Turismo

Relatório burocrático deu início à carreira de Graciliano Ramos, em Alagoas

Um dos maiores escritores brasileiros tinha 35 anos quando assumiu como mandatário de Palmeira dos Índios (AL). Acabou preso, em 1936, no governo Getúlio Vargas, por participar de movimentos de esquerda

Luíza Figueiredo*
postado em 19/07/2018 10:00
Filiado ao Partido Comunista Brasileiro, o premiado autor deixou 20 obras publicadas durante a carreira Primeiro de 15 irmãos, o primogênito cresceu com a família pelos arredores de diversas cidades do Brasil, e não só no estado de Alagoas. Viveu e presenciou as dificuldades que a comunidade nordestina enfrentava com a fome e seca no sertão. Desde que adquiriu afinidade com a escrita, começou a retratar o que vivenciava. Atuou na publicação de diversas obras desde os 11 anos nas cidades por onde morou. Ingressou em jornais como Correio da Manhã, A Tarde e O Século, no Rio de Janeiro.

Aos 35 anos foi eleito prefeito de Palmeira dos Índios (Alagoas). Seu mandato de dois anos ficou conhecido pela austeridade com os gastos, a preocupação com o dinheiro público, a construção de escolas e fez melhorias na saúde e no salário dos professores. A renúncia ao cargo se deu pelas pressões políticas contra seu trabalho, além da dificuldade no manejo financeiro pela crise que se agravou à época.

Seus relatórios ironizavam o que acontecia durante seu mandato. Em um deles dizia que havia em Palmeira inúmeros ;prefeitos;: os cobradores de impostos, o comandante do destacamento, os soldados, outros que desejassem administrar. Cada pedaço do município tinha a sua administração particular, com prefeitos coronéis e prefeitos inspetores de quarteirões. Os fiscais, esses, resolviam questões de polícia e advogavam. Dos funcionários que encontrei em Janeiro do ano passado restam poucos: saíram os que faziam política e os que não faziam coisa nenhuma. Os atuais não se metem onde não são necessários, cumprem as suas obrigações e, sobretudo, não se enganam em contas. Devo muito a eles;.

Estação de Quebrangulo, de onde sairá um dos trens para a visita à vida e à obra de Graciliano Ramos
Os escritos do prefeito chamaram a atenção de jornais, especialmente do editor Augusto Frederico Schmidt, do Rio de Janeiro, que, desconfiado de que a pessoa que escrevia aquelas narrativas certamente teria histórias a contar, o impulsionou a publicar o seu primeiro romance, Caetés. É considerado na literatura brasileira o melhor ficcionista do Modernismo e prosador mais importante da segunda fase do movimento.

Prisão

Em 1936, Graciliano foi preso por participar de movimentos de esquerda durante a ditadura de Getúlio Vargas, o que o motivou a escrever Angústia, em que datou o período que viveu. Libertado, o escritor fixou moradia no Rio de Janeiro. Lançou distintos livros de sucesso, como Vidas secas, romance de grande destaque que faz ligação à fase do realismo no Brasil e narra a história de uma família pobre de retirantes nordestinos fugindo das mazelas da seca.

Graciliano chamou a atenção de jornais do país com suas inusitadas prestações de contas, quando era prefeito
Trabalhou também como Inspetor Federal de Ensino, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e foi eleito presidente da Associação Brasileira de Escritores. Aos 60 anos, Graciliano Ramos morreu em decorrência de um câncer de pulmão. O modernista brasileiro deixou oito filhos, 20 obras publicadas, nove premiações e uma trajetória inteira de pensamentos sobre a vida.

Vá de trem


Para quem se interessa em desbravar novos lugares como antigamente, ainda existe a possibilidade. Há 28 roteiros de trens espalhados pelo país, entre regulares e turísticos, autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Estrada de Ferro Carajás (PA - MA)
Liga o Norte e Nordeste ; 892 quilômetros. Transporta 300 mil pessoas e é classificada como a mais longa ferrovia do Brasil. O caminho fica entre a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, e o Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA).

Trem do Corcovado (RJ)
Um dos passeios mais populares. Admirar a Mata Atlântica faz parte do percurso. A locomotiva é centenária e elétrica, o que ajuda a não poluir o meio ambiente.

Estrada de Ferro Vitória a Minas (ES ; MG)
Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG) ligam-se por ferrovia desde 1907, transportando um milhão de passageiros por ano entre 664 quilômetros de distância. As paisagens são acervos indispensáveis no caminho. Os passageiros podem viajar com conforto e tranquilidade.

Trem de Rio Negrinho a Rio Natal (SC)
Quarenta quilômetros separam o Rio Negrinho do Rio Natal, no município de São Bento do Sul. Além disso, visitantes poderão ver obras da engenharia, como túneis, viadutos e pontes históricas.

Trem do Vinho (RS)
A Maria Fumaça é atração principal do passeio. Percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Apresentações gaúchas retratam as tradições dos imigrantes italianos. Vinho tinto, suco de uva branco e tinto, além de espumante, são servidos no passeio.

> Para saber mais

A graça do mestre Graça


Um dos maiores escritores brasileiros tinha 35 anos quando assumiu como mandatário de Palmeira dos Índios (AL). Acabou preso, em 1936, no governo Getúlio Vargas, por participar de movimentos de esquerda

Em dois trechos de relatórios é possível identificar a qualidade da narrativa e o tom crítico do escrevinhador dos relatórios. Em um deles, Graciliano justificou o pouco investimento feito no cemitério da cidade, ;Pensei em construir um novo cemitério, pois o que temos dentro em pouco será insuficiente, mas os trabalhos a que me aventurei, necessários aos vivos, não me permitiram a execução de uma obra, embora útil, prorrogável. Os mortos esperarão mais algum tempo. São os munícipes que não reclamam.;

Conhecido como homem sisudo, de temperamento irascível, era implacável consigo mesmo, como mostra um dos últimos relatórios de prestação de contas, abaixo reproduzido:

;Procurei sempre os caminhos mais curtos. Nas estradas que se abriram só há curvas onde as rectas foram inteiramente impossiveis. Evitei emmaranhar-me em teias de aranha. Certos indivíduos, não sei porque, imaginam que devem ser consultados; outros se julgam com autoridade bastante para dizer aos contribuintes que não paguem impostos.

Não me entendi com esses.

Ha quem ache tudo ruim, e ria constrangidamente, e escreva cartas anonymas, e adoeça, e se morda por não ver a infallivel maroteirazinha, a abençoada canalhice, preciosa para quem a pratica, mais preciosa ainda para os que della se servem como assumpto invariavel; ha quem não comprehenda que um acto administrativo seja isento da idéa de lucro pessoal; ha até quem pretenda embaraçar-me em coisa tão simples como mandar quebrar as pedras dos caminhos.

Fechei os ouvidos, deixei gritarem, arrecadei 1:325:500 de multas.

Não favoreci ninguem. Devo ter commetido numerosos disparates. Todos os meus erros, porem, foram erros da intelligencia, que é fraca.

Perdi varios amigos, ou individuos que possam ter semelhante nome. Não me fizeram falta.

Ha descontentamento. Se a minha estada na Prefeitura por estes dois annos dependesse de um plebiscito, talvez eu não obtivesse dez votos. Paz e prosperidade (ALAGOAS, 1929).;

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação