Turismo

Ao som da história: Festival Vale do Café atrai turistas de todo país

Festival Vale do Café leva a música instrumental a municípios do sul fluminense, numa região marcada pela tradição. Casarões centenários emolduram os shows

Marcelo Agner
postado em 15/07/2018 10:00

Salão com várias pessoas


Montanhas, bom clima ; com direito a um pouquinho de frio à noite ;, trilhas pela natureza, gastronomia e história. A menos de duas horas do Rio de Janeiro (há ônibus e as estradas são boas para quem optar pelo carro), o Vale do Café é uma excelente opção para os turistas que visitam a capital fluminense mas buscam programas alternativos às praias e botequins e podem arriscar uma viagem curta ; uma jornada parecida com a que centenas de brasilienses fazem nos fins de semana e feriados a Pirenópolis (GO). O Festival Vale do Café, entre 20 e 29 de julho, com uma programação de música instrumental, festas e diversas atividades, é uma oportunidade para o brasileiro mergulhar numa das mais interessantes regiões do interior do Brasil.

Localizada no sul fluminense, no Vale do Paraíba, perto da divisa com Minas Gerais, o Vale do Café engloba 15 municípios que entraram para a história do país. As fazendas da região, no século 19, produziram mais de 70% do café consumido e exportado. A riqueza atraiu nobres e empresários e provocou um boom econômico, colocando cidades como Vassouras, Valença e Barra do Piraí entre as mais importantes do Brasil à época, rivalizando em infraestrutura com a maioria das capitais. Mas a lavoura do café ruiu, migrou para São Paulo, Paraná e Minas e a decadência econômica se abateu sobre a região. Um longo período de estagnação veio a seguir.

Em busca de alterativas, empresários destes municípios apostam no turismo como principal saída. E há o que ver (e fazer) no Vale do Café. Os grandes casarões dos barões e viscondes estão abertos ao público, num passeio pelo Brasil do Império. São visitas que misturam história e diversão ; há guias especializados, apresentações teatrais sobre a época da escravidão, como na fazenda São Roque , e até a oportunidade de conhecer a Fazenda Aliança, que substituiu a monocultura cafeeira pela produção de orgânicos.

Monumento no meio da natureza


E são essas fazendas, a maioria bem preservadas, que emolduram o Festival Vale do Café. Artistas de renome no cenário instrumental brasileiro (ver programação) participam do evento. Entre os convidados, Marcel Powell, que apresentará o repertório do pai, Baden Powell, Turíbio Santos e Maria Haro, e o grupo Terno carioca. Muitos músicos ministrarão cursos e aulas para o público.

O turista que subir as montanhas rumo ao sul fluminense também tem a opção de realizar trilhas, numa região cheia de cachoeiras, montanhas e lagoas. Durante o festival, algumas fazendas promovem festas julinas, com comidas típicas e culinária fortemente influenciada pela gastronomia mineira.

E o café? Bom, a monocultura, símbolo da riqueza do Brasil há 200 anos praticamente desapareceu das lavouras do Vale do Paraíba. Devastado por pragas, por falta de mão de obra e investimentos, o café virou um figurante nesses municípios. Alguns fazendeiros, aos poucos, tentam reativar as plantações, mas para produção de grãos especiais. O café que um dia levou o progresso, deixou casarões e fazendas imponentes, base agora para a reconstrução dos municípios.

É uma viagem que vale a pena.

Um jardim dos sonhos

Monumento no meio da natureza

Primeira harpista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante mais de 10 anos, Cristina Braga criou um paraíso ao lado de Ricardo Medeiros, compositor, arranjador e contrabaixista da Orquestra Sinfônica Nacional até 2014. O jardim Ecológico Uaná Etê une música e natureza em mais de 135 mil metros quadrados de verde e surpresas.

Em espaços cuidadosamente criados para contar a história da música e dos sons, os visitantes podem se divertir tocando instrumentos, sinos ou, simplesmente, contemplando as montanhas e matas do alto do morro. Atrações como o Labirinto da Música, as Teias e a Árvore das Infinitas Possibilidades encantam crianças e adultos, num passeio que pode durar quatro horas.

Durante o período do Festival do Vale do Café, o Uaná Etê realizará um baile de Lindy Hop e de Jazz dos anos 30 e 40.

Hotéis fazenda

Casa com natureza em volta

No esforço de atrair turistas de todo o país, empresários da região têm investido na sofisticação das hospedagens, preservando os casarões do século 19, mas oferendo conforto e atrações para os visitantes.

É o caso da Fazenda União, com um casarão de um dos maiores barões do café e que se transformou num local de festas e hospedagens preferidos da região. A União tem uma das maiores coleções de artes sacras, objetos históricos e do período da escravidão.

Há também fazendas destinadas exclusivamente à diversão e ao lazer, como a Ribeirão, que oferece atividades náuticas, esportes e até um alambique, onde se pode degustar cachaça artesanal ao som de violeiros.

Festival vale do café

Ingressos e informações pelo do site: www.festivalvaledocafe.com.br

20 julho, sexta-feira
; Angelica De La Riva ;
;Musica Feramente Humana;
Fazenda Florença (Conservatória, RJ)

; Quarteto do Jacob - ;Tributo a Jacob do Bandolim;
Fazenda Alliança (Barra do Piraí, RJ)

21 julho, sábado
; Turíbio Santos e Maria Haro ; ;Noites Espanholas;
Fazenda Mulungu Vermelho (Vassouras, RJ)

; Harmonitango ; ;Tango no Vale;
Fazenda São Luiz da Boa Sorte (Vassouras, RJ)

22 julho, domingo
; Trio In Uno ; ;Uma viagem na música instrumental brasileira;
Fazenda das Palmas (Paulo de Frontin, RJ)

; Duo Augusto Martins e Paulo Malagutti ; ;Piano e Jobim;
Fazenda Ponte Alta (Barra do Piraí, RJ)

27 julho, sexta-feira
; Ulisses Rocha ; ;Violãocello ; Causo e Prosa;

Fazenda União (Rio das Flores, RJ)

; Carol McDavit ; ;Leonard Berstein: 100 anos;
Fazenda do Paraizo (Rio das Flores, RJ)

28 julho, sábado
; Celso Faria, Pedro Cantalice ; ;Trajeto do violão no Brasil; com participação de Turibio Santos

Fazenda Guaritá (Rio das Flores, RJ)

; Marcel Powell ; ;Só Baden;
Fazenda Vista Alegre (Valença, RJ)

29 julho, domingo
; Duo Dani Spielmann e Sheila Zagury ; ;Entre mil, você!” Tributo a Jacob do Bandolim com participação especial de Marina Chuva
Fazenda São João da Prosperidade (Barra do Piraí, RJ)

; Terno Carioca ; ;100 anos de Jacob do Bandolim;
Fazenda São Roque (Vassouras, RJ)


Jardim Ecológico Uaná Etê
(24) 2468-1550
WhatsApp: (24) 98878-1550
jardimuanaete@gmail.com

www.uanaete.com

Onde ficar

Hotel Santa Amália
(24) 2471-1200 / (24) 98839-8728
reservas@hotelsantaamalia.com
www.hotelsantaamalia.com

Hotel Fazenda União
(24) 99915-1210 | (21) 999911-1210
reservas@fazendauniao.com.br
http://www.fazendauniao.com.br/

Fazenda Ribeirão
WhatsApp: (24) 9.9936-8452 | (24) 2447-7650
reservas@fazendaribeirao.com.br
www.fazendaribeirao.com.br

Vila Hibisco Pousada & Apart
(24) 2471-3356 | (24) 2491-2535 | (24) 98839-8730 (Whatsapp)
contato@vilahibisco.com.br
www.vilahibisco.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação