Acompanhar aos jogos do Mundial desperta a curiosidade em milhares de pessoas em todos os cantos do mundo. O Oriente Médio se difere muito em relação a outros países do Ocidente no que diz respeito à cultura. Por isso, é importante saber as principais tradições que regem a região.
O islamismo é a religião oficial, o que faz com que as pessoas encontrem facilmente grandes mesquitas. Isso também influencia na vestimenta dos moradores. A gerente de produtos exóticos da CVC, Nathalia Moura, diz que os ;turistas podem usar trajes ocidentais, mas não é recomendável usar roupas curtas, transparentes, decotadas e muito justas para evitar ofensas à religião local. Nas mesquitas, mulheres devem usar lenço em volta da cabeça e ombros. Todos devem vestir roupas largas, cobrindo braços e pernas;.
Nathalia ressalta ainda que a gastronomia qatari é vasta, com diversos pratos típicos. Vale a pena provar o machbous (risoto com carne ou marisco), o haruf (arroz de cordeiro assado), o umm ali (pudim de pão com nozes e uva-passa) e o mehalabiya (flan com pistache). Um aviso: os muçulmanos são terminantemente proibidos de adquirir ou consumir bebidas alcoólicas. Os estrangeiros estão liberados tanto para o consumo quanto para a compra. No entanto, os preços não são lá muito atraentes. Uma long neck, por exemplo, pode chegar ao preço de 50 qatari ryal (em torno de R$ 45).
Em uma pesquisa detalhada, o Correio publicou algumas informações essenciais para quem visitará o Oriente. Vale a pena conferir clicando aqui.
Roteiro além do futebol
Quem decidir ir aos Emirados Árabes prestigiar os jogos da Copa tem a chance de aproveitar e visitar os principais pontos turísticos da capital, a fim de conhecer as características culturais do lugar. Além dos passeios citados, vale ressaltar que há dunas de deserto onde os viajantes poderão fazer um safari saindo da capital do Catar, Doha.
Museu de Arte Islâmica
Projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, mesmo responsável por parte do Museu do Louvre, em Paris, o lugar pode ser acessado por embarcações, e agrega obras que remetem ao século 7, oriundas de três continentes.
Souq Waqif
Localizado em Doha, é uma espécie de feira que vende roupas, especiarias, artesanato e lembranças tradicionais da região. O local também conta com restaurantes. A área é bastante popular entre os moradores e turistas.
The Pearl
Ilha artificial na capital de Doha. Aliás, essas ilhas artificiais são muito comuns no Oriente Médio. O espaço é de aproximadamente 4 milhões de metros quadrados e tem as mesmas propriedades de uma grande cidade.
Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna
Fundado em 2010, é um dos espaços culturais mais importantes do país. O espaço apresenta peças de arte moderna e contemporânea, promovendo o diálogo e a criatividade.
Villaggio Mall
Um dos shoppings mais famosos de Doha, o lugar foi inspirado em Veneza. Toda a arquitetura remete à cidade. Além disso, é possível fazer um passeio de gôndola dentro do mall.
Aspire Park
Com cerca de 88 hectares, é o maior parque de Doha. Agrega fontes, playgrounds, vista para a Torre Aspire (hotel com a estrutura mais alta da capital) e uma pequena colina.
State Grand Mosque
Originária do século XX, é a maior mesquita do país, com capacidade de até 30 mil pessoas. Para a entrada, as mulheres precisam estar vestidas com abaya (traje muçulmano).
* Estagiária sob a supervisão de Leonardo Meireles