Turismo

Da prosa ao passeio: Conheça os encantos da capital mineira

Geovanna Alves*
postado em 24/07/2018 12:13

Obelisco de Belo Horizonte

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é uma cidade que conta histórias a cada esquina. Reza a lenda que na metade do século 19, no alto de um descampado, morava uma velha senhora curandeira que vivia mal-humorada. Quando ela soube que teria que deixar sua cabana, pois ali se ergueria a futura sede do governo de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade, proferiu uma maldição: todos os governadores que ali habitassem não terminariam seu mandato, todos eles seriam interrompidos por terríveis acontecimentos.

Coincidência ou não, alguns governantes mineiros realmente não chegaram ao fim do mandato e outros, que terminaram, tiveram mortes trágicas. Essa é a história conhecida pelos moradores como ;lenda da Maria Papuda;. Lendas e maldições à parte, o centro da cidade é um espetáculo arquitetônico. Há prédios clássicos ao lado do modernismo de Oscar Niemeyer.

Coreto com pessoas passeando ao redor

A história é apresentada até mesmo nos nomes das ruas, que remetem a eventos desde a Proclamação da República, já que a cidade foi inaugurada poucos anos após a data. Um exemplo disso é a padaria Savassi, tão conhecida, que começou a fazer parte da história local e acabou alterando o nome do bairro. Para quem gosta de passeios culturais, históricos e, é claro, de uma boa comida, Belo Horizonte é a cidade perfeita. Conheça algumas das atrações e aproveite para ter um dedinho de prosa com moradores, tomar um cafezinho e conhecer um pouco mais da história e da cultura brasileiras.


Circuito Liberdade

É um dos mais importantes corredores de cultura do país. Os antigos edifícios das secretarias do Governo de Minas transformaram-se em museus e espaços que compõem um Circuito Cultural na Praça da Liberdade. A região concentra, em poucos quarteirões, locais que expõem a grande diversidade da cultura mineira. A entrada para todos eles é gratuita.

Centro de Arte Popular da Cemig

Muro pintado como forma de manifestação cultural

O Centro de Arte Popular - Cemig apresenta um panorama de obras que mostram a diversidade nas manifestações culturais populares. O espaço valoriza o trabalho de artistas que utilizam o barro, a madeira e outros materiais para apresentarem o universo onde vivem. Atualmente, são quatro salas de exposição permanente e uma para exposições temporárias.

Museu de Artes e Ofícios

Museu mostrando peças originais do século 18

Localizada na antiga estação central de trem, o Museu de Artes e Ofícios tem uma coleção formada por peças originais dos séculos 18 ao 20. O local homenageia o trabalhador e apresenta objetos de trabalho que foram utilizados no passado. O MAO conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais.


Praça do Papa

Praça Israel Pinheiro, alto das Mangabeiras

Cruz que demarca a Praça do Papa

A 15 minutos do centro da cidade, a Praça do Papa é palco de shows e encontros, além de ser um mirante que oferece vista panorâmica da cidade. Esse nome foi inspirado pela visita do papa João Paulo II à cidade. Quando, em 1980, ele visitou a praça, observou a vista e afirmou: ;Que belo horizonte!”. Um monumento foi erguido em homenagem a ele.

Memorial Minas Gerais Vale

Memorial Minas Gerais Vale visto de frente

Localizado na antiga sede da Secretaria de Fazenda, o museu tem entrada gratuita e funciona desde 2010. Todos os anos passam por lá 120 mil visitantes para assistir a shows, palestras, exibições de filmes, peças de teatro e ver as exposições fixas e temporárias. São 31 salas em três andares. O primeiro andar é voltado para a literatura e a fotografia, com salas específicas para Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Sebastião Salgado. No segundo, a história da formação das Minas Gerais com os elementos que construíram a identidade mineira. As salas são interativas e fazem com que o visitante se sinta parte do contexto. Um dos destaques é a sala da Inconfidência Mineira, onde é realizada uma das reuniões dos rebeldes. Os quadros conversam entre si e o visitante se sente parte da história. O terceiro andar foca na era moderna. Uma das salas é voltada para a música brasileira e a mineira atual.

Museu das Minas e do Metal

Exposição de metal

Para as crianças e adolescentes, um bom passeio é o Museu das Minas e do Metal. O prédio centenário guarda um importante acervo sobre mineração e metalurgia e é inteiramente interativo e virtual, com personagens reais e fictícios.

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação