Turismo

Viagem de carro promete aventuras até o destino

Com o preço das passagens aéreas em alta, a alternativa de entrar no carro e explorar as estradas do país cresce entre os turistas e desperta um novo hábito

Adriana Botelho*
postado em 29/08/2018 17:00


Todo mundo pronto pra viagem
Da janela é bom ver paisagem
Vou levar meu cachorro
Meu papagaio
Pra não sentir saudade

Todo mundo pronto pra partida
Sol raiando dando boas vindas
Vou curtir todos os momentos
E vou guardá-los por toda vida

Quero passear na ilha
Convidar toda família
Pra poder desfrutar
Do sol tão gostoso
É a brisa do mar
Imagine um veleiro
Ver o mar o dia inteiro

O papai fotografa cada lugar
Pra gente lembrar
É alegria na ida
É alegria na volta
E com sol ou com chuva
É bom viajar


(Ivete Sangalo e Saulinho em É bom viajar)
Retrovisor mostrando a paisagem da estrada


Pegar a estrada curtindo o trajeto até o destino não é uma opção apenas para aventureiros ou para os que amam dirigir. Pode ser uma alternativa proveitosa para economizar e conhecer mais profundamente outras gentes, costumes e culturas do país. De acordo com a última pesquisa Sondagem do consumidor sobre a intenção de viagem, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur), o desejo de viajar de carro cresceu 31,8 pontos percentuais na faixa etária mais jovem no mês de novembro de 2017 em comparação ao mesmo período de 2016, passando de 21,9% para 53,7%.

Com belas vistas, apreciando paisagens verdes e encantadoras,montanhas, fazendo paradas em cidadezinhas escondidas, que ficam no meio do caminho, para descansar e conhecer um pouco mais do local, experimentando novos sabores, a aventura certamente guardará várias histórias para contar. São inúmeras estradas que ligam os quatro cantos do Brasil, com cenários imperdíveis desde os pampas gaúchos até a Amazônia.

Ainda que a preferência dos brasileiros em viajar de avião tenha crescido nos últimos anos, pegar o carro com a boa companhia dos amigos ou familiares é garantia de momentos alegres e várias descobertas. A professora do departamento de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília UnB) Mara Flora, 61 anos, é uma dessas aventureiras que não tem medo de estrada. ;Para quem gosta de dirigir e conhecer o Brasil como um todo, vale muito a pena. Com o avião você já chega ao destino e acaba que não vê nada;, opina a especialista e viajante.

Mara Flora e a neta Manuela: passeios longos
Mara, sempre animada em viajar de carro, venceu os 2.429 km de distância e as 29 horas da estrada que liga Brasília ao Rio Grande do Sul. Acompanhada do marido, Gambá, 51, e da sua neta, Manuela, de 6 anos. ;Eu costumo fazer passeios longos quando estou de férias. Levantamos às 7h da manhã e partimos para o destino com muitas aventuras;, fala.

No entanto, para enfrentar os desafios das rodovias, muitas vezes em más condições de trafegabilidade, é preciso verificar as condições do veículo e, se preciso, fazer uma revisão e os reparos. A professora, que já viajou sem tomar os devidos cuidados com o carro, alerta. ;Já fiquei no caminho indo para Tocantins, a correia de freio do motor quebrou, tivemos que parar em Alvorada, uma cidadezinha do interior que fica no caminho, sorte que os moradores de lá eram solidários e começaram a perguntar entre eles quem poderia me ajudar, então, um desconhecido, dono de uma picape, apareceu e me cedeu uma correia para o meu carro 4x4;, conta.

Pesquise bem
Leve o carro a um mecânico de confiança ou a oficinas mecânicas especializadas.

Troca de óleo e filtro
O óleo parece básico, mas é um dos principais itens na lista de verificação, assim como o filtro.

Revise a água
Básico, mas não menos importante, veja se a água está na
marca indicada.

Vazamentos
Fique atento a qualquer cor suspeita que possa aparecer no seu carro. Caso aconteça, marque o local e leve para o especialista.

Freios
Como o caminho talvez seja longo, o motorista certamente precisará utilizar bastante os freios. Revise os dois sistemas, o pedal e o de mão.

Pneus e estepe
Pneus e estepe devem estar garantidos, assim, verifique se estão calibrados ou se não está na hora de trocá-los.

Geometria e balanceamento
Para não perder o controle, faça uma boa geometria e balanceamento para evitar que seu carro fique puxando para direções opostas.

Películas
O sol incomoda principalmente quem vai fazer viagens longas, logo é outro item que irá ajudar na viagem.

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação