Turismo

A mala não veio... e agora? O que fazer quando a mala é extraviada?

Para evitar aborrecimentos e prejuízos com perda de bagagem em viagens de avião, adote alguns cuidados. Mas, se apesar disso, ela foR extraviada, não deixe de recorrer aos seus direitos

postado em 22/10/2018 10:00
Para evitar aborrecimentos e prejuízos com perda de bagagem em viagens de avião, adote alguns cuidados. Mas, se apesar disso, ela foR extraviada, não deixe de recorrer aos seus direitos

Problema recorrente nas companhias aéreas, o extravio de bagagens representa uma imensa dor de cabeça para os passageiros, sem contar o prejuízo quando a mala não é recuperada e ao cliente só resta entrar com ação na Justiça. Relatório anual da Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas (Sita) aponta que, somente em 2017, empresas de aviação tiveram prejuízos de cerca de R$ 8 bilhões com indenizações de bagagens aos passageiros.

O problema pode gerar transtornos e, às vezes, a burocracia é tanta que os próprios viajantes não sabem o que fazer nem a quem recorrer nesses momentos. Para entender quais são os direitos dos passageiros, dentro e fora do país, quando o assunto é bagagem extraviada, o ComparaOnline, site de comparação de seguros de viagem, dá algumas dicas para quem vai viajar de avião.


Fica a dica


Evite colocar coisas de valor na mala despachada

Na hora de preparar as malas, é importante que o viajante tenha sempre cautela com o que será despachado. Por isso, é indicado que pertences como equipamentos eletrônicos, documentos e dinheiro sejam levados na bagagem de mão. Também é aconselhável sempre levar alguns objetos pessoais, além de uma roupa extra, caso ocorra algum problema com a mala durante o trecho da viagem.

Primeiras atitudes caso a mala seja extraviada
A primeira ação deve ser comunicar à companhia aérea imediatamente. O passageiro precisa se dirigir ao balcão da companhia aérea na sala de desembarque e preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB), em voos nacionais ou o Property Irregulatiry Receipt (PIR), no caso de internacionais, para registrar o extravio da bagagem. Nesse momento, será necessário apresentar o comprovante de despacho de bagagem. Quando o problema ocorrer em território brasileiro, também é importante registrar ocorrência na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dentro do próprio aeroporto ou em até 15 dias após a data de desembarque. Após avisar à companhia aérea sobre o ocorrido, ela terá até sete dias (em casos de voos nacionais) ou 21 dias (em casos de voos internacionais) para localizar a mala. Somente após esse prazo, a bagagem é considerada extraviada.

Como funciona a indenização-padrão para extravio de bagagem
Se a companhia aérea não entregar a bagagem imediatamente, o passageiro pode exigir uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade. E, segundo informações passadas pela Anac, caso a bagagem não seja encontrada e devolvida em até sete dias (para voos domésticos) e 21 dias (para voos internacionais), o passageiro deverá ser indenizado em até sete dias.

Seguro-viagem: ele pode ajudar no extravio de bagagem
Um dos grandes benefícios da contratação de um seguro-viagem é o auxílio e a cobertura para extravio de bagagem. A maioria das seguradoras tem cobertura para esses casos, o que varia é o valor da indenização, de acordo com o seguro contratado. Além disso, as seguradoras também oferecem outros tipos de cobertura, além do reembolso para extravio de bagagem, como cobertura para danos à mala: oferece indenização ao segurado pelo custo de reposição ou reparo de malas danificadas, desde que comprovado pela cia. aérea; localização da bagagem: disponibiliza assistência na localização, junto à companhia aérea, em caso de extravio; compensação por atraso de bagagem: também oferece indenização de despesas em caso de atraso na entrega da bagagem ; exemplo: se o segurado ficar sem seus pertences e precisar comprar itens de primeira necessidade (higiene pessoal e itens de vestuário).

Como solicitar a indenização do seguro-viagem no caso do extravio de bagagem?
É importante que o viajante entre em contato com a seguradora no momento em que receber a informação sobre o extravio da bagagem. Tenha em mãos os seguintes documentos: registro de irregularidade de bagagem (RIB), comprovante de despacho de bagagem e passagens aéreas (ida/volta), documento de identidade do segurado e notas fiscais dos gastos com vestuário e higiene pessoal. Depois desse primeiro contato, a seguradora informará todo o trâmite para o reembolso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação