Jornal Correio Braziliense

Turismo

Descoberta gastronômica, veja dicas de restaurantes no Rio

Os apreciadores da boa comida ficarão satisfeitos com os três restaurantes que funcionam no Copacabana Palace. A vista para a piscina de borda infinita e a brisa marítima, acompanhadas de bons vinhos e das criações do chefs, são inesquecíveis



Novo Pérgula

Repaginado em 2017, o restaurante que existe desde os primórdios do hotel, ganhou um ar mais intimista e um cardápio assinado pelo chef paulistano Filipe Rizzato. Ele, que viajou o mundo e já serviu até a cantora Beyoncé, criou para a ocasião um menu leve e cheio de brasilidades. A meia-luz, com vista para a piscina e para a praia, o restaurante ganhou também uma ;;show kitchen;;, onde os frequentadores podem interagir com o chef e acompanhar como são feitas as finalizações dos pratos. Em frente à cozinha fica a ;;family table;;, uma mesa de madeira que acomoda oito pessoas, que dará a sensação de jantar na casa de amigos, mas com todo o requinte do restaurante.


Cipriani

Diga-se de passagem, é o mais luxuoso dos restaurantes do Copa, e também um dos melhores do Rio. Com seu ar retrô, bar e piano, o restaurante foi nomeado em homenagem a um dos mais importantes restaurantes de Veneza, e em terras brasileiras, serve o melhor da gastronomia italiana. O cardápio é uma criação do chef também italiano, Nello Cassesse, eleito chef revelação em 2017 e 2018 pelo Comer & Beber. Seguindo uma linha de legumes frescos, massas de fermentação própria, azeites, carnes, pescados e sorvetes batidos à mão, a deliciosa sequência de pratos passeia por todas as regiões da Itália.

Das experiências exclusivas oferecidas pelo restaurante, se destaca a Mesa do Chef, que é a oportunidade de jantar no coração da cozinha, interagindo com o Chef e observando o preparo dos pratos e a dinâmica na cozinha. O chef é um show à parte, sisudo, sorri apenas com o canto da boca ao receber elogios pela comida. A experiência é harmonizada com uma seleção finíssima de vinhos italianos.


Mee

Em contrapartida aos outros dois restaurantes, o Mee veio para os aventureiros culinários e amantes da gastronomia asiática. Um dos primeiros restaurantes latinos a ser premiado pelo Guia Michelin, o Mee conta com um cardápio versátil, assinado pelos chefs Ken Hom e Kazuo Harada. Um verdadeiro passeio pela ásia, os chefs trazem pratos da Tailândia, Camboja, Malásia, Singapura, Coreia, Vietnã, China e Japão.

Mais despojado e agitado que os vizinhos, cada mordida é uma aventura. Os visitantes podem se deliciar com a apresentação criativa e inusitada dos pratos, além de experimentar uma seleção com mais de 25 variedades de saquês importados do Japão.


Pool Bar

Sob um limoeiro e à beira da piscina, fica o novo Pool Bar do Copa. Comandado também pelo chef Nello Cassesse, o cardápio segue o conceito de sharing food, que são pratos mais despojados, pensados para comer-se em família, usando as próprias próprias mãos. Com pizzas e drinks refrescantes criados pelo barman e mixologista Rodrigo Mello, o Pool Bar certamente enriquece a experiência da piscina.

Os restaurantes são abertos ao público em geral, reservas podem ser feitas pelo site.

*Estagiária sob supervisão de Taís Braga