Turismo

Paraíso do conhecimento, Sharjah é um destino cultural nos Emirados Árabes

Terceiro maior território dos Emirados Árabes se destaca pela aposta na arte, com diversos museus e iniciativas voltadas para a literatura. Arquitetura também chama a atenção

Alexandre de Paula
postado em 15/08/2018 17:00

Vista de cidade com prédios

Sharjah não é destino comum para os brasileiros que resolvem se aventurar pelas terras dos Emirados Árabes Unidos. Terceiro maior território da região, costuma ficar à sombra de Dubai e Abu Dhabi, vizinhos maiores e mais conhecidos. Se Dubai e Abu Dhabi encantam pela modernidade e pela exuberância das construções (com prédios gigantescos e futurísticos), Sharjah aposta na cultura para conquistar os turistas.

Com cerca de 1,4 milhão de habitantes, o emirado é repleto de museus (de várias temáticas) e de atividades voltadas para a arte. Não por acaso, em 1998, recebeu, da Organização das Nações Unidas (ONU), o título de Capital Cultural do Mundo Árabe. Em 2014, foi nomeada Capital da Cultura Islâmica pela Organização para a Cooperação Islâmica (OIC).

A apenas 15km de Dubai, Sharjah tenta, nos últimos anos, pegar carona no potencial turístico dos vizinhos. Além das variadas opções culturais, chama a atenção a beleza das construções. Obcecado por arte, o governante de Sharjah, o sheik Sultan bin Muhammad Al Qasimi, quis que todos os prédios que abrigam instituições públicas fossem construídos como palácios.

Vista da cidade


Da biblioteca à universidade, passando pelas mesquitas, todas as construções em Sharjah são grandiosas e suntuosas. Com belos jardins, os prédios compõem o charme cultural da cidade, que caminha entre a tradição e a modernidade com mais equilíbrio (há também belas edificações com visual mais futurista em Sharjah).

Se o destino da (longa) viagem for Dubai ou Abu Dhabi, vale a pena incluir Sharjah no roteiro. Nem que seja para um passeio de um ou dois dias. Agências de turismo oferecem a opção e possibilitam conhecer um pouco do emirado como visitas guiadas pelos locais mais atrativos.

Cidade da leitura

Biblioteca

Sharjah ostenta com orgulho o título de capital da cultura dos Emirados Árabes. A literatura é uma das paixões da cidade. Além dos programas governamentais de incentivo à leitura, há muitos espaços dedicados a leitores em vários pontos do emirado. Sharjah, inclusive, foi convidada de honra da Bienal do Livro de São Paulo neste ano

Para os amantes de livros, uma passada pela biblioteca de Sharjah pode agradar. O local, que também fica em um belo palácio, tem acervo com milhares de livros, entre eles exemplares raros e ligados à tradição. A biblioteca tem áreas dedicadas especialmente a crianças e integração digital com acesso a diversos títulos e a pesquisas por meio de computadores.

O emirado promove também a terceira maior mostra de livros do mundo: a Feira Internacional do Livro de Sharjah que, neste ano, ocorre em outubro e pode ser uma oportunidade para conhecer a região. Além disso, Sharjah abriu recentemente a primeira zona franca para a produção de livros do mundo, a Sharjah Publishing City.

* O repórter viajou a convite da Sharjah Book Authority

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação