Turismo

Viajar em poucos passos é caminho para evitar imprevistos

Não basta querer. Aventurar-se pelo mundo exige organização, cuidado e - principalmente - muita determinação para realizar o sonho. O Turismo dá uma forcinha com dicas para quem pretende conhecer novos lugares

Luíza Figueiredo*, Adriana Botelho*
postado em 22/08/2018 17:00

Thaís Castro (direita) gosta de companhia para explorar novos roteiros. O segredo é um bom planejamento

Decidir o destino para uma viagem é o primeiro passo a se fazer para quem quer explorar novos ares. Há diversos pontos para se levar em consideração lugar quente ou frio? Dentro ou fora do país? Sozinho ou acompanhado? Os questionamentos são vários. Diante das perguntas, os próximos passos seguem em montar todo o roteiro. Mas, há quem tenha uma certa dificuldade sobre o que fazer quando o assunto é viagem e muitas dúvidas em como arrumar a mala ou quanto poupar para fazer um passeio tranquilo financeiramente.

A analista de marketing Thaís Castro, 28 anos, conta que prefere viajar acompanhada. Ela lembra que a organização de um roteiro já foi feito em um mês e em outras ocasiões, por mais de um ano. ;O importante é sempre pesquisar muito para ter diferentes percepções e saber qual planejamento quer fazer;. Para ela, é essencial montar um roteiro e utilizá-lo como base com opções alternativas de passeios próximos de onde estará, ;a flexibilidade é a chave para descansar e viver experiências diferentes;, ensina.

Uma boa sugestão aos turistas é ir a lugares desconhecidos. ;O Jalapão, em Tocantins, faz parte do bioma brasileiro e mistura lazer e conhecimento;, sugere Adriana Papaleo, mestra em turismo da Universidade Católica de Brasília (UCB). Ela cita ainda Fernando de Noronha, ;uma área natural, com muito ar límpido para quem busca sossego;. Para os moradores de Brasília e Entorno, a professora destaca as opções de locais próximos à capital. ;Há muitos hotéis fazenda e uma quantidade enorme de recursos naturais, como as cachoeiras e trilhas, ótimos para aproveitar e fazer ecoturismo;, recomenda Papaleo.

Roteiros

Com a crise econômica no país, os brasilienses estão optando por roteiros nacionais. De acordo com o site de busca Viajala, no primeiro semestre deste ano, a cidade do Rio de Janeiro é o destino mais procurado pelos moradores da capital, seguido por São Paulo e Fortaleza. O estudo é um recorte nacional baseado em quase 1,5 milhão de pesquisas processadas durante o período, com passageiros em todos os aeroportos do Brasil.

;A instabilidade econômica que o país sofre culmina na volatilidade do dólar, o que afeta vários setores, inclusive o do turismo. O turista brasileiro passou a prestar mais atenção nos seus gastos e teve que rever comportamentos de consumo, já que não dá para confiar nas compras em dólar que são feitas hoje, mas são pagas semanas ou até meses depois;, explica Eduardo Martins, diretor do Viajala no Brasil.

A partir do quarto lugar no ranking, as cidades do Nordeste aparecem como destino preferido pelos brasilienses. Teresina, Recife, João Pessoa, São Luís, Salvador e Nata, são algumas. Como dica, o diretor ressalta. ;Quem só pode viajar durante o período das férias escolares deve evitar esses destinos muito procurados, já que os preços, não só das passagens, mas também da hospedagem e dos passeios, tendem a subir muito. O recomendado, na compra de última hora, é procurar por locais que fiquem fora dessa rota concorrida de praias nordestinas. Se o viajante quer muito ir para lá, o melhor é tentar flexibilizar suas datas de folga e voar em agosto, por exemplo, quando a economia em passagens, se comparada a julho, pode passar dos 50%;, conclui.

Quer viajar e não sabe por onde começar? O Turismo dá um empurrãozinho com um passo a passo e dicas necessárias para um bom viajante não se perder durante a aventura.

O Rio de Janeiro é o destino mais procurado pelos brasilienses

Quanto Custa a diversão?

O custo da viagem é um dos pontos vitais para a organização do roteiro, principalmente quando se trata de uma viagem ao exterior. Para não tornar o prazer em tormento, é preciso calcular taxas cobradas em aeroportos, tíquetes em locais que se deseja visitar e, não esquecer um dinheiro extra para lembrancinhas ou refeições mais caras. Definidos o destino e o custo, é importante decidir qual a forma de levar o dinheiro: notas, cartões de crédito ou cartão pré-pago.

Roberto Piscitelli, do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB), abre os olhos dos turistas que querem sair do país, porém sentem-se inseguros em relação à taxa de câmbio. ;Vivemos um período de instabilidade; então, essas pessoas devem estar preparadas em relação a compra da moeda. Evitar comprar de forma parcelada é uma boa decisão. Não é recomendado, pois o valor do dólar pode estar mais alto ou mais baixo no dia seguinte, não é bom confiar, o certo é comprar tudo de uma vez;, aconselha o economista.

Sobre as formas de cartões de crédito e débito, Piscitelli destaca que é importante levar somente por motivos de segurança, mas o dinheiro em notas deve prevalecer devido à taxa de IOF. ;Do ponto de vista financeiro é sempre melhor levar dinheiro vivo, o cartão serve para o caso de uma emergência, não vale a pena arriscar e pagar mais caro. Isso serve para os dois tipos de cartão;, lembra.

Prioridades

Há vários mitos quando se trata de pagar por uma viagem internacional: um deles é que comprar nas agências de viagem não é seguro, pois essas podem falsificar a moeda. ;A falsificação é remota, o cuidado em geral é de que nessas agências você acaba pagando mais, os bancos são mais confiáveis nesse quesito;, opina o especialista.

;O correto é sair do país com tudo programado com antecedência e dar prioridade a coisas como reservas de hotel, passagem ou até mesmo veículo. Deixar as despesas mais eventuais, como refeição, passeio para resolver já no país escolhido;, finaliza.

* Estagiárias sob a supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação