Turismo

Uma mala que não doa no bolso, dicas para uma bagagem dentro do orçamento

A bagagem é um dos itens que mais preocupam os viajantes. Como escolher e acondicionar os objetos pessoais de forma que sejam práticos e possam ser usados em todas as ocasiões durante a estadia? A organização é a chave

Luíza Figueiredo*, Adriana Botelho*
postado em 23/08/2018 10:00

Malas de viagem


A consultora e coach de imagem e estilo, Sabrina Silvian, afirma que a maior preocupação dos turistas é saber o que levar na bagagem para ser usado em todas as ocasiões. ;O primeiro passo para se fazer uma mala inteligente é investigar o clima do local a ser visitado e listar os eventos/compromissos dos quais viajante participará. Vai almoçar com os amigos, bater perna, ir ao teatro ou a um coquetel? Anote tudo. Isso lhe dará clareza sobre as peças que realmente você precisará levar;, orienta.

O primeiro passo é separar as peças de baixo do look, como calças, saias, shorts, bermudas. Independentemente do meio de transporte, é importante ficar atento à quantidade de peças. Carregar diversas malas é cansativo e pode gerar custos extras, caso ultrapasse o peso permitido pelas companhias aéreas. Segundo a coach, se a viagem durar 10 dias, leve cinco partes de baixo.

A consultora de imagem orienta que o passo seguinte é escolher duas a três partes de cima (blusas, camisetas) para cada peça de baixo. ;Isso vai resultar em vários looks diferentes com a mesma base, que normalmente não sujam tanto quanto as de cima;, observa Sabrina. ;Aposte nos acessórios, que podem mudar a cara do look, sem pesar na mala. E busque tirar uma foto já vestida (o) ou da composição pronta em cima da cama. Ajuda a lembrar das combinações, evitando perda de tempo durante a viagem;, completa.

Os calçados merecem uma atenção à parte. Se vai andar bastante durante a viagem, é fundamental que eles sejam mais confortáveis e com menos saltos. Para minimizar a quantidade, leve sapatos que combinem com o máximo de looks que você montou. ;Faça a mala colocando as peças de baixo e as de cima (calça e blusa) uma ao lado da outra, de forma que você consiga visualizar o look completo ao abri-la, e, assim, evitar a fadiga de ficar procurando aquela blusa que vai compor com aquela calça. Utilize todos os espaços da mala, inclusive, dentro dos sapatos;.

Documentação

Verificar a data de validade do documento é prioridade

É preciso estar atento em relação aos documentos na hora de embarcar para o destino desejado. Há distinção entre o que é exigido em voos nacionais e internacionais, a crianças e adultos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No site www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/documentos-para-embarque é possível obter detalhes. ;Para embarques domésticos e internacionais de menores, é aconselhável sempre consultar a empresa aérea com antecedência e verificar o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além das exigências da Vara da Infância e da Juventude da localidade do embarque. Qualquer divergência existente em relação às normas da Anac para o embarque de menores, prevalecem as regras definidas pelo Poder Judiciário;.


Fica a dica

As regras para viajar com animais domésticos, tanto de avião quanto de ônibus dependem exclusivamente da companhia que faz o percurso. Por isso, ao optar viajar com seu pet, consulte os requerimentos necessários para tal.

Apps ajudam a planejar

Tela de celular Planejar uma viagem pode não ser tarefa fácil. Comprar passagens, reservar hotéis, procurar por restaurantes, pontos turísticos e lojas com os melhores preços demanda tempo e dinheiro. No entanto, apenas com um celular na mão já é possível tornar a viagem mais tranquila, segura e econômica. Muitos brasileiros já apostam na tecnologia para facilitar o planejamento de viagens, como mostra pesquisa da Trip Barometer ; que revela que 59% dos turistas brasileiros estão conectados a apps para planejar e/ou reservar uma viagem. Especialistas indicam um kit básico de aplicativos para que turistas encontrem diversos serviços, como acomodação e alimentação a preços mais acessíveis, e consigam ganhar grana extra durante o passeio ; por meio do compartilhamento de bagagens. Confira alguns apps, todos disponíveis para Androide e iOS.


Airbnb
A plataforma de busca e locação de imóveis permite que viajantes aluguem residências ou quartos a proprietários de imóveis. O Airbnb oferece mais de 500 mil anúncios com opções de hospedagem em mais de 35 mil cidades de 192 países. Essa é uma saída para quem quer fugir dos hotéis tradicionais e economizar o valor da diária, que pode ser parcelada.

AroundMe
Para quem vai conhecer um lugar novo e deseja saber tudo o que o destino oferece, o app AroundMe é indispensável. O aplicativo permite que você encontre estabelecimentos próximos em poucos cliques. É possível encontrar caixas eletrônicos, bares, restaurantes, farmácias, cinema e teatros, entre outros.

Bla Bla Car
Quem precisa se locomover sem gastar muito, o Bla Bla Car é boa opção. O app de caronas de longa distância conecta quem procura por uma viagem com quem tem espaço livre no carro, tornando o trajeto mais barato e acessível.

Grabr

Para quem vai viajar e deseja ganhar dinheiro extra durante os dias fora do país, uma dica é utilizar o Grabr (http://grabr.io/pt/), aplicativo de compartilhamento de bagagem. A plataforma permite que viajantes comprem itens no exterior por meio de programa de recompensas, ou seja, ao trazer produtos dentro do espaço livre de suas bagagens, o usuário recebe uma bonificação, conseguindo grana extra para as despesas da viagem ; combinado entre o viajante e a pessoa que solicitou o produto. Presente em 120 países, incluindo o Brasil, o Grabr tem, ao redor do mundo, mais de 350 mil usuários entre compradores e viajantes.

Moovit
Ideal para quem quer aproveitar todos os pontos turísticos sem gastar muito. O Moovit permite planejar viagens de transporte público. O app organiza rotas de ônibus, trens e metrô, além de mostrar a tarifa, o tempo de viagem e o horário de cada linha.

Vexpenses
Se a viagem for a trabalho, a tecnologia ajuda a economizar tempo e dinheiro e também a organizar a gestão das finanças. O Vexpenses, por exemplo, é um aplicativo que facilita a gestão de reembolsos de viagens e despesas corporativas, já que possibilita o cadastro de gastos e a inclusão em relatórios pelo próprio celular. Com a tecnologia, é possível fazer análises, limitar despesas, visualizar de forma rápida o gasto médio dos funcionários e controlar o cartão corporativo. Outra vantagem é aumentar a produtividade ; com o uso do app, é possível reduzir em 88% o tempo gasto pela empresa com essas tarefas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação