Turismo

Na trilha dos casarões, conheça as riquezas históricas de Pompéu

O clima de cidade interiorana está nas ruas tranquilas, praças e jardins bem cuidados, nas fachadas das casas das fazendas históricas e na natureza acolhedora. Assim é Pompéu, em Minas Gerais

João Alberto Rodrigues*
postado em 10/09/2018 12:46

Vista de uma praça


Localizada na microrregião de Três Marias, a cidade de Pompéu encanta por sua singularidade e riquezas históricas. Hoje, essas histórias se fazem presentes nos casarões, igrejas, fazendas, nas ruas e no povo. O município tem cerca de 31 mil habitantes e diversificado patrimônio histórico, com arquitetura eclética de meados do século 19 e início do século 20. Para quem gosta de um lugar tranquilo, boa culinária e de histórias, Pompéu é um ótimo lugar para visitar durante um feriado esticado ou mesmo um fim de semana, já que fica a 630km de Brasília.

De acordo com dados da prefeitura local, na zona rural há cerca de 30 sedes de fazendas históricas, que relatam, em seus contornos e formatos arquitetônicos, estilo colonial de meados do século 19, ressaltando a tradição do povo pompeano. Destacam-se as fazendas São Miguel, Quati, Cachoeiras, Capoeira, Cigano, Marruás e Ingazeira, todas centenárias e em bom estado de preservação.

A cidade é conhecida como a Capital Mineira do Leite. A produção vem se destacando cada vez mais, apesar dos desafios econômicos. De acordo com o Superleite, evento de agronegócio do Centro-Oeste mineiro, em 2017, a produção foi de R$ 150 milhões de litros, o que faz da cidade uma das maiores produtoras do país.

A região registra média diária de produção de 400 mil litros de leite. Pompéu tem 1.852 propriedades rurais e em quase sua totalidade há atividade leiteira. E para quem gosta desse contato com a agropecuária, a cidade pode ser uma boa pedida.

Pesca

O centro da cidade é aconchegante e convida para passeios a pé: tranquilidade


Outra atividade turística do município de grande repercussão é a pesca. A cidade é muito bem servida de rios e tem grande potencial para essa atividade. Ela é banhada pelos rios São Francisco, Pará, Peixe, Pardo e Paraopeba, represa de Três Marias e a usina hidrelétrica de Retiro Baixo, no rio Paraopeba. As riquezas hídricas e naturais favorecem o turismo rural, ecológico e de lazer, fazendo com que turistas desfrutem de momentos prazerosos na região.

O ecoturismo vem sendo um novo segmento muito praticado por quem gosta de aventura em meio às matas, trilhas, rios e cachoeiras. A gruta do Cabungo e a cachoeira Olhos D;água são lugares incríveis a serem descobertos no meio das matas de cerrado.

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares, dos Diários Associados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação