Publicidade

Correio Braziliense FÉRIAS

Faltando pouco menos de três meses para o Natal, você já pode se programar

Parece cedo para falar de festas de fim de ano, mas, se você pretende viajar, sozinho ou com a família, para lugares tradicionais, é bom se preparar. Em Gramado e Canela, a festa começa em outubro


postado em 23/09/2018 10:00 / atualizado em 21/09/2018 11:44

 

(foto: Brocker Turismo/Flickr)
(foto: Brocker Turismo/Flickr)


As festas de fim de ano na Serra Gaúcha começam mais cedo. Por isso, é bom já se programar porque, de 25 de outubro a 13 de janeiro, a Avenida Central de Gramado ganha iluminação e decoração pra lá de especiais. É o Natal Luz de Gramado, evento natalino mais conhecido do Brasil. A programação é extensa durante o período. O Grande Desfile, que traz apresentações de acrobatas, bailarinos e atores que encenam temas natalinos e o espetáculo do lago, peça que destaca a importância dos laços familiares, estão entre os pontos altos do evento. Neste último, cantores, músicos e artistas apresentam um repertório em um cenário grandioso, e a plateia interage com os clássicos nacionais e internacionais. Um show pirotécnico torna a noite ainda mais inesquecível.

As cidades da Serra Gaúcha, que em qualquer período do ano já são maravilhosas, com canteiros impecáveis, ruas limpas, trânsito organizado, povo hospitaleiro, arquitetura europeia, gastronomia farta e muitas atrações turísticas, durante as festividades natalinas ficam ainda mais convidativas. Tanto Gramado quanto o Sonho de Natal, em Canela, atraem turistas de todo o Brasil e do exterior para apreciar os inúmeros shows de canto, dança, teatro, cinema, circo, projeções e fogos de artifício, que transportam todos para um mundo lúdico.

Como num conto de fadas, os visitantes se encontram a cada passo com Papai Noel, soldadinhos de chumbo, patinadoras, acrobatas, bailarinas, bonecas, anjos, ursos, biscoitos, bengalas, pinheiros, renas e demais itens e personagens do universo natalino.

Tecnologia 


Perfeições e fogos de artifícios atraem turistas de vários lugares: espetáculos de luz (foto: Natal Luz/Divulgação)
Perfeições e fogos de artifícios atraem turistas de vários lugares: espetáculos de luz (foto: Natal Luz/Divulgação)


Durante os dias de festas, os artistas se apresentam gratuitamente pelas ruas das cidades e também em palcos preparados especialmente para os shows, que têm ingressos para arquibancadas e camarotes. Todos os espetáculos trazem a essência do Natal em seu enredo, relembrando o nascimento de Jesus de forma mágica, com tecnologia de ponta e excelente corpo artístico. As grandes produções são preparadas durante todo o ano e atraem cerca de 2 milhões de pessoas durante o período.

O Turismo dá uma dica: esta época é, sem dúvida, o melhor período para visitar a Serra Gaúcha. A partir de 25 de outubro, em Gramado, e 24 de novembro, em Canela, as duas cidades do Rio Grande Sul se transformam na Terra do Papai Noel. Milhares de luzes, enfeites e espetáculos levam você para um fantástico mundo encantado.

 

Aproveite a alegria  de Gramado... 

Snowland 

(foto: Marden Couto/Divulgação)
(foto: Marden Couto/Divulgação)

 

O primeiro parque de neve indoor das Américas reproduz uma vila ao pé da montanha, com temperatura de até cinco graus negativos. No local você pode patinar, esquiar, fazer snowboarding e até um boneco de neve.

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo

(foto: Wikimedia Commons/ Reprodução)
(foto: Wikimedia Commons/ Reprodução)

 

Inaugurada em 1942 e em sua construção foram utilizadas mais de 78 mil pedras basálticas. Em frente à igreja ficam as estátuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real.

Bus Tour 
O double deck panorâmico percorre mais de 35 pontos turísticos de Gramado e Canela e você pode subir e descer onde quiser. Tem também passeios especiais, como o Illumination e o Bus Bier.

Minimundo 
O local foi criado pelo Vovô Hoppner, que, em 1981, começou a construir brinquedos para seus netos. São mais de 200 obras em miniatura, que reproduzem atrativos de oito países. De Minas Gerais tem a Igreja São Francisco de Assis, que fica em Ouro Preto, e a Estação Ferroviária de São João del-Rei.

O Reino do Chocolate 
Nesse espaço temático, você conhece a história do cacau desde a época dos maias até os dias atuais. Pode ver o processo de fabricação e, ainda, fazer seu próprio chocolate.

Rua Coberta 
Liga a Avenida Bordes de Medeiros à Rua Garibaldi e concentra várias lojas e restaurantes, além de ser ponto de encontro de turistas. Em frente à rua fica o Palácio dos Festivais, onde ocorrem eventos, como o Festival de Cinema.

Hollywood Dream Cars 
O museu tem veículos clássicos da década de 1920 até a década de 1960. Você pode se caracterizar, tirar fotos nos carros e se sentir uma estrela dos anos dourados.

SuperCarros 
Reúne 16 marcas de automóveis esportivos, como Ferrari, Lamborghini, Porsche e Rolls Royce. Além de apreciar, você pode alugar um deles para dar uma voltinha.

Harley Motor Show 
O museu/bar, no estilo dos cassinos de Las Vegas, reúne mais de 30 modelos das lendárias motocicletas Harley Davidson. Você ainda pode garantir uma foto em uma delas.

Casa do Colono 
No lugar são vendidos produtos típicos da região, como queijos, embutidos e suco de uva. Pães e cucas são assados na hora pelos colonos, em fornos que perfumam a Praça das Etnias.

Dreamland Museu de Cera

(foto: Marden Couto/Divulgação)
(foto: Marden Couto/Divulgação)

 

Tem 84 esculturas de personalidades, divididas em 24 cenários temáticos. Você pode ver a rainha Elizabeth II, os Beatles e Neymar, entre outros.


Lago Negro 

(foto: Wikimedia Commons/Reprodução)
(foto: Wikimedia Commons/Reprodução)


Com 17 mil metros quadrados, é o lugar ideal para você relaxar entre um passeio e outro. Dá para andar de pedalinho, fazer caminhada ou simplesmente curtir a paisagem.

... e Canela

Alpen Park 
São 60 mil metros quadrados com atrações de aventura, como o imperdível trenó de montanha, tirolesa, arvorismo e quadriciclo.

(foto: Marden Couto/Divulgação)
(foto: Marden Couto/Divulgação)

Mundo a Vapor
O parque temático conta a história da Revolução Industrial e abriga diversas réplicas de máquinas que funcionam a vapor. Você pode ver o funcionamento de uma olaria e de uma fábrica de papel, entre outros. No fim ainda tem passeio de trenzinho.

Bondinhos Aéreos 

São três estações interligadas pelos bondinhos aéreos. A Estação Central, onde o passeio começa e termina, tem restaurantes e lojas; a Estação Animal, onde trilhas levam ao Espaço Esculturas que Falam, com 85 peças talhadas em madeira e que emitem sons ao serem manuseadas; e a Estação Cascata, que tem um mirante para a Cascata do Caracol, que despenca de 131 metros.

Terra Mágica Florybal

(foto: Eugenio Hansen OFS/Divulgação)
(foto: Eugenio Hansen OFS/Divulgação)

 
Personagens folclóricos e místicos são descobertos no circuito de trilhas. São mais de 40 atrações e mil esculturas, com destaque para o cinema 7D.

 

Catedral de Pedra

(foto: Wikipedia/Reprodução)
(foto: Wikipedia/Reprodução)


A imponente Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes é em estilo gótico, tem 65 metros de altura e carrilhão com 12 sinos de bronze. À noite, ganha iluminação especial.

Programe-se

Natal Luz
De 25 de outubro a 13 de janeiro
Principais espetáculos: Reencontros de Natal, Grande desfile de Natal e Natal pelo mundo
www.natalluzdegramado.com.br

Sonho de Natal
De 24 de novembro a 6 de janeiro
Principais espetáculos: Auto de Natal, Christmas in concert e Siga a sua estrela
www.canela.com.br


Onde se hospedar

Hotel Alpestre – Eleito pelo TripAdvisor o melhor hotel para família no Brasil

www.hotelalpestre.com.br

Hotel Saint Andrews – Eleito pelo TripAdvisor o melhor hotel de 
luxo do Brasil

www.saintandrews.com.br 


* A jornalista viajou a convite do Festuris Gramado

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade