Turismo

Conheça os encantos de três ilhas da Polinésia Francesa

Das 118 ilhas, destacamos três do Pacífico Sul: Taiti, Bora Bora e Moorea, com diversas curiosidades e roteiros essenciais para os viajantes. Em todas elas, o contato com a natureza é obrigatório

Luíza Figueiredo*, Geovanna Alves*
postado em 05/08/2018 10:00

Jeremy Flores surfando nas ondas
Taiti

A maior ilha da Polinésia Francesa, localizada no arquipélago de Sociedade e onde situa-se a capital, Papeete. Estima-se uma população de 186,9 mil habitantes. A ilha é porta de entrada no paraíso, pois é centro de desembarque internacional de todos os voos, por isso, é comum que os turistas passem ao menos um dia de viagem ali.

A comunidade herdou a cultura de seus ancestrais mahori, um mundo que tinha a junção de vidas dos deuses, guerreiros e dos homens em lendas coloridas. Na história, o arremesso de lanças era um tipo de esporte dos deuses, o surfe acompanhado por reis e corridas de canos e levantamento de pedras, disputado por homens como uma forma de demonstração de força.

Constituída por atividade vulcânica, é cercada por recifes e corais, com interior montanhoso, Monte Orohena é o pico mais alto, com 2.241m de altitude. Com ares de grandes metrópoles, a ilha concentra lojas, mercados e vida noturna. Além disso, é conhecida por grandes surfistas por ter uma das ondas surfáveis mais temidas do mundo: a Teahupo;o, que sedia uma das etapas do circuito mundial de surfe, o WCT (world surf league).

No período de 1890, o pintor francês do pós-impressionismo Paul Gauguin viveu durante alguns anos de sua trajetória na ilhota. Lá, produziu centenas de obras, algumas delas sobre indígenas, como o quadro "Vahiné no te tiare" ("A moça com a flor"), "Mulheres de Taiti" e o livro ;Noa noa;. A estada do pintor é motivo de orgulho para os polinésios. Em 2003, o Museu Paul Gauguin foi erguido com um arsenal de todo o seu trabalho artístico, contendo fotos, documentos e reproduções de suas obras. Porém, o local não se encontra aberto ao público.

Ilha de Bora Bora
Bora Bora

Situada no arquipélago de Sociedade, o roteiro é o preferido dos recém-casados. A ilha é cercada por um mar de tom de azul mais forte, que forma uma espécie barreira natural, represaando as águas do oceano. Conhecida como a ;pérola da Polinésia; e considerada a mais bela ilha do Pacífico, fica a 278 quilômetros da Taiti. Como passeios obrigatórios aparecem a montanha Otemanu ; um dos
cartões-postais que pode ser visto de vários pontos ; e Matira Beach ; que faz parte do elenco de praias mais famosas do mundo. No geral, o lugar conta com boa infraestrutura para os turistas.

Navio percorrendo as águas de Moorea

Moorea


A ilha vulcânica faz parte do grupo do arquipélago de Sociedade e fica a apenas 17km do Taiti. Por causa da semelhança, as duas são denominadas de ilhas irmãs. O lugar guarda uma lenda que conceitua o nome do espaço, que traduz como ;lagarto dourado;. A história é que um lagarto dourado partiu com a cauda as duas baías ao norte: Opunohu e Cook ou Paopao. Opunohu foi a baía em que James Cook (explorador, navegador e cartógrafo inglês) ancorou em 1777. Com aproximadamente 16.191 habitantes, a ilha apresenta ainda oito vales que formam uma estrela. Plantações de ananás (abacaxi), abacates e toranjas (a junção de pomelo, laranja-natal, e laranja em uma fruta só) cobrem as áreas montanhosas.

* Estagiárias sob a supervisão de Leonardo Meireles

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação