Turismo

Tranquilidade capixaba, O ritmo das ondas de Ubu embala o clima da cidade

A praia abriga uma antiga vila de pescadores bem tranquila e tem sua orla de areias claras sombreada por castanheiras

Augusto Pio - Especial para o Correio
postado em 31/05/2018 10:00

A praia abriga uma antiga vila de pescadores bem tranquila e tem sua orla de areias claras sombreada por castanheiras


Aqueles que gostam de uma praia tranquila não podem deixar de dar um pulo até o Espírito Santo e se deliciar com as belezas de Ubu (Leia para saber mais). Localizada no município de Anchieta, no Sul do estado, Ubu é conhecida como uma das praias urbanizadas mais calmas da região e ótima pedida para quem não gosta de lugares agitados, mas que não dispensa um bom conforto. Além disso, tem extensa faixa de areia dourada, mar azul de águas limpas e poucas ondas, recomendada para famílias com crianças. A água é um pouco fria, mas logo o banhista se acostuma. Além disso, a orla conta com toda uma estrutura de pousadas, restaurantes e lojas. E o melhor: dá para ir num sexta-feira e voltar no domingo ou, melhor, num feriado prolongado.

A praia abriga uma antiga vila de pescadores bem tranquila e tem sua orla de areias claras sombreada por castanheiras
A praia abriga uma antiga vila de pescadores bem tranquila e tem sua orla de areias claras sombreada por castanheiras, onde a atração é uma fonte de água doce, além do mar calmo de diferentes tons entre o azul e o verde, que completam o exuberante cenário paradisíaco. É bem extensa e de onde se tem uma vista interessante da cidade. A infraestrutura também é boa, com restaurantes servindo uma boa comida, e cardápio trazendo iguarias deliciosas, como frutos do mar, além de preços razoáveis. Há também os quiosques que oferecem boa diversidade de tira-gostos. Para dormir, existem boas pousadas próximas à praia. Vale a pena chegar cedo para pegar a maré mais baixa, pois as rochas, nas extremidades da praia, formam lindas e pequenas piscinas naturais.

A queda

Há duas versões para a origem do curioso nome da praia de Ubu. A mais simples delas é a de que o nome foi atribuído por causa das frutas do umbuzeiro, o umbu (também conhecido como imbuzeiro), já que a região tinha muitas árvores. Em tupi-guarani, Ubu significa ;queda;. Uma lenda contada por gerações diz que o corpo do beato padre José de Anchieta era conduzido pelos índios para ser sepultado em Vitória, na capital do estado, quando o deixaram cair naquele local. Os índios teriam gritado ;Aba, ubu;, que significa ;o padre caiu;. E o nome ficou.

Mergulho

A areia é limpa e as águas são calmas e seguras, perfeitas para a diversão em família

Entre as opções de lazer e diversão desse santuário ecológico estão o mergulho, os passeios de barco, os esportes náuticos e as tradicionais pescarias. A ótima infraestrutura da Praia de Ubu e as charmosas opções de hospedagem contribuem para tornar esse roteiro turístico repleto de belezas naturais, inesquecível, fazendo o passeio valer a pena.

Para aqueles que buscam a prática de mergulho, é possível aproveitar os corais e pedras localizados nas extremidades da praia, e o mesmo serve também para quem deseja praticar o esporte da pesca. Durante épocas de verão e feriados é mais complicado encontrar vagas para estacionar, ou mesmo transitar de veículo no local. Durante os fins de tardes, duas boas opções são a caminhada no calçadão ou uma volta de bicicleta para perder umas calorias. Para os surfistas, há também locais para locação de pranchas, com preços razoáveis. É também um bom local para se praticar o stand up paddle (surf com remo ou remo em pé), principalmente para os iniciantes, pois as ondas são tranquilas.

Para o interessado em conhecer Ubu, é bom saber que o vilarejo ainda consegue se manter quase como em suas origens, com uma ruazinha tranquila, que beira as águas prateadas, sombreadas por árvores de longa data. A areia é agradável, limpa e, felizmente, a orla é livre do temível esgoto. A quantidade de pássaros que povoa o local também é admirável, além dos barquinhos na linha do horizonte, que bailam sobre as tranquilas e calmas ondas do oceano atlântico.

Delícias

A praia abriga uma antiga vila de pescadores bem tranquila e tem sua orla de areias claras sombreada por castanheiras

Para degustar uma boa comida, principalmente se for uma boa moqueca capixaba, é recomendado o Restaurante do Garcia, uma das boas opções, sem dúvida. Além da moqueca do Garcia, há também na região a Pizzaria Manjericão, o Orquídea Café, o Gaeta, o Cantinho do Curuca, o Recanto da Zezé, o Saborear e o Tutti Buoni, entre vários outros.

Os quiosques oferecem mesas, cadeiras e guarda-sol. O do Pepê é uma ótima pedida, pois tem bons petiscos e oferece atendimento de qualidade. Para se hospedar, o Hotel Pontal de Ubu é boa opção. Localizado em um lugar mais alto, de onde se tem uma linda vista, tem acesso à praia por uma trilha agradável de se fazer.

Onde ficar

Para se ter uma ideia de localização, Ubu fica bem pertinho de Castelhanos, uma vez que as duas praias pertencem ao município de Anchieta, que fica a 1.300km de Brasília seguindo pelas BRs 040 e 356, a 456 quilômetros do Rio de Janeiro e a 878 quilômetros de São Paulo. Além do Hotel Pontal de Ubu, a praia oferece opções de hospedagem como o Meaípe, da Léa, Hotur, Atlântico Guarapari, Bristol Guarapari Residence, Aquário, Swiss Hotel Mini Resort International e Quatro Estações. A Pousada Aconchego, Pau-Brasil, da Mata, das Flores e da Tina, também são boas opções de hospedagem. (AGP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação