Turismo

Mais do que sabor, conheça receitas com café realizadas em Minas Gerais

Agregadora, a bebida avança sobre as refeições e reclama o seu lugar nas fronteiras da gastronomia e do turismo. E Minas Gerais tem produtos excelentes em lugares que merecem a visita

Marta Vieira - Especial para o Correio
postado em 27/07/2018 10:00
O rei das lavouras passou a comandar transformações também à mesa

Das terras férteis de café do Sul de Minas Gerais, o rei das lavouras passou a comandar transformações também à mesa como ingrediente capaz de surpreender os paladares mais seduzidos pela bebida obtida dos grãos especiais. Em Silvianópolis, com seus 6 mil habitantes, Ana dos Santos Castro encontrou novo sabor ao misturar café concentrado e torrado ao chocolate em pó, vodca, conhaque, leite condensado e licor de cacau. Na vizinha Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica e da Inovação, além da colheita promissora no campo, Graciete Cavalcante Souza não fez pouco da fama da cidade e tornou seu macarrão diferente. Depois de cozida num caldo à base de café, a massa vira recheio de rocamboles de presunto e muçarela.

Guiada por universidades, Alfenas, na mesma região, serve os tradicionais casadinhos mineiros recheados com café e doce de leite, que Waldeia Ramos Castro idealizou, numa justa homenagem a esse fruto marcante nos hábitos culturais e na vitrine do agronegócio de Minas. Agregador, ele agora avança sobre as refeições e reclama o seu lugar nas fronteiras da gastronomia e do turismo.

Nada mais justo, diz o chefe Pablo Nogueira, que inovou na preparação de costelinha de porco laqueada ao molho de café, produzido em Santa Rita do Sapucaí, e harmonizada com farofa de pinhão. ;O café tem personalidade, aroma fantástico e sabor que mexe com a emoção e faz lembrar as comidas de domingo feitas em família;, descreve ele, satisfeito de ver como os clientes têm desejado experimentar um intruso versátil e rico das refeições.

As receitas borbulham nas cozinhas das fazendas de uma das maiores regiões produtoras de Minas, valorizando a produção. Apreciadora dos cafezais carregados de flores e frutos nas propriedades rurais em que oferecia apoio como extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-MG), Marina de Castro Barbosa decidiu catalogar delícias que descobriu nos quintais do maior estado produtor de café do Brasil.

Receitas para todos os gostos


Com os cardápios de três festivais regionais inspirados no café na região de Santa Rita do Sapucaí, ela coletou 41 receitas de comida salgada, 189 doces e 33 bebidas. ;Sou apaixonada pelo café e quero ver o aumento da produção. Se incentivo as pessoas do meio urbano a consumi-lo, estimulo os produtores;, conta Marina, que publicou, este ano, a quarta edição de coletânea de receitas batizada Delícias do café. Cerca de 55 cidades do Sul de Minas levaram o café para as refeições das formas mais simples às sofisticadas, e agora estão representadas em 2 mil exemplares da publicação.

Para entender o poder que o café tem de reunir gente de todo tipo é preciso considerar como o costume de tomar a bebida se tornou hábito cultural em Minas, destaca Breno Mesquita, presidente da Comissão de Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). ;Quando se fala em café, produto com a cara de Minas, o limite é o infinito. É uma lavoura abençoada;, afirma.


Licor de café maravilhoso


Aparecida Cilene Vilas Boas Ribeiro (Santa Rita do Sapucaí)
1; lugar no 1; Festival Regional de Delícias do Café (2004)

; Ingredientes

; 1 vidro de leite de coco (200ml)
; 100ml de café forte
; 200ml de vodca
; 1 lata de leite condensado
; 1 lata de creme de leite com soro

; Modo de fazer
Bater os quatro primeiros ingredientes no liquidificador. Depois de batida a mistura, acrescente o creme de leite e leve para gelar


Macarrão ao molho de café

Cecília Nunes Afonso Ribeiro (Conceição dos Ouros)

; Ingredientes
; 1 pacote de macarrão gravatinha
; 250g de carne moída
; 1 xícara (chá) de molho de tomate
; 4 colheres (sopa) de óleo
; 4 dentes de alho amassados
; 1 xícara (chá) de café forte, sem açúcar
; 1 colher (chá) de manjericão
; 2 tabletes de caldo de carne
; 1 xícara (chá) de cheiro-verde
; 1 cebola média

; Modo de fazer
Cozinhe o macarrão em água e sal e reserve. Numa panela à parte, refogue a carne moída com óleo, alho e cebola. Adicione o molho de tomate e o caldo de carne e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente o café, o manjericão e o cheiro-verde. Escorra o macarrão, coloque em uma forma e cubra com o molho.

Fonte: Delícias do Café, coletânea de receitas feita por Marina de Castro Barbosa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação