Turismo

Brilhos do sol ao ouro, Sharjah sofre com o calor durante boa parte do ano

Quem quer visitar Sharjah deve prestar atenção ao clima local: não é recomendado viajar para lá na época de verão

Alexandre de Paula
postado em 17/08/2018 10:00

Souq central em Sharjah

Um ponto a se levar em conta na hora de se programar para conhecer Sharjah (e os Emirados Árabes como um todo) é o clima. Fuja do verão, mesmo que os valores de passagens e hospedagens sejam mais baixos. O calor é cruel, de maio a setembro, e pode atingir níveis que beiram o insuportável.


Ar-condicionado por lá é questão de primeira necessidade. Por isso, em absolutamente todos os locais fechados (incluindo as tradicionais mesquitas) o equipamento estará ligado. Mesmo assim, no verão, os passeios pelas belas calçadas e orlas de Sharjah são complicados e quase não se vê quem se arrisque a fazê-los em temperaturas que ultrapassam a casa dos 40;C e que não diminuem muito durante a noite.

Sharjah é o emirado com mais reservas naturais. Tem vegetação bonita, parques atrativos e belas lagoas. Ao contrário de Dubai (em que o trânsito domina), é amigável para caminhadas. Por isso, o ideal é conhecer a cidade entre os meses de novembro e abril, quando o clima, muito mais ameno, permite aproveitar de fato tudo isso.

Parte do complexo Hearth of Sharjah

A cidade pode ajudar também quem viaja para Dubai com orçamento apertado. Sharjah tem hotéis de qualidade (alguns cinco estrelas) com preços mais baixos do que o emirado vizinho. A hospedagem por lá é mais econômica e pode permitir gastar um pouco mais na consumista Dubai.

Por outro lado, é preciso ficar atento ao trânsito entre os dois emirados vizinhos. Justamente pela proximidade, Sharjah é usada como cidade dormitório por alguns trabalhadores de Dubai. Nos horários de pico, o trânsito é intenso e taxistas podem evitar fazer o trajeto. Fora do rush, porém, a viagem leva no máximo 20 minutos e dá para aproveitar a paisagem no caminho. Alguns hotéis, inclusive, oferecem transporte gratuito.

O idioma não será dificuldade para quem domina o básico do inglês, falado por praticamente todos nos Emirados Árabes. Dá para se virar tranquilamente em restaurantes, hotéis, lojas e mercados sem saber sequer uma palavra de árabe. A moeda local, chamada dirham, vale pouco mais de R$ 1, o que também facilita negociações e cálculos dos gastos.

Praias

Praia em Sharjah, Emirados Árabes.

Sharjah é o único emirado a ter costas tanto no Golfo Pérsico como no Golfo de Omã. Há diversas praias espalhadas pela região. Para quem deseja mais privacidade e menos movimento, alguns hotéis contam com praias fechadas, separadas por muros e que só podem ser acessadas, claro, mediante pagamento.

A Al Khan Beach é uma das praias públicas de Sharjah. Mesmo com o calor sufocante do verão, o espaço sempre tem muitos visitantes no fim de semana (sexta e sábado, na cultura árabe). A maioria deles são indianos (há muitos nos Emirados Árabes). Ao contrário de outros locais de tradição islâmica, é permitido, tanto para homens quanto para mulheres, usar trajes de banho comuns.

Tradição nos mercados

Souq central (blue souq) em Sharjah, Emirados Árabes.


Os souqs são tradição na cultura árabe. Grandes mercados que vendem de tudo, eles são os principais centros comerciais das cidades. Em Sharjah, o principal deles é o Central Souq, popularmente conhecido como souq azul. O belíssimo prédio do mercado, como praticamente todos em Sharjah, já vale a visita.

A estrutura é dividida em dois pavimentos, um de cada lado. Em um deles, concentra-se a venda de artigos mais caros. Tapetes árabes e ouro, muito ouro, estão nessa seção. Se a ideia é trazer algo mais precioso, é o local ideal para a compra em Sharjah.

Do outro lado, ficam as lojas mais comuns. Há produtos de vestuário tradicional e artesanato local. É uma boa opção para a compra de souvenirs e lembrancinhas (tanto de Sharjah quanto de Dubai). Há muitas opções e os preços são mais amigáveis do que os praticados nos emirados vizinhos. E ainda dá para pechinchar e pagar sempre menos do que está nas etiquetas. (AP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação