Turismo

Cachoeiras, clima de montanha, artistas e amantes da natureza

Uma vibe que atrai espiritualistas, a mineira São Tomé das Letras é um bom destino para "lavar a alma" e repor as energias

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 30/05/2018 10:00

Uma vibe que atrai espiritualistas, a mineira São Tomé das Letras é um bom destino para

Pouco mais de 800 quilômetros separam Brasília da mítica São Tomé das Letras. Seguindo pelas BRs 040 e 354, a 1.440 metros acima do nível do mar, a cidade com cerca de 7 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no censo 2010, atrai espiritualistas, místicos e cientistas que acreditam que o município é um dos sete pontos energéticos da Terra. Não por acaso, muitos dos que a visitam decidem ficar e aproveitar a energia e todas as atrações da natureza .

Cachoeira da Lua é uma das atrações da cidade

A igreja matriz foi erguida ao lado da gruta
Reza a lenda que inspirou o nome da cidade que no século 18 um escravo teria encontrado uma imagem do santo (que foi roubada da igreja em 1991) em uma gruta, e uma carta muito bem escrita ; o que seria impossível a João Antão, que era analfabeto. O dono do escravo, então, teria mandado erguer uma igreja ao lado da gruta, onde foram descobertas inscrições rupestres ; as chamadas letras. Quem quiser repor as energias pode aproveitar as dicas do Turismo e visitar os principais pontos da cidade.

ONDE IR


Parque Municipal Antônio Rosa

O parque, que tem o chão todo de pedra, abriga quatro atrativos turísticos, um ao lado do outro.

Pedra da Bruxa
A pedra tem o formato do rosto de uma bruxa e, lá de cima, tem vista linda da cidade e das montanhas.

Cruzeiro
Foi construído no período colonial e até hoje as encenações da semana santa ocorrem lá.

Praça Terapia do Pensamento
Lá, você tem que construir sua pirâmide de pedra e fazer um desejo. Reza a lenda que quando outra pessoa derrubar sua pirâmide, seus desejos serão realizados.

Casa da Pirâmide
É o ponto turístico mais visitado de São Thomé das Letras. No pôr do sol, muitas pessoas se reúnem para apreciar o espetáculo.

Vale das Borboletas
Fica a 3 quilômetros do Centro. A caminhada do estacionamento até a cachoeira é de 100 metros, bem fácil de chegar. E a entrada é gratuita. Como o próprio nome diz, o lugar é cheio de borboletas.

Igreja Matriz de São Thomé
Foi construída em 1785 e fica na Praça Barão de Alfenas.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
O início das obras foi em 1833, mas, com a revolta dos escravos, ela só foi finalizada em 1999. Como a maioria das construções da cidade, ela foi feita com a pedra São Thomé, sem o uso de argamassa, encaixadas umas nas outras.

Gruta de São Thomé
Local onde foi encontrada a imagem de São Thomé, que deu nome à cidade. Como tinha também uma pintura rupestre, ficou São Thomé das Letras.

ONDE COMER

Cafeteria Mineiroca

Essa cafeteria é linda, tem café passado na hora no coador de pano e uma torta de banana deliciosa.

Restaurante O Alquimista
Esse é o melhor restaurante da cidade. Experimente um baião mineiro que é de outro mundo!

ONDE FICAR

Pousada Antares
Fica no centrinho da cidade, ao lado da igreja matriz, e dá para fazer quase tudo a pé.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação