Turismo

Prepare seu corpo para ter uma melhor experiência de viagem

De pequenas caminhadas durante uma viagem de avião até ingerir muito líquido para melhorar a circulação, confira as dicas para tornar o percurso até o descanso bem mais agradável

postado em 24/07/2018 12:28

De pequenas caminhadas durante uma viagem de avião até ingerir muito líquido para melhorar a circulação, confira as dicas para tornar o percurso até o descanso bem mais agradável

Muita gente sofre com mudanças repentinas por causa das viagens. E não são só as crianças, mas os adultos também reclamam de problemas de saúde durante um período que seria só para curtir e descansar. Seja no Brasil, seja no exterior, dar uma pausa na rotina é fundamental para acalmar a mente, aliviar o estresse e viver novas experiências na companhia de familiares e amigos. Porém, antes de colocar o pé na estrada, é preciso tomar alguns cuidados com o corpo para que a viagem não se transforme em uma dor de cabeça, literalmente. Confira dicas sugeridas pelo cardiologista Otávio Gebara.

Longas horas de viagem na mesma posição favorecem o surgimento de problemas circulatórios. Para evitar complicações, a cada duas horas faça uma pausa para caminhar por cinco minutos e melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Essa parada também permitirá respirar mais calmamente, melhorando a oxigenação cerebral e dos órgãos.


Fique ligado

Ingerir água ou suco durante a viagem melhora a circulação sanguínea e reduz o sono. A ingestão de alimentos leves também é importante, porque dirigir consome energia, principalmente cerebral.

Se for dirigir, evite comer muito e pilotar logo em seguida, pois aumenta a chance de sentir sono no percurso.

No avião, algumas pessoas sentem dor no ouvido devido à pressurização da aeronave e ao ar mais rarefeito. O soro fisiológico e o descongestionante nasal podem ser aliados no combate ao problema, bastando aplicá-los antes do embarque.

Viagens de carro, ônibus e navio podem causar enjoo em algumas pessoas. Faça uma refeição leve antes de embarcar. Evite refrigerantes, comidas gordurosas e excessivamente temperadas. Se recomendado pelo seu médico, pode ser feito o uso de medicamentos antieméticos, que atuam aliviando as náuseas.

Garanta que está levando medicação suficiente para todo o período de férias. No transporte, os remédios devem ser carregados na bagagem de mão.

Os viajantes que vão enfrentar mudança brusca de fuso horário podem fazer adaptação gradativa de três a quatro dias antes da viagem, para evitar o efeito jet lag, responsável por cansaço e sonolência excessivos, insônia, irritabilidade, fome incompatível, dor de cabeça e mal-estar.

Estar informado sobre as doenças locais é outro fator importante para manter a saúde depois do desembarque. O viajante deve estar com a carteira de vacinação em dia e, em alguns casos, optar também pelo uso de repelentes.

Faça uso de chapéu, protetor solar e óculos escuros, principalmente entre as 10h e as 16h. O filtro solar deve ser usado diariamente, em todas as estações do ano. É importante que o produto proteja contra radiação UVA e UVB e tenha fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. O produto deve ser espalhado de maneira uniforme, de 15 a 30 minutos antes da exposição, e reaplicado a cada duas horas em atividades de lazer ao ar livre (e depois de cada mergulho ou suor excessivo) para obter a proteção adequada.

Ter diarreia é algo mais comum do que se imagina, especialmente em outros países. A grande inimiga é a água da torneira, que pode conter bactérias desconhecidas. Por essa razão, priorize o consumo de água filtrada ou com gás, que tem uma propriedade capaz de reduzir o pH (grau de acidez) do estômago e eliminar as bactérias presentes no sistema gastrointestinal. Não se esqueça de que o cuidado deve ser estendido ao escovar os dentes e ao cozinhar.

Mais informações: http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-do-viajante

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação