Turismo

Serro representa tradição e beleza de Minas Gerais

Terra do queijo e da religiosidade, Serro, nos entornos da Serra do Espinhaço, é rica em igrejas, casas do período colonial, fazendas e cenários naturais impressionantes, como cachoeiras e rios

postado em 01/09/2018 10:00

Igreja Santa Rita se destaca no cenário da cidade e atrai turistas


A cidade do Serro é uma das representantes mais que ilustres da tradição e beleza de Minas Gerais. A cidade faz parte da Estrada Real e do Caminho dos Diamantes, uma verdadeira preciosidade do patrimônio histórico e cultural do estado. Localizada nos entornos da Serra do Espinhaço, é rica em igrejas, casas do período colonial, fazendas e cenários naturais impressionantes, como cachoeiras e rios. Fica a pouco mais de mil quilômetros de Brasília, pela BR-040.


A cidade proporciona todas as características do interior marcado pela história através do tempo. Arquitetura ímpar, belas igrejas e riquezas naturais de tirar o fôlego. Serro foi sede de uma das quatro primeiras comarcas da Capitania das Minas Gerais, a antiga Vila do Príncipe do Serro Frio, hoje, cidade do Serro. A região carrega as características das vilas mineiras, o que fez com que a cidade se tornasse o primeiro município brasileiro a ter seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938. As igrejas impressionam pela qualidade dos detalhes e pela pintura. Como a Igreja Santa Rita, datada do século 18, que se localiza no alto de uma longa escadaria, de onde se avistam o Pico do Itambé, com seus 2.044 metros de altitude, e uma vista incrível do Centro Histórico do Serro.


Ao lado do seu acervo histórico-arquitetônico, representado pelos belos monumentos religiosos, o Serro guarda também outro importante aspecto de sua riqueza cultural do passado: as festas religiosas e a peculiar gastronomia. É nesse lugar que é produzido o famoso queijo do Serro, patrimônio alimentar mineiro, feito de maneira artesanal por pequenos produtores. A cidade mantém um dos calendários de eventos mais ricos de Minas, e é claro que essa iguaria não poderia ser deixada de lado.


Água na boca

O prédio da prefeitura é um exemplo do acervo histórico-arquitetônico da cidade. Construção data do período colonial


A prefeitura promove anualmente a Festa do Queijo com o objetivo de mostrar a resistência às transformações do tempo, mostrando que, até hoje, o queijo é uma autenticidade de expressão que atrai e delicia paladares. Além da união e fortalecimento da região produtora de queijo artesanal do Serro.

A festa oferece capacitação aos produtores e lazer para toda a comunidade e região durante o evento, por meio de shows, desfiles, cavalgadas, concursos de marcha, baile do vinho, além de coroar a rainha da festa. E não poderia faltar o queijo, muito queijo, com a venda e degustação, além de outros produtos locais. Para quem não deixa de ter o alimento na mesa, a festa é boa oportunidade para rechear o estoque.

O queijo produzido na região é um dos mais apreciados


Além do queijo, o município é privilegiado por rios, riachos e dezenas de cachoeiras. Entre eles, o Rio Jequitinhonha, Rio do Peixe, as cachoeiras de Malheiros, Moinho de Esteira, Carijó e Cascatinha e vários córregos. Suas águas limpas e cristalinas ganham volume e dão toque especial à paisagem.

A queda da Cachoeira do Malheiro tem aproximadamente cinco metros de altura e é muito utilizada como grande escorregador pelos turistas, além de dois poços com grande volume de água. Ao redor da cachoeira há uma área gramada, que é usualmente utilizada como acampamento nos fins de semana e feriados. O local é bem agradável e de fácil acesso, sendo bastante procurado pela população local e por visitantes.

A cachoeira Moinho de Esteira fica a 20 quilômetros da cidade
A cachoeira Moinho de Esteira fica a 20 quilômetros da cidade, às margens da BR-259, que liga Serro a Diamantina. É um conjunto de quedas, com águas que rolam cristalinas pelas pedras inclinadas, formando seguidos poços, próprios para o banho. Depois da última queda, as águas se perdem por entre fendas nas pedras, próximo das nascentes do Rio Jequitinhonha. O distrito de Pedro Lessa, onde fica essa cachoeira, tem ainda um sítio arqueológico com gravuras rupestres e a Pedra Montada, escultura natural em pedras.


Saiba mais
O queijo do Serro é patrimônio imaterial da cultura de Minas Gerais e do Brasil. O processo de criação do produto foi iniciado há 300 anos e consiste na utilização do queijo cru e adição de fermento láctico natural, recolhido a partir do soro drenado do próprio queijo.



* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares, dos Diários Associados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação