Turismo

Ilhas Maurício, cenário repleto de opções para os amantes de ecoturismo

Dias com os pés na areia e imersão na natureza aguardam o amante do ecoturismo na costa africana. Com boa estrutura turística, une aventura e conforto na medida certa

Juliana A. Saad, Especial para o Correi
postado em 19/08/2018 10:00

Paisagem das Ilhas Mauricio

Maurício é um daqueles lugares que, mesmo com o conforto moderno bem presente, incita a imaginação com os sonhos somente provocados pelos destinos mais exóticos. Suas praias de águas mansas são a epítome da ilha tropical. Junto delas, uma infraestrutura hoteleira que privilegia o serviço e é valorizada pelas belezas naturais. Destino exótico e perfeito para suas férias.

São poucas as regiões no mundo para quem deseja aproveitar o oceano ou passar dias descansando ao sol. Os aventureiros também podem praticar esportes como windsurfe, esqui aquático, caiaque, mergulho e muito mais. Outra opção popular é velejar pela paisagem calma, tão linda que nem parece real. E, para quem curte a adrenalina das alturas, a dica é embarcar em um helicóptero para ver a paisagem espetacular em voos aéreos para duas ou três pessoas.

De belezas naturais a ilha está cheia. Por ser de origem vulcânica, possui contornos rochosos, montanhas e vales lindíssimos. Além das praias cercadas por recifes de coral, há lagoas tropicais, campos de cana-de-açúcar, rios, cachoeiras e relevos impressionantes.

Por isso, o ecoturismo é forte por lá: trilhas pelas montanhas e florestas, rapel nas cachoeiras, mountain biking e passeios pelo magnífico Jardim Botânico, um dos 10 mais belos jardins do mundo e que possui a famosa Talipot, planta que floresce somente quando a palmeira tem entre 40 e 70 anos de idade e morre no espaço de cinco anos.

Em Chamouny, o La Valée des Couleurs é um parque natural com trilhas, pescaria, cachoeiras e passeios em triciclos, onde também se pode observar a terra de 23 tons (devido à formação vulcânica da ilha), observar animais, andar de pedalinho, praticar tirolesa e nadar.

Outro lugar recheado de atrações para adultos e crianças é o Casela Nature & Leisure Park e Safari Adventures, com mais de 140 variedades de pássaros de cinco continentes e animais diversos. O ponto alto é o safári, feito a pé ou de micro-ônibus. Pode-se apenas observar os animais de longe, ou para os mais corajosos, há a opção, chamada de Walk with the Lions, de entrar, se aproximar e acariciar os bichanos, como a chita (leopardo de caça da Índia), o tigre branco (são apenas 300 em cativeiro em todo o mundo) e os leões. Tudo sob a orientação de experientes biólogos e coordenado pela Safari Adventures.

Vai de chá ou rum?

Chá e rum à escolha dos visitantes


Entre os passeios típicos estão visitas com degustação e, para começar, um passeio pela rota do chá, que leva a mais antiga plantação de Maurício (de 1892), a Bois Chéri, no sul da ilha. Ali, uma visita guiada pela fábrica e Museu do Chá culmina com a degustação da bebida, de grande importância local. O local é pitoresco, com um belo lago cercado por plantações e tendo ao fundo, no alto de uma colina, um chalé que abriga o restaurante com vista panorâmica, onde é feita a degustação. O espaço tem ainda uma lojinha anexa, com grande variedade de tipos ; o de manga é surpreendente. O sabor local pode ser sentido nas xícaras fumegantes.

Outra visita pitoresca é a Rhumerie Chamarel, uma destilaria que produz o primeiro e único rum agrícola do país. Em um grande parque ajardinado estão, além da destilaria, um restaurante (muito gostoso) e uma lojinha onde podem ser adquiridos os runs da casa e uma variedade de itens que vão de roupas a bijuterias, tudo garimpado com extremo bom gosto. Os runs premiados da Chamarel agradam no copo e na boca dos (rapidamente) animados visitantes.

A simpática capital

Turistas aproveitam feira de Port Louis

Fundada em 1735 pelos franceses, Port Louis é a capital e maior cidade de Maurício, com cerca de 150 mil habitantes. Abriga importantes pontos culturais, como o Museu de História Natural, o centro histórico com a Place d;Arms, que liga o porto ao palácio do governo por uma avenida ladeada de palmeiras.

Ali, o Mercado Central é um verdadeiro bazar com verduras, frutas e legumes coloridos se misturando às especiarias, roupas, artigos de casa, tecidos, sáris e o burburinho dos simpáticos mauricianos. Perfeito para se familiarizar com os hábitos locais e se aventurar nos pequenos restaurantes anexos.

Siga a pé para o Caudan Waterfront Centre, um shopping debruçado na marina com vista panorâmica dos barcos, lanchas e catamarãs que deslizam sobre as águas e várias atrações em sua órbita. Depois, suba (de carro) até o Forte Adelaide, erguido no século 18 pelos ingleses para se protegerem dos franceses em um promontório com vistas que se abrem sobre o porto e a capital de Maurício. (JAS)


* A jornalista viajou a convite do Beachcombers Resorts & Hotels Maurice com apoio da South African Airways

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação