Turismo

Acervo do belo, Sharjah exibe a cultura islâmica por toda a cidade

Museus guardam mais que a história do emirado. A cultura islâmica está em toda a parte, desde os cânticos que convidam para as orações à arquitetura nas ruas. Há beleza em tudo

Alexandre de Paula
postado em 16/08/2018 10:00

A Casa das Borboletas chama a atenção. No local, mais de 500 exemplares do inseto voam livremente numa sala especial


Entre os diversos museus e espaços de Sharjah, alguns permitem conhecer mais profundamente a história, a região e a cultura islâmica. O complexo Heart of Sharjah é destino obrigatório para quem quer entender as origens do emirado e saber mais sobre seus costumes.

O projeto, ainda em andamento, dá visibilidade à área patrimonial de Sharjah. Edifícios históricos foram restaurados e novas estruturas foram (e continuam sendo) construídas seguindo a arquitetura tradicional. Há restaurantes, cafés, galerias de arte e mercados.

Uma das atrações do local é o Sharjah Heritage Museum (Museu Patrimonial de Sharjah). O espaço reúne itens que explicam os costumes do emirado. O acervo detalha a geografia, o estilo de vida,as celebrações e as tradições orais (como as lendas repassadas às crianças) de Sharjah.


Centro de Estudos Dr. Sultan em Sharjah

Apesar de só abrir as portas ao público nos próximos meses deste ano, vale conferir, em uma ida a Sharjah, se é possível visitar e conhecer o acervo do Centro de Estudos do Golfo Dr. Sultan Al-Qasimi Centre (Dr. Sultan Al-Qasimi Centre for Gulf Studies). O local chama a atenção de pronto pela arquitetura. É mais um belo palácio da cidade.

O gigantesco acervo conta com centenas de mapas, fotografias e peças históricas que remontam ao surgimento de Sharjah e da cultura do Golfo Pérsico. Estão lá, por exemplo, as primeiras imagens da região, que fazem parte da coleção pessoal do governante de Sharjah, Sultan bin Muhammad Al Qasimi.

Outro destaque da região é o Museu da Civilização Islâmica.O local apresenta peças que contam a história do islamismo e detalham os aspectos centrais da cultura e da religião predominante no Oriente Médio.

Pessoas em exposição Rain Room de Sharjah
Um passeio mais contemporâneo, praticamente imperdível, é conhecer a Sharjah Art Foundation. A galeria conta com uma exposição permanente que diverte e encanta ao mesmo tempo, chamada Rain room. A sala de chuva (em tradução livre) é um espaço ideal para tirar fotografias que farão sucesso nas redes sociais.

Isso porque a chuva artificial da exposição não molha. E você pode caminhar em meio a ela com a garantia de que não sairá encharcado. O segredo está em sensores instalados na estrutura. Eles detectam a presença e fazem com que a água não caia naquele local. Uma dica: ande devagar, ou podem sobrar algumas gotas para você.

Chamados de fé

Casas em Sharjah

É bonito e toca o coração, mesmo para os mais céticos, ouvir o cântico que chama os fiéis para as orações ao longo do dia. O emirado de Sharjah tem inúmeras mesquitas. A mais famosa delas é Al Noor. O local é mais um dos que precisam necessariamente estar no roteiro.

A grandiosa mesquita impressiona. Com a arquitetura tradicional, o prédio se mistura ao horizonte com edificações mais modernas. O espaço é aberto ao público. Para conhecer o interior, basta descalçar os sapatos e entrar. É de bom tom se vestir com certo recato.

Alta, a construção é repleta de detalhes arquitetônicos milimetricamente planejados. Ao centro, há um grande lustre que, visto por baixo, se torna ainda mais bonito. Durante festivais e eventos, a parte externa da mesquita é iluminada com cores temáticas.

[FPTO5]


A poucos metros da mesquita, fica a Al Noor Island, um respiro natural para quem passa por Sharjah. O complexo tem parque com vegetação característica, muitos pássaros, playground, espaço para leitura, café e uma sala repleta de borboletas.

A Butterfly House (casa das borboletas) é, de fato, o que mais chama a atenção na ilha. São mais de 500 borboletas exóticas, de espécies variadas, que voam pela sala, projetada de uma maneira que mantém a luz natural e a umidade para a preservação dos animais.

A vista da Al Noor Island dá para o Emirate Eye, uma roda-gigante inspirada no monumento londrino (London Eye), que virou cartão-postal da cidade.

* O repórter viajou a convite da Sharjah Book Authority

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação