Turismo

França oferece bolsas de estudo para brasileiros

Programa oferece bolsas de estudo para brasileiros no país campeão da Copa do Mundo. Tem oportunidade até para quem quer fazer um curso na área de teologia

postado em 06/08/2018 10:00

Jovem lê livro em frente a Torre Eiffel

Fazer uma graduação, programa de mestrado ou doutorado na França pode ser mais fácil com o Estudar Fora, projeto da Fundação Estudar que incentiva o intercâmbio com o compromisso de fortalecimento profissional e pessoal de jovens. Além de ser uma excelente oportunidade para conhecer outras realidades e culturas, essa é uma experiência muito valorizada por empregadores. Sem contar que diversas empresas francesas buscam estudantes de outros países para enriquecer a cultura empresarial, assim como para consolidar uma troca de experiência entre jovens de diversas partes do mundo. A Fundação lista alguns dos principais programas de bolsa de estudo na França. Confira ao lado algumas das opções.

Bolsa de estudos Victor Hugo

Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus da França

É voltada para a capacitação de alunos, que se beneficiam da bolsa para estudar durante um ano na Universidade de Franche-Comté, em um programa de mestrado ou doutorado. A bolsa cobre taxas de inscrição universitária, acomodação em quarto individual em uma residência universitária, além de refeições e um treinamento intensivo de língua francesa por dois meses no CLA (Centro de Linguística Aplicada da Universidade de Franche-Comté). As bolsas estão disponíveis apenas para estudantes latino-americanos e haitianos, e valem para estudantes de diversas áreas de estudo, como comunicação, arquitetura, gestão, biologia, matemática, medicina etc.

Bolsas de estudo em teologia do Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus da França

Esse programa é em ciências sociais, na área de teologia. É projetado para estudantes que desejam se beneficiar da instrução teológica oferecida por instituições francesas. As bolsas são financiadas pelo Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus da França (foto) e não incluem nenhum treinamento prévio em idiomas que possa ser necessário. O programa de subsídios é administrado pela agência nacional francesa de serviços estudantis e oferece 615 euros por mês para estudantes de mestrado do primeiro ano e 767 euros por mês para estudantes de mestrado e doutorandos do segundo ano. A bolsa é para estudantes fluentes na língua francesa no nível de mestrado e doutorado, e as inscrições ocorrem todos os anos em abril.

Bolsas da Fundação Corporativa Francis Bouygues

O objetivo do programa é oferecer conhecimento de ponta aos jovens graduados do ensino médio, altamente motivados, que enfrentam dificuldades financeiras para obter um grau pós-secundário e realizar as ambições de carreira. Além de demonstrar motivação, os candidatos devem ter se formado em uma escola secundária francesa em seus países e devem ter recebido uma menção boa ou muito boa. A Francis Bouygues esforça-se para manter contato com seus beneficiários, atribuindo a cada um deles um mentor de uma das empresas do grupo Bouygues. As bolsas ofertadas vão de 1,5 mil a 8 mil euros por ano durante quatro ou seis anos, e as inscrições podem ser feitas todos os anos até 31 de maio.

* Estagiárias sob a supervisão de Leonardo Meireles

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação