Turismo

Atenção com os costumes locais, a sede da Copa de 2022 pode ser rígida

As torcedoras não serão obrigadas a usar burca ou véus, mas é necessário cuidado com as roupas. Já as bebidas alcoolicas, muito caras no Catar, serão permitidas somente em locais específicos

Luíza Figueiredo*
postado em 02/08/2018 10:00

Mulher andando com prédios ao fundo

Acompanhar aos jogos do Mundial desperta a curiosidade em milhares de pessoas em todos os cantos do mundo. O Oriente Médio se difere muito em relação a outros países do Ocidente no que diz respeito à cultura. Por isso, é importante saber as principais tradições que regem a região.


O islamismo é a religião oficial, o que faz com que as pessoas encontrem facilmente grandes mesquitas. Isso também influencia na vestimenta dos moradores. A gerente de produtos exóticos da CVC, Nathalia Moura, diz que os ;turistas podem usar trajes ocidentais, mas não é recomendável usar roupas curtas, transparentes, decotadas e muito justas para evitar ofensas à religião local. Nas mesquitas, mulheres devem usar lenço em volta da cabeça e ombros. Todos devem vestir roupas largas, cobrindo braços e pernas;.

Os muçulmanos não podem consumir bebidas alcoolicas, mas o produto estará liberado para os turistas
Nathalia ressalta ainda que a gastronomia qatari é vasta, com diversos pratos típicos. Vale a pena provar o machbous (risoto com carne ou marisco), o haruf (arroz de cordeiro assado), o umm ali (pudim de pão com nozes e uva-passa) e o mehalabiya (flan com pistache). Um aviso: os muçulmanos são terminantemente proibidos de adquirir ou consumir bebidas alcoólicas. Os estrangeiros estão liberados tanto para o consumo quanto para a compra. No entanto, os preços não são lá muito atraentes. Uma long neck, por exemplo, pode chegar ao preço de 50 qatari ryal (em torno de R$ 45).

Em uma pesquisa detalhada, o Correio publicou algumas informações essenciais para quem visitará o Oriente. Vale a pena conferir clicando aqui.


Roteiro além do futebol

Quem decidir ir aos Emirados Árabes prestigiar os jogos da Copa tem a chance de aproveitar e visitar os principais pontos turísticos da capital, a fim de conhecer as características culturais do lugar. Além dos passeios citados, vale ressaltar que há dunas de deserto onde os viajantes poderão fazer um safari saindo da capital do Catar, Doha.

Museu de Arte Islâmica

Os muçulmanos não podem consumir bebidas alcoolicas, mas o produto estará liberado para os turistas

Projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, mesmo responsável por parte do Museu do Louvre, em Paris, o lugar pode ser acessado por embarcações, e agrega obras que remetem ao século 7, oriundas de três continentes.

Souq Waqif

Museu de arte islâmica
Localizado em Doha, é uma espécie de feira que vende roupas, especiarias, artesanato e lembranças tradicionais da região. O local também conta com restaurantes. A área é bastante popular entre os moradores e turistas.

The Pearl

Corredor de feira

Ilha artificial na capital de Doha. Aliás, essas ilhas artificiais são muito comuns no Oriente Médio. O espaço é de aproximadamente 4 milhões de metros quadrados e tem as mesmas propriedades de uma grande cidade.


Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna

Vista de cidade

Fundado em 2010, é um dos espaços culturais mais importantes do país. O espaço apresenta peças de arte moderna e contemporânea, promovendo o diálogo e a criatividade.

Villaggio Mall

Pessoas observando quadros em museu

Um dos shoppings mais famosos de Doha, o lugar foi inspirado em Veneza. Toda a arquitetura remete à cidade. Além disso, é possível fazer um passeio de gôndola dentro do mall.

Aspire Park

Comércio sobre água

Com cerca de 88 hectares, é o maior parque de Doha. Agrega fontes, playgrounds, vista para a Torre Aspire (hotel com a estrutura mais alta da capital) e uma pequena colina.

State Grand Mosque

Torre alta em Catar
Originária do século XX, é a maior mesquita do país, com capacidade de até 30 mil pessoas. Para a entrada, as mulheres precisam estar vestidas com abaya (traje muçulmano).



* Estagiária sob a supervisão de Leonardo Meireles

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação