Turismo

Projetada para o futuro, Valência preserva séculos de história

Valência, a terceira maior cidade espanhola, se destaca na Europa por conta do planejamento urbano e adequações para o futuro, além da arquitetura contemporânea. Um exemplo para o mundo

Carlos Altman - Especial para o Correio
postado em 16/07/2018 10:00
Prédio do  Ciudad de las Artes y Ciencias em Valência
Banhada pelo Mar Mediterrâneo, Valência, na Espanha, é o terceiro destino mais procurado pelos turistas depois de Barcelona e Madrid. Uma cidade que preserva séculos de história e, ao mesmo tempo, está constantemente antenada com o amanhã. Há décadas, a administração adotou políticas de planejamento para se adequar às mudanças do futuro e se tornar um exemplo de projeto urbano para todo o mundo.

Em 1956, depois que grandes inundações do Rio Túria danificaram grande parte da antiga da cidade, o rio foi desviado. O leito dele cedeu lugar ao parque linear Jadim del Túria, com mais de 8 quilômetros de extensão. As antigas pontes de pedra permanecem, mas agora abrigam ciclovias, trilhas e campos de futebol, além do esplêndido Ciudad de las Artes y Ciencias, o maior complexo cultural da Europa. Projetado pelo papa da arquitetura espanhola Santiago de Calatrava, o museu futurista conseguiu projetar Valência para o mundo. As linhas modernas e inconfundíveis do artista se envergam como um chamariz eloquente para o turismo.

Vale uma visita

A área mais vibrante da cidade é, sem dúvida, o Barrio del Carmen (em valenciano, ;de Carmé;), que compreende o Mercado Central e as torres de Serranos e a de Quart. Esse bairro mutante, alternativo e vibrante sempre passa por mudanças e, à medida que edifícios são renovados, cafés e restaurantes sofisticados abrem as portas na região. Valência é também a cidade da famosa porcelana Lladró. Requinte, tradição e perfeição em cada peça.

As torres de Serranos estão no Barrio del Carmen, o mais vibrante


A Catedral de Valência tem mais de mil anos de história, e a sua arquitetura mudou bastante ao longo do tempo. No lugar onde ela hoje se encontra, havia antes uma mesquita, construída na época da invasão árabe. Diz-se que, após a retomada da cidade, o chão foi benzido e o lugar batizado como um templo cristão.

Há diversas capelas, cada uma dedicada a um santo diferente, além de variados estilos arquitetônicos, que vão do gótico ao neoclássico. No interior, belíssimo trabalhos de arte do renomado pintor espanhol Goya, bem como pinturas de autoria de discípulos de Leonardo da Vinci.

A Carrer del Poeta é uma rua que fica atrás da Plaça de L;Ajuntament, e que parece ser a ;Oscar Freire; ou ;Quinta Avenida; de Valência. É lá que ficam todas as lojas de alto luxo, como Rolex, Mont Blanc e Louis Vuitton. E para terminar, a Praça Redona ; na verdade, é um mercado ao ar livre de formato circular que se encontra no meio dos prédios do Centro da Cidade. Lá, você encontrará os mais diversos tipos de estabelecimentos, desde bares e restaurantes a lojas de suvenires e cafés.

[FOTO1193857]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação