Publicidade

Correio Braziliense GASTRONOMIA

Destinos deliciosos: conheça uma gastronomia pouco visitada

Saia do feijão com arroz e aventure-se por novos sabores e paisagens. Conhecer a culinária de diversos países tem sido um roteiro cada vez mais procurado por viajantes exploradores do paladar


postado em 08/09/2018 10:00 / atualizado em 06/09/2018 16:01

Caio Gomez/CB/D.A Press
Caio Gomez/CB/D.A Press


Mais de um terço dos viajantes brasileiros pretende embarcar em aventuras culinárias ainda este ano, de acordo com pesquisa realizada pelo buscador de viagem Booking.com. Degustar bons vinhos e experimentar pratos tradicionais ou novas criações de grandes chefs tem se tornado mais comum do que imaginamos.

Além das iguarias características dos países como Bélgica pelos chocolates, Estados Unidos pelos hambúrgueres, Japão pelo sushi, os turistas gastronômicos pretendem descobrir diferentes sabores, aquele prato consumido pela população local, o que surpreende o paladar e deixa aquele gostinho de quero mais. Geralmente, o destino é escolhido a partir de dicas de amigos. Porém, como escolher? Se você busca opções diferentes, siga as dicas dos turistas que foram, experimentaram e gostaram.

Pratos vegetarianos em Koyasan, Japão 

(foto: brytta/Flickr)
(foto: brytta/Flickr)

 

 

Patrimônio mundial da Unesco, o Koyasan, ou Monte Koya, fica na Península Kii, com sua bela paisagem natural, mais de 800 metros acima do nível do mar. Ele foi tradicionalmente considerado sagrado e um grande lugar de peregrinação para os seguidores da escola Shingon do Budismo. Uma dieta vegetariana especial (geralmente vegana) é seguida por monges e crentes no Budismo. Ela é chamada de Shojin Ryori, em japonês, traduzida como “Comida da devoção”. Koyasan é o destino perfeito para vegetarianos, já que lá eles terão, com certeza, muitas opções de pratos.

Cerveja em Qingdao, China 

 

(foto: Eugene Hoshiko/AFP - 15/8/03 )
(foto: Eugene Hoshiko/AFP - 15/8/03 )

 

Cidade costeira com arranha-céus, parques e praias, Qingdao é lar da Tsingtao Brewery Co., Ltd, segunda maior cervejaria da China, fundada em 1903 por colonizadores alemães. O Tsingtao Beer Museum celebra a cervejaria de mesmo nome e ambos estão localizados em uma rua chamada Beer Street! O Qingdao International Beer Festival é um grande evento realizado em agosto, rivalizando com a Oktoberfest da Alemanha em tamanho e diversão. Prepare-se para esvaziar o copo após cada grito de gan bei, equivalente de “saúde” em chinês.

Doce no verão de Miedzyzdroje, Polônia 

 

(foto: MarcinSl1987/Flickr)
(foto: MarcinSl1987/Flickr)
 

 

Miedzyzdroje é uma cidade turística litorânea localizada no noroeste da Polônia, na Ilha de Wolin, na costa Báltica, que fica repleta de turistas no verão. Desde o século 14, os waffles têm sido uma das iguarias de verão mais adoradas na Polônia e, em Miedzyzdroje, é possível encontrar vendedores de waffle em cada esquina, oferecendo inúmeras variações dessa delícia doce. Uma pesquisa da Booking.com descobriu que mais de sete em cada 10 viajantes brasileiros (71%); afirmaram que escolhem um destino por suas ótimas comidas e bebidas; então, não é nenhuma surpresa que Miedzyzdroje seja tão popular com os turistas por seus waffles reconhecidos mundialmente.

Peixe fresquinho em Donggang, Taiwan 

(foto: Pichi Chuang/Reuters - 19/5/10 )
(foto: Pichi Chuang/Reuters - 19/5/10 )

 

 

Localizada no litoral do oeste de Taiwan, próximo ao Estreito de Taiwan, Donggang tem um dos maiores portos de pesca de Taiwan. Como resultado, a cidade tem um mercado agitado de frutos do mar — com uma culinária fresquinha enchendo seus restaurantes. Visite o Dong Gang Seafood Market, com muitas bancas que vendem peixe fresco, frutos do mar secos, verduras e sashimi, que não perdem em nada para o do Japão.

Vinho em Szekszárd, na Hungria 

(foto: Danita Delimont/Divulgação - 8/1/13 )
(foto: Danita Delimont/Divulgação - 8/1/13 )

 

 

Viajantes da Booking.com recomendam a cidade de Szekszárd como um dos principais lugares para degustar vinho. Capital de Tolna, a região vinícola de Szekszárd é uma das áreas mais antigas que produz vinho tinto na Hungria, data de milhares de anos, e é famosa por seus tintos encorpados e com especiarias. Szekszárd produz muitos vinhos de qualidade ganhadores de inúmeros prêmios em competições nacionais e internacionais.


Sushi em Düsseldorf, Alemanha 

 

(foto: Booking.com/Divulgação)
(foto: Booking.com/Divulgação)


Dusseldorf, conhecida pela indústria da arte e da moda, pode não ser o primeiro destino que vem à cabeça quando se pensa em sushi. Entretanto, com a terceira maior comunidade japonesa na Europa, há diversas opções de restaurantes japoneses e sushi bars espalhados pela cidade, tornando-a um destino importante para se visitar, se você tem interesse na culinária tradicional japonesa.

Chá da tarde em Bath, UK 

 

 

(foto: Nikki Bidgood/Divulgação)
(foto: Nikki Bidgood/Divulgação)


A tradição essencialmente inglesa de tomar chá da tarde ainda é tão popular hoje quanto era na época georgiana, e Bath foi recomendada pelos viajantes da Booking.com como o principal lugar para aproveitar essa tradição. Onde mais é possível apreciar essa refeição tradicional com pequenos sanduíches, scones com creme de natas e geleia, além de bolinhos doces? Não deixe de conhecer também o The Pump Room, que foi considerado o coração social de Bath por mais de dois séculos e destacado em muitos romances de Jane Austen.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade