Turismo

Liberdade para conectar, aplicativos ajudam a economizar na viagem

postado em 21/06/2018 10:00

Entre os cuidados com a preparação da viagem, muitos se esquecem de checar o plano de celular. Para evitar surpresas com cobranças adicionais, o diretor comercial da Regional Sudeste da TIM Brasil, Bruno Vasconcellos, assegura que é possível viajar e aproveitar sem ter dor de cabeças com a conta. Uma das primeira providências é confirmar se a linha tem o serviço de roaming ativo. Para passeios nacionais, a dica é acompanhar o consumo de dados e ficar atento a cobranças adicionais. Os usuários da telefonia móvel têm acesso a diversos aplicativos ; incluindo redes sociais ; sem desconto da franquia, permitindo compartilhar os melhores momentos sem se preocupar com os gastos.

Para utilizar os serviços no exterior, confira as regras do roaming internacional. Hoje, existem pacotes em conta que possibilitam o uso de dados e voz no exterior. A preocupação com o roaming é frequente quando se trata de viagens internacionais. O usuário pode pesquisar quais as alternativas que se adequam ao seu perfil e evitar aborrecimentos.

Acompanhar o consumo é uma boa dica para não se surpreender com a conta. Para evitar atingir a franquia de dados do plano, é importante acompanhar o consumo e evitar usos desnecessários, que possam ocasionar o fim da internet no smartphone ou necessidade de contratação de um pacote adicional. Desabilitar a atualização automática de aplicativos, que consomem dados sem perceber, é uma boa forma de economizar.

Para evitar imprevistos, é preciso estar atento ao uso de dados para ouvir músicas ou jogos no smartphone. Seja em viagens internacionais, seja em nacionais com franquia de dados excedidas, o cliente deve dedicar um tempo para baixar as músicas antes da viagem, com o objetivo de ouvi-las no modo off-line, e evitar jogos que precisem realizar download durante o uso.

Existem aplicativos de compressão de dados que permitem diminuir o tamanho de imagens e vídeos, ajudando no compartilhamento e postagem dos conteúdos. Há também ferramentas que permitem ao usuário identificar quando o roaming está em uso e admite o bloqueio de alguns aplicativos para só funcionar com o Wi-Fi.

Nem todos sabem, mas há navegadores em que é possível utilizar menos dados do que outros. Com menos megabytes, a navegação terá mais velocidade e economia na franquia de dados contratada. Alguns também permitem que suas páginas sejam carregadas em um local conectado e fiquem salvas para leitura off-line. Se o objetivo for economizar e não houver necessidade de usar dados ou voz em viagens internacionais, o usuário deve manter o aparelho em modo avião durante o tempo que estiver no exterior.

Localização

Uma boa opção para quem quer utilizar mapas ou aplicativos para auxiliar na localização, mas não deseja gastar seu pacote de dados ou depender de wi-fi, são as ferramentas de localização e navegação que funcionam sem internet. Existem também plataformas que informam sobre linhas de metrô na Europa e Estados Unidos. Há opções, ainda, que fornecem localização geográfica detalhada, exigindo conexão apenas para download do mapa.

[FOTO3]

Um dos aplicativos gratuitos de locomoção é o Here WeGo. Além de funcionar como um mapa offline e ajudar a andar pelas cidades com o GPS, traçando rotas a pé, de carro, transporte público, ainda indica pontos de interesse como passeios e guias, caixa eletrônicos, restaurantes, hotéis, farmácias, pontos de táxi e horários de ônibus.

De acordo com o gerente sênior de produto da HERE Technologies Vinícius Ferreira, o aplicativo ;tem um roteamento inteligente com inúmeras opções para chegar ao destino indicado. Após escolher o destino, o usuário recebe as indicações de como ir de carro, bicicleta, ônibus, táxi ou a pé. Tudo isso sem precisar de conexão com a internet ou consumir o plano de dados do usuário;,

O Here WeGo possui diversas ferramentas para ajudar o usuário a se localizar com navegação ponto a ponto, indicações de locais de interesse e horários de transporte público. Uma das principais características é a sua possibilidade de navegação off-line e utilização em todo o mundo por meio de downloads dos mapas dos países ou cidades que o usuário deseja conhecer.

Fique ligado

O aplicativo Here We Go está disponível gratuitamente para Android e IOS nos links:

Android https://play.google.com/store/apps/detailsid?=com.here.app.maps=pt_BR

iOS https://itunes.apple.com/br/app/here-wego/id955837609mt?=8

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação