
Óbidos: cidade medieval cercada por muralhas


Em Tomar, o Convento dos cavaleiros da Ordem dos Templários
Em Tomar, o Convento dos cavaleiros da Ordem dos Templários

Patrimônios    

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares. Suas belezas se estendem por todo o território — ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom do bem-receber. O Centro de Portugal tem inúmeros patrimônios da Unesco, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. Confira os destinos encantadores: Aveiro, conhecida como a Veneza portuguesa; Óbidos, a cidade feudal cercada pelos muros; Nazaré promove uma das etapas do Campeonato Mundial de Surfe por conta de suas ondas gigantes. Fátima é destino certo para os devotos do turismo religioso.

E, para quem busca história e tradição, algumas cidades dessa região receberam o título de patrimônio da humanidade: Coimbra, o conjunto arquitetônico da Universidade de Coimbra — Alta e Sofia recebeu o título da Unesco em 2013; em Batalha, o destaque é o Mosteiro dos Dominicanos, construído em 1385; e, para finalizar, a cidade de Tomar, onde fica o Convento dos Cavaleiros da Ordem dos Templários. Não deixe de incluir essa belíssima região em sua próxima viagem a Portugal.

  • Para mais informações, visite www.centerofportugal.com

 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade