Turismo

Entre o mar e os canais, Fort Lauderdale é a Veneza americana

Apesar de estar longe do Mediterrâneo e dos rios Po e Piave, a charmosa cidade dos EUA tem semelhanças naturais com a histórica região Nordeste da Itália, lembrando a romântica Veneza

João Vítor Marques - Especial para o Correio
postado em 08/08/2018 17:00

Orla de praia de Fort Lauderdale

Caminhar sob o sol de mais de 30 graus não é necessariamente uma tarefa das mais difíceis em Fort Lauderdale, localizada a apenas 48 quilômetros de Miami, na Flórida. Afinal, as altas temperaturas são amenizadas pela beleza dos canais que percorrem a cidade ; cujo território é composto por impressionantes 10% de água. São 265 quilômetros de regiões aquáticas navegáveis. Daí surge a comparação com a histórica ;coirmã; italiana.

Apesar das chuvas recorrentes no outono, o céu aberto e propício para aproveitar as praias é regra na maior parte do tempo. Em média, são mais de 200 dias de sol durante o ano. A quantidade está próxima, por exemplo, à registrada em locais bastante conhecidos pelos mineiros, como Rio de Janeiro e Fortaleza.

Diversão

Cidade tem cerca de 10 quilômetros de zona costeira e praias tranquilas

São cerca de 10 quilômetros de zona costeira na região de Fort Lauderdale. Embora bastante frequentadas, as praias são tranquilas. Por lei, não é permitido consumir bebidas alcoólicas na areia, o que fez o cenário mudar bastante nos últimos anos. Há praias para famílias, aventureiros, pescadores e simplesmente banhistas que gostam de apreciar novas paisagens. Todas as praias são seguras, com postos de guarda-vidas, parquinhos para crianças e áreas para a prática de esportes e caminhadas.

Anteriormente, a cidade era um dos principais destinos de jovens universitários, durante o chamado ;spring break;, semana de férias durante a primavera em que os estudantes tradicionalmente viajam e participam de festas.

;Muitos jovens ainda vêm a Fort Lauderdale. Mas a decisão de proibir bebidas alcoólicas fez com que a cidade ficasse mais calma e passasse a receber também pessoas com idades diferentes;, explica Fernando Harb, vice-presidente sênior do Fort Lauderdale Convention Visitors Bureau.

Proibido nas areias, o consumo de bebidas alcoólicas é permitido nos elegantes restaurantes do outro lado da rua. Ir a Hollywood Beach, com atmosfera vintage, na Grande Fort Lauderdale, e a Las Olas Beach, que carrega o nome da principal avenida da cidade, é fundamental para conhecer melhor o lugar e, é claro, as pessoas que moram por lá.

Lancha passando por canal


Além de aproveitar o sol e as águas quentes de modo tradicional, é possível conhecer a praia e outros pontos turísticos de Fort Lauderdale de jeitos diferentes. O tour de segway ; diciclo que se locomove a partir do movimento do corpo do condutor ; custa a partir de US$ 35. Opções mais radicais são passeios de moto aquática e voos de parapente sobre o oceano, sempre sob orientação de profissionais.

O lado mais selvagem da cidade oferece uma experiência diferente: nos Everglades, é possível observar os jacarés (famosos nos Estados Unidos) passeando a bordo de barcos.


* O jornalista viajou a convite da Greater Fort Lauderdale Hello Sunny; do South Beach Group Hotels e da LATAM

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação