Turismo

Nos passos da independência: conheça locais que contam a história

Às vésperas do feriado de 7 de Setembro, conheça espaços e museus marcados pela história, na cidade de São Paulo

postado em 07/09/2018 10:00

Independência. Óleo sobre tele


O famoso grito ;Independência ou morte; completará 195 anos neste 7 de Setembro. Dom Pedro I bradava às margens do Ipiranga o brado que ficou marcado na história no Brasil e imortalizado na tela do artista paraibano Pedro Américo (foto acima). O príncipe e sua tropa partiram do Rio de Janeiro para São Paulo e, naquele dia de 1822, dom Pedro foi recebido com grande festa popular e chamado de ;Rei do Brasil;. É possível seguir os passos do monarca pela capital paulista e aprender mais sobre essa época. Confira os principais pontos turísticos relacionados à data.

Monumento da Independência

Monumento da Independência

Alocado também no Parque da Independência, o monumento não pode ficar de fora desta lista, já que indica o local exato do ocorrido. Também conhecido como Altar da Pátria, a escultura foi construída pelo artista Ettore Ximenes em parceria com o arquiteto Manfredo Manfredi, em 1926. A cripta acoplada à estátua guarda os restos mortais do próprio dom Pedro I, da imperatriz Leopoldina e de dona Amélia, a segunda imperatriz do Brasil.

Parque da Independência

Parque da Independência

A primeira parada é o Parque da Independência. Afinal, foi na Colina do Ipiranga, às margens do riacho que leva o mesmo nome, que dom Pedro puxou a espada e anunciou que o Brasil não seria mais uma colônia portuguesa. O local abriga extensa área verde, além do Museu do Ipiranga e a Casa do Grito, capazes de aprofundar a visão do visitante sobre o fato patriótico com exposições e utensílios reais.


Praça Patriarca

Praça Patriarca

Inaugurada em 1912, a praça fica bem no Centro da cidade, próxima do Viaduto do Chá. A princípio, o lugar não aparenta ter nenhuma relação com o ocorrido, já que leva o nome de José Bonifácio de Andrada e Silva. No entanto, o que nem todos sabem é que Bonifácio foi a cabeça pensante por trás da separação de Portugal e das terras brasileiras. Desde 1972, é possível observar uma estátua da autoridade feita de bronze e projetada por Alfredo Ceschiatti. O escultor tem diversos trabalhos exibidos em locais turísticos da capital. Um dos mais conhecidos são anjos suspensos na Catedral de Brasília.


Pateo do Collegio

Pateo do Collegio

Quando desembarcou do Rio para São Paulo, dom Pedro I ficou hospedado no Pateo do Collegio, mesmo local que dava espaço para um teatro chamado ;Casa da Ópera;. Em seu retorno após o decreto, o jovem foi surpreendido com um salão cheio de pessoas que aplaudiam e gritavam ;viva o primeiro rei brasileiro;, em sua homenagem.

Solar da Marquesa de Santos

Solar da Marquesa de Santos


Na mesma época em que proclamou a Independência, dom Pedro I passou a ter um relacionamento extraconjugal com Maria Domitila. O príncipe, que até então era casado com a imperatriz Leopoldina, deu à sua amante diversos títulos, entre eles o de marquesa de Santos. Sempre à frente do seu tempo, a casa que foi de Domitila entre 1834 e 1867 foi palco para diversas festas luxuosas para pessoas importantes da sociedade na época e hoje é sede do Museu da Cidade de São Paulo, que conta com acervos sobre a trajetória da megalópole.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação